TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - 1200x250 - Colégio Objetivo

DISTRITO FEDERAL | POLÍTICA - DELMASSO e equipe fazem plantio de 500 mudas no parque Ezequias Heringuer

Delmasso adiantou que até março, mais três parques ecológicos do DF receberão ações semelhantes de plantio de mudas O Comitê de Voluntariado...



Delmasso adiantou que até março, mais três parques ecológicos do DF receberão ações semelhantes de plantio de mudas


O Comitê de Voluntariado Ambiental do Programa de Voluntariado da Vice-presidência da Câmara Legislativa iniciou nesta segunda-feira (14) o plantio de 500 mudas de espécies nativas do cerrado no Parque Ezequias Heringuer, no Guará. A iniciativa é fruto de parcerias com a Novacap, que doou as mudas já preparadas para o plantio, com o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), que disponibilizou o espaço, e com a Administração Regional do Guará.

Para o vice-presidente da Casa, deputado Delmasso (Republicanos) a escolha do Parque Ecológico Ezequias Heringuer para a primeira iniciativa do Comitê de Voluntariado Ambiental deve-se a uma conexão histórica dos moradores do Guará com o local. "Havia essa demanda da comunidade muito grande para a remoção dos invasores que estavam dentro do parque, o que conseguimos no governo passado. Agora trabalhamos com o IBRAM e a Novacap para a implantação definitiva do Parque. Delmasso adiantou que mais três parques ecológicos do DF receberão ações semelhantes de plantio de mudas: o da Península do Lago Norte, no final de janeiro; o Bernardo Sayão no Lago Sul, em fevereiro; e o Parque Três Meninas, em Samambaia, no mês de março.

Entre as espécies a serem plantadas estão: araçá do campo, angico, jenipapo, aroeira, urucum, ipê amarelo, ipê rosa, ipê branco, jacarandá, xixa, buriti, pitomba, mirindiba, fedegoso, sangra d'água, cajuzinho do cerrado, uvaia e cagaita.

A superintendente do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), Rejane Pieratti, destacou em seu pronunciamento que a época das chuvas no DF faz com que a "sociedade civil fique ávida por plantar" e que as unidades de conservação são um espaço mais que propício. "O Comitê é super bem-vindo! O parque é da comunidade e esse controle social é super importante, a sociedade civil é quem vai cuidar da implementação", observou Rejane.

Reserva Biológica

O Parque Ecológico Ezechias Heringer, também conhecido como Parque do Guará, protege nascentes e o Córrego Guará, que nasce na Reserva Biológica do Guará e deságua no Riacho Fundo, formando um importante Corredor Ecológico da região. Entre seus atrativos estão os equipamentos de lazer e esporte, como parquinhos, quadras poliesportivas e de areia, coopervia, ciclovia, além de um pequeno e bem cuidado orquidário com espécies nativas.



Fotos: Rogério Lopes.


REDAÇÃO TRIBUNA DO BRASIL


Uma marca do Grupo

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil