TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Siga algumas dicas para plantar e podar árvores no DF

  Quer plantar ou podar árvore no DF? Siga as dicas Há espécies que não são adequadas para áreas urbanas, pois podem resultar na quebra de c...

 

Quer plantar ou podar árvore no DF? Siga as dicas

Há espécies que não são adequadas para áreas urbanas, pois podem resultar na quebra de calçadas e pavimentações; Novacap é o órgão responsável pelo plantio correto e pela manutenção

Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Brasília é uma das cidades mais arborizadas do país. São mais de 5,5 milhões de árvores em todo o Distrito Federal, sendo que 1,5 milhão estão no Plano Piloto. Gosta de árvores e tem vontade de plantar mais? Fique atento: tanto o plantio quanto a poda de árvores devem ser realizados por quem conhece o assunto.

Em Brasília, o órgão responsável pelo manuseio correto – o que inclui plantio, manutenção e avaliação de solicitações para que sejam plantadas mais árvores – é a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Já a Administração do Plano Piloto cuida do recolhimento de lixo verde.

Cuidado com o plantio de novas árvores: elas podem não ser indicadas a áreas urbanas ou danificar calçadas e pavimentações | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Podas inadequadas podem criar danos ou até mesmo reduzir o tempo de vida da árvore. Além disso, o plantio de espécies que não são indicadas para a localização escolhida pode acarretar diversos problemas. Exemplo disso são as árvores plantadas em áreas urbanas, que podem quebrar calçadas, pavimentações, cair em cima de carros ou atingir pessoas.

“A Novacap, por meio do Departamento de Parques e Jardins, é responsável por cuidar da área verde do Plano Piloto, que contém cerca de 1,5 milhão de árvores, além do paisagismo de todo o Distrito Federal. Pedimos que a população evite plantar sem a autorização da Novacap, para que espécies inadequadas não prejudiquem a urbanização das cidades, como calçadas e estacionamentos. Podas de árvores podem ser solicitadas pela Ouvidoria 162, onde um técnico do DPJ faz a análise e demanda a equipe de podas para ir até o local”, explica o presidente da Novacap, Fernando Leite.

Podas inadequadas podem criar danos ou até mesmo reduzir o tempo de vida da árvore | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Em caso de supressão de árvores, devido a obras, é necessária a apresentação de alvará de construção junto à Administração Regional do Plano Piloto. Para a realização de podas de árvores próximas à rede elétrica, a solicitação deve ser feita diretamente à Neoenergia, pela Central 116.

Quando a árvore estiver em área pública residencial, o solicitante deverá ser o próprio morador, que pode encaminhar o pedido à Ouvidoria, pela Central 162 ou presencialmente, na Administração Regional do Plano Piloto (Setor Bancário Norte, Quadra 2 Bloco K, 2° subsolo). Caso a pessoa queira plantar uma árvore próxima à residência, deverá solicitar a visita técnica da Novacap, para indicar a espécie adequada ao plantio.

Em caso de solicitação de poda, é necessário anexar, se possível, a fotografia da árvore. O solicitante deverá ser identificado, com nome e telefone, para acompanhamento da vistoria ou para dirimir eventuais dúvidas durante o processo.

A Novacap não vende nem doa mudas de árvores, pois elas são de uso exclusivo do plano de arborização do Distrito Federal. Já as mudas excedentes de flores e arbustos podem ser doadas, desde que cumpridos os requisitos da companhia.

Para isso, o cidadão deve apresentar ofício ou carta do órgão ou entidade, solicitando a quantidade para doação e a finalidade. Em seguida, ele tem que registrar a solicitação do serviço na Ouvidoria, pelo site, pela central 162 ou presencialmente em qualquer ouvidoria do GDF. Se o pedido for aprovado, o prazo para recebimento é de até até 60 dias.

Anualmente, o Distrito Federal desenvolve mais de 80 espécies de flores, mais de 300 espécies de arbustos, de plantas de sombra e palmeiras, além de mais de 200 tipos de árvores – em que 60% são provenientes do cerrado. Toda a produção é coordenada pela Novacap, por meio do Departamento de Parques e Jardins (DPJ).

Para o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, as áreas verdes urbanas são de grande importância para aumento da qualidade de vida da população. “A gente vem fazendo um trabalho de zelar pela cidade, ofertando o apoio necessário à Novacap para deixar a cidade mais florida e limpa, além de proporcionar bem-estar às pessoas, por meio do correto recolhimento de lixo verde”, frisa Valdemar.

*Com informações da Administração do Plano Piloto

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil