TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Setor cimenteiro se firma na esperança: expectativas positivas para 2024!

Apesar dos obstáculos, indústria do cimento vislumbra crescimento com retomada de investimentos em infraestrutura. Lead: Enquanto o cenário ...

Apesar dos obstáculos, indústria do cimento vislumbra crescimento com retomada de investimentos em infraestrutura.


Lead: Enquanto o cenário econômico oscila entre desafios e perspectivas, a indústria do cimento mantém-se resiliente, apostando na recuperação gradual do mercado. Apesar das vendas terem sofrido uma retração em janeiro de 2024, a expectativa para o ano é de um crescimento estimado em 2%, impulsionado por iniciativas como o programa Minha Casa, Minha Vida e a retomada de investimentos em infraestrutura. Palavras-chave: .


Concretagem do Pavimento Rígido. Foto: Lúcio Bernardo Jr/ Agência Brasília

Por Brasil 61

O Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC) reveliu que as vendas de cimento somaram 4,8 milhões de toneladas no Brasil em janeiro de 2024, uma retração de 2,4% na comparação com o mesmo mês do último ano e um crescimento de 5,9% quando comparado a dezembro de 2023. Ainda que as vendas de janeiro do ano passado registrassem uma base forte, o resultado de agora sinaliza que o fraco desempenho em 2023 persiste no início de 2024.

O setor continua a sofrer o impacto dos juros e o endividamento elevado, que exercem pressão na situação financeira e no consumo das famílias, contribuindo, inclusive, para a queda na confiança do consumidor em janeiro. Apesar do controle da inflação e da resiliência do mercado de trabalho, houve um aumento da informalidade e o salário dos trabalhadores ainda permanece em uma recuperação lenta, com valores reais estagnados há quatro anos.

O mercado da construção continua em queda, tanto na venda de materiais quanto no número de lançamentos imobiliários. No entanto, o índice de confiança do setor manteve-se relativamente estável. O segmento de infraestrutura ficou menos otimista, enquanto o de edificação residencial mostrou uma maior confiança, impulsionado, principalmente pelas boas perspectivas com o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O Governo tenta acelerar as contratações do MCMV para impulsionar o programa. De qualquer forma, o reflexo dessas mudanças deve ser sentido na demanda de cimento e de materiais de construção apenas no segundo semestre.

Apesar das dificuldades, a indústria do cimento segue otimista com a retomada dos investimentos em infraestrutura e com a possibilidade de elevar a presença do cimento e do pavimento de concreto como opção nas licitações de ruas, estradas e rodovias. Fatores como esses levam a uma projeção de crescimento de consumo do produto estimada em 2% para este ano, um acréscimo aproximado de 1,2 milhão de toneladas. “A expectativa para 2024 é positiva, com crescimento esperado de 2%, longe ainda de recuperarmos as perdas acumuladas de 4,3% em 2022 e 2023. O aumento da massa salarial e do crédito, em razão da continuidade da redução dos juros, o programa “Desenrola”, MCMV e o Marco Legal das Garantias de Empréstimos, deverão impulsionar a atividade da construção e uma melhor performance da indústria do cimento”, diz Paulo Camillo Penna, presidente do SNIC.

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil