Page Nav

Grid

GRID_STYLE

Classic Header

{fbt_classic_header}


 

Destaques:

latest

Classic Header

BRASIL | COVID-19 - Bolsonaro anuncia ida a Israel atrás de remédio 'milagroso'

Em conversa com apoiadores na porta do Palácio da Alvorada, fez o anúncio da ida de diplomatas a Israel para tratar da importação de um spra...

Em conversa com apoiadores na porta do Palácio da Alvorada, fez o anúncio da ida de diplomatas a Israel para tratar da importação de um spray nasal.

O presidente Jair Bolsonaro investe em mais uma polêmica em se tratando da COVID-19. Dessa vez, um spray nasal sem comprovação científica para combate o coronavírus(foto: Sérgio Lima/AFP)

O presidente Jair Bolsonaro ( sem partido) arrumou mais uma polêmica para divergir da ciência. Depois da cloroquina e seus derivados,  que nunca tiveram até aqui eficácia comprovada para combater o novo coronavírus, o presidente investe agora no spray nasal em estudo em Israel.

Uma delegação de diplomatas, capitaneados pelo chanceler Ernesto Araújo, responsável pelo Ministério das relações exteriores, estão com viagem marcada para este sábado (06/03) para conhecer o medicamento que ainda não tem eficácia  comprovada para combater o coronavírus.

Spray nasal

Bolsonaro começou com essa conversa sobre o spray nasal de Israel  em fevereiro passado, quando, também pelo Twitter, anunciou que conversaria com o primeiro primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para tratar da importação do medicamento.

O remédio citado por Bolsonaro está sendo desenvolvido no Centro Médico Ichilov, em Tel Aviv. De acordo com o The Times of Israel, o hospital disse que a substância EXO-CD24, que se trata de um spray, recuperou 30 pacientes em casos graves ou moderados de coronavírus.

O teste foi feito justamente com os 30. Os estudos, no entanto, ainda estão na primeira fase.

Apesar disso, Bolsonaro já declarou que pedirá a Anvisa

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia
  • Em casos graves, as vítimas apresentam:
  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

FONTE: EM.COM.BR

EDIÇÃO:

REDAÇÃO DO GRUPO

 

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!