Cápsulas do tempo confeccionadas há 15 anos são abertas, e participantes refletem sobre passado, presente e futuro Por Agência Brasília* | E...
Cápsulas do tempo confeccionadas há 15 anos são abertas, e participantes refletem sobre passado, presente e futuro
Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo
O Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Cecon) Gama Sul promoveu, neste sábado (13), o evento Cápsula do Tempo Projovem, quando foram desenterradas e abertas cápsulas contendo cartas e objetos afetivos guardados há 15 anos. O encontro teve como objetivo resgatar a história e a trajetória dos jovens, promovendo reflexões sobre as transformações pessoais e sociais.
Participaram da abertura das cápsulas 23 jovens que integravam o antigo programa Projovem, em 2010, responsáveis por enterrar os materiais, além de 18 adolescentes beneficiários do atual programa Incentiva DF.
“Esse projeto destaca o sucesso das ações da Sedes [Secretaria de Desenvolvimento Social] e o investimento na criação de oportunidades para nossos jovens. É inspirador ver ex-alunos se tornando exemplos para os atuais beneficiários do Incentiva DF”, ressaltou a titular da pasta, Ana Paula Marra.
Durante a celebração, os participantes tiveram acesso aos conteúdos guardados, trocaram experiências e refletiram sobre a caminhada até o momento atual. Dois educadores que estiveram presentes há 15 anos, quando as cápsulas foram lacradas, também participaram do reencontro, mediando a dinâmica.
Rayssa Pereira, de 31 anos, participou da criação da cápsula e se sentiu nostálgica ao reler a carta escrita há 15 anos. “Foi muito especial rever todos. Sou grata por ter participado deste projeto lindo, que foi de extrema importância para meu crescimento pessoal e profissional. Nossos educadores eram maravilhosos e sempre estimulavam nosso crescimento, e isso fez total diferença na nossa formação, para que tivéssemos vontade de estudar e crescer, para ter um futuro diferente”, afirmou.
Na ocasião, uma nova cápsula do tempo foi criada com cartas dos adolescentes que participam do Incentiva DF e que será desenterrada daqui a dez anos.
“O testemunho desse grupo, que iniciou sua jornada coletiva no Cecon Gama Sul, é uma fonte de inspiração. O reencontro projeta uma mensagem clara à comunidade e aos jovens atuais: o investimento em programas sociais gera frutos de longo prazo”, explicou a chefe do Cecon Gama Sul, Flávia Mendes.
Incentiva DF
Por meio do Plano DF Social, executado pelos Cecons e por organizações da sociedade civil (OSCs), o projeto Incentiva DF visa a desenvolver a autonomia social de jovens entre 15 e 18 anos incompletos, inscritos no Cadastro Único e que atendam aos critérios de permanência, como frequência e participação nas atividades. O programa oferta uma bolsa social mensal de R$ 200, pelo período de 12 meses.
*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF)
.gif)
.jpg)

%20JCL%202.png)


.png)



Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!