TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Economia Estadual Inova: Portal de Autorregularização Desafia Débitos Fiscais!

Contribuintes têm 30 dias para regularizar pendências sem multas, em plataforma virtual. Em um movimento ousado, a Economia Estadual lança o...

Contribuintes têm 30 dias para regularizar pendências sem multas, em plataforma virtual.


Em um movimento ousado, a Economia Estadual lança o Portal de Autorregularização, oferecendo aos contribuintes uma janela de 30 dias para corrigir suas pendências fiscais sem enfrentar multas. Mais de 2,8 mil comunicados foram enviados, abrangendo uma gama diversificada de empresas, desde médias até grandes, em diferentes setores. Essa medida, que visa desafiar a burocracia e incentivar a conformidade tributária, se torna o centro das atenções para empresários e contadores em todo o estado. Acessível pelo site, esse portal é a nova fronteira da regularização fiscal, lançada recentemente pelo governador Ronaldo Caiado e pela secretária da Economia Selene Peres Peres Nunes, prometendo simplificar o processo de correção de débitos e parcelamento.

Portal de Autorregularização facilita correção de débitos e parcelamento
Portal de Autorregularização facilita correção de débitos e parcelamento

Por Kattia Barreto - Agência Cora Coralina

A Secretaria da Economia encaminhou nos últimos dias cerca de 2,8 mil comunicados a contribuintes de ICMS dando prazo de 30 dias para a regularização de pendências fiscais, pela internet, sem o pagamento de multa. Nessa remessa, estão estabelecimentos que possuem inconsistências detectadas entre as notas fiscais e o registro da Escrituração Fiscal Digital (EFD).

A autorregularização, que é feita pelo site da Economia, é uma medida para incentivar os contribuintes a regularizarem os débitos, evitando autuações fiscais e, ainda, com a vantagem de não ter imposição de multa. As inconsistências são detectadas pelas malhas fiscais desenvolvidas pela Gerência de Prospecção de Auditorias da Secretaria da Economia.

Economia


Nesse lote, os comunicados foram enviados a empresas de médio e grande portes, de segmentos variados de todo o estado. A gerente Giovana Amorim Zanato explica que os contribuintes são comunicados por meio de suas caixas postais eletrônicas, ou seja, o Domicílio Tributário Eletrônico (DTE). O canal para tirar dúvidas é: monitoramentocentralizado.economia@goias.gov.br.

“É importante que o contribuinte ou seu contabilista fiquem atentos à data do comunicado para que não percam o prazo de correção das pendências. São 30 dias após a ciência do recebimento. Sem a ciência, ela é considerada tácita após 10 dias do envio”, detalha a gerente de Prospecção de Auditorias da Superintendência de Controle e Auditoria, Giovana Amorim Zanato.

Portal de Autorregularização


Todo o procedimento para que esses contribuintes corrijam e paguem ou parcelem seus débitos é feito pelo Portal de Autorregularização, acessado pelo site, lançado no mês passado pelo governador Ronaldo Caiado e pela secretária da Economia Selene Peres Peres Nunes. A estimativa é encaminhar um total de 22 mil comunicados ao longo do ano.

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil