TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Desafio Liga Jovem: Competição Nacional de Empreendedorismo Tecnológico Está de Volta

Inscrições gratuitas abertas até 7 de junho para estudantes de diferentes níveis de ensino O Desafio Liga Jovem retorna em sua segunda ediçã...

Inscrições gratuitas abertas até 7 de junho para estudantes de diferentes níveis de ensino


O Desafio Liga Jovem retorna em sua segunda edição, promovendo o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e tecnológicas entre estudantes do ensino fundamental, médio, superior e profissionalizante. Inscrições estão disponíveis até 7 de junho no site do concurso.



A estudante Aline Soares (D) está animada para participar pela primeira vez do Desafio Liga Jovem: “Quero aprimorar ainda mais o que já aprendi para crescer profissionalmente” | Fotos: Jotta Casttro/SEEDF

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

Vai começar a segunda edição de uma das maiores competições educacionais de empreendedorismo tecnológico do Brasil: o Desafio Liga Jovem. A iniciativa é voltada para jovens do ensino fundamental, médio, superior e profissionalizante interessados em desenvolver competências em criatividade, inovação, planejamento, liderança, entre outras habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 23h59 do dia 7 de junho no site do concurso.

O evento de ativação estadual do campeonato ocorreu nesta segunda-feira (8), com a presença da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, e da superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha, além de gestores e coordenadores regionais de ensino e alunos de escolas públicas.

“O Sebrae tem sido o nosso principal parceiro na área da inovação e tecnologia. Na última semana, estive na Escola Técnica de Santa Maria com o presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, onde foi inspirador ver aqueles jovens empenhados nos projetos tecnológicos”, celebrou Hélvia Paranaguá.

A estudante do Colégio Cívico-Militar Centro Educacional (CCM/CED) 308 do Recanto das Emas, Aline Soares Santana, de 17 anos, já está familiarizada quando o assunto é empreendedorismo. “Conheci o Sebrae na escola através do projeto Jovens Empreendedores, onde abrimos uma empresa e vendemos saladas de frutas e sanduíches naturais na hora do intervalo. Aprendemos na prática sobre controle de estoque, caixa e atendimento ao cliente, tudo com a mentoria do Sebrae-DF. Foi muito legal”, relembrou.

A aluna diz que está ansiosa em participar pela primeira vez do Desafio Liga Jovem. “O projeto na escola me deu bastante conhecimento sobre o empreendedorismo, e quero aprimorar ainda mais o que já aprendi para crescer profissionalmente”, completou.


As inscrições no Desafio Ligas Jovem são gratuitas e podem ser feitas até as 23h59 do dia 7 de junho; competição desenvolve habilidades em criatividade, inovação, planejamento e liderança

Sobre o projeto


Em sua primeira edição, o Desafio Liga Jovem contou com a participação de 1.239 equipes e mais de 5 mil estudantes, representando todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Este ano, o escopo foi ampliado, incorporando alunos do nível superior e dos cursos profissionalizantes, para engajar um número ainda maior de jovens na iniciativa.

“O Sebrae-DF acredita muito que é dessa forma que nós vamos ter um empreendedorismo melhor e um desenvolvimento econômico maior do Distrito Federal. Estamos focados nessa juventude e transmitindo para eles os princípios básicos do empreendedorismo e da educação empreendedora. É uma alegria estar aqui neste momento e temos a certeza de que vamos levar este prêmio de campeão do Brasil”, declarou a superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha.

Ao longo do ano, serão realizadas atividades presenciais e online, incluindo palestras, oficinas e sessões de mentoria, todas focadas em temas ligados à inovação e ao empreendedorismo com tecnologia. O objetivo é capacitar os participantes para a criação de soluções para desafios enfrentados pelas escolas e comunidades, utilizando ferramentas tecnológicas como aplicativos, sites, jogos eletrônicos, redes sociais e outras plataformas.

Ao final do programa, os participantes receberão um certificado de conclusão, enquanto os grupos vencedores serão premiados com smartphones, notebooks e vouchers de compra. Além disso, os primeiros colocados terão a oportunidade de participar de missões técnicas nacionais e internacionais, com a etapa final prevista para o final deste ano e a missão internacional programada para o primeiro semestre de 2025.

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil