TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Governo Federal visita a reforma do Teatro Nacional em Brasília

Técnicos de órgão federal visitam obras do Teatro Nacional Inspeção realizada nesta segunda-feira (19) contou com gestores do Iphan, da Sece...

Técnicos de órgão federal visitam obras do Teatro Nacional

Inspeção realizada nesta segunda-feira (19) contou com gestores do Iphan, da Secec e da Novacap

Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

O secretário de Cultura e Economia Criativa (Secec), Bartolomeu Rodrigues, visitou, na manhã desta segunda-feira (19), as obras da Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro. O encontro contou com a presença do presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Fernando Leite, e da equipe técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), liderada pelo presidente da autarquia federal, Leandro Grass.

Equipes da Secec, da Novacap e do Iphan visitam as obras da Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro | Fotos: Caio Marins/ Ascom Secec

Durante a inspeção, o grupo acompanhou de perto o andamento dos trabalhos em alguns ambientes do espaço. Cerca de 80 operários trabalham direta e indiretamente no local. Os serviços acontecem intensamente tanto na parte interna quanto do lado de fora do teatro. “Foi uma visita importante. O presidente nacional do Iphan conferiu in loco que as obras estão a pleno vapor, dentro do cronograma”, destaca o secretário de Cultura. “O Iphan vem acompanhando todas as etapas da obra, desde a época em que estávamos discutindo as plantas da reforma”, conta Rodrigues.

O secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues (E) e o presidente do Iphan Nacional, Leandro Grass, observam os trabalhos de reforma do teatro

O presidente do Iphan Nacional, Leandro Grass, destacou a relevância da parceria com a Secec no processo de resgate desse patrimônio cultural brasileiro. “Sendo um bem cultural tombado, o Iphan tem o papel de analisar, fiscalizar e apoiar todas as intervenções realizadas no espaço. Estamos em diálogo para auxiliar que o Teatro Nacional seja plenamente devolvido ao povo brasileiro”, afirma.

Entre os serviços que estão sendo realizados na parte interna da Sala Martins Pena estão o tratamento das armações expostas, remoção do forro da área da plateia, montagem dos dutos de ar-condicionado e montagem da estrutura metálica para construção de banheiros no Foyer. Na área externa do Teatro Nacional, são executados a concretagem das paredes do reservatório de incêndio – uma estrutura de 202 metros quadrados que servirá de imensa caixa d’água – para receber água e o início da fundação da sala do gerador.

Iniciadas em dezembro de 2022, as obras na Sala Martins Pena receberam investimento, nesta primeira etapa, de cerca de R$ 49 milhões, e são executadas por empresa contratada pela Novacap por meio de licitação. “Essa visita técnica que contou com a presença da Novacap, Secretaria de Cultura e Iphan mostra o comprometimento com o Teatro Nacional, um patrimônio muito importante para os brasilienses. A união de esforços só traz benefícios para essa grandiosa obra”, resume o presidente da Novacap, Fernando Leite.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Técnicos de órgão federal visitam obras do Teatro Nacional


Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil