TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

CAESB é selecionada para capacitar técnicos internacionais sobre saneamento

Cooperação capacita técnicos da Venezuela sobre saneamento no DF Caesb foi selecionada para participar desse programa devido a fatores como ...

Cooperação capacita técnicos da Venezuela sobre saneamento no DF

Caesb foi selecionada para participar desse programa devido a fatores como elevados índices de atendimento e experiência em cooperações desse tipo

Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) recebeu, entre os dias 5 e 30 de junho, a visita de quatro técnicos venezuelanos responsáveis pela reestruturação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na Venezuela. A iniciativa faz parte de um acordo estabelecido entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Instituto de Estudios Superiores de Administración (Iesa) e a Caesb, visando contribuir para a capacitação da delegação venezuelana.

Técnicos da Venezuela discutiram, com a equipe da Caesb, temas como planejamento, regulação, práticas comerciais e esgotamento condominial | Foto: Divulgação/Caesb

A Caesb foi selecionada para participar desse programa devido aos seus elevados índices de atendimento, infraestrutura diversificada em tecnologias de operação e manutenção de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, além de sua vasta experiência em cooperações desse tipo, tanto em âmbito nacional quanto internacional.

Durante a primeira semana, entre os dias 5 e 9 de junho, os técnicos tiveram a oportunidade de discutir questões relacionadas a planejamento, regulação, meio ambiente, práticas comerciais, esgotamento condominial e comunicação na sede da Caesb.

Para o engenheiro industrial Ysaac Pérez, um dos integrantes da missão, o elemento mais importante da visita foi o capital humano encontrado. “A Caesb é uma grande família formada por homens e mulheres que sentem paixão pelo que fazem e que sem dúvida agregam valor a cada um dos processos. Uma das experiências da Caesb que posso levar para a Venezuela é com o sistema comercial, toda estrutura automatizada, big data e inteligência artificial usada numa empresa pública, mas com visão empresarial”, relata.

“A despoluição do Lago Paranoá e o cenário de reúso indireto é um estudo de caso surpreendente que vamos levar para a Venezuela. Há um equilíbrio ambiental, social e econômico que traz um futuro bastante sustentável para a Companhia” John Naizir, engenheiro mecânico venezuelano

“Há uma preocupação em formar os profissionais, dar uma educação que alcance um nível alto. Além disso, se permite que cada área inove, não se coíbe os trabalhadores a pensar, criar, inovar individualmente. Os talentos são apoiados dentro da empresa”, relata a engenheira geóloga com especialização em águas subterrâneas Laura Torres, que também participou da visita.

Após 9 de junho, os técnicos seguiram uma rotina focada no acompanhamento de atividades de campo e visitas técnicas relacionadas à operação e manutenção da infraestrutura dos Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, com especial atenção para redes, adutoras, interceptores, elevatórias e estações de tratamento de água e esgoto.

O engenheiro mecânico John Naizir cita o profissionalismo dos empregados da Caesb e a capacidade que a companhia teve de superar a crise hídrica de 2017. “A despoluição do Lago Paranoá e o cenário de reúso indireto é um estudo de caso surpreendente que vamos levar para a Venezuela. Há um equilíbrio ambiental, social e econômico que traz um futuro bastante sustentável para a Companhia”, opina.

A venezuelana Carla Valera, engenheira química especializada em tratamento de água, diz que a Caesb ensinou que é possível fazer muito com os recursos que se tem. “A Caesb não se acomoda, esperando um cenário ideal para praticar suas intervenções, e isso levarei para a Venezuela como grande aprendizado, uma vez nosso país atualmente não conta com todos os recursos. Mas vimos que isso não é limitante. A companhia está em constante melhora, prevendo, inclusive, qualquer crescimento populacional”, elogia.

Histórico de acordos e cooperações

“Essas ações trazem uma série de benefícios para a companhia e seus parceiros, incluindo compartilhamento de conhecimento e recursos financeiros, com foco na melhoria de processos, da capacidade técnica e da qualidade dos serviços, gerando benefícios sociais, econômicos e tecnológicos”, defende o assessor de Projetos Especiais e Novos Negócios da Caesb, Fuad Moura Guimarães Braga. Ele explica que essas ações também contribuem para que a Caesb se consolide como uma empresa de referência no setor de saneamento, fortalecendo sua imagem e posição no mercado.

Ao longo dos anos, a Caesb já firmou cooperações técnicas e acordos, convênios e consultorias nacionais, com Amapá, Amazonas e Pernambuco, e internacionais, com Nicarágua, Uruguai, Haiti e Sudão. Na cooperação feita com o Uruguai, por exemplo, a Caesb foi convidada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores a participar com a transferência da tecnologia condominial de esgotamento sanitário.

O modelo condominial de esgotos é mais barato que o tradicional e apresenta uma solução de curto prazo na universalização dos serviços. Nicarágua e Bolívia são outros exemplos de países que realizaram acordos com a Caesb para a transferência do modelo de esgoto condominial.

*Com informações da Caesb


Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil