Coleta será das 9h às 16h; voluntários podem agendar pela internet ou doar por ordem de chegada, dentro da capacidade de atendimento Por Ma...
Coleta será das 9h às 16h; voluntários podem agendar pela internet ou doar por ordem de chegada, dentro da capacidade de atendimento
Por Matheus Salomão - Redação Tribuna do Brasil
A Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe nesta quinta-feira (6) uma unidade móvel de doação de sangue, em ação coordenada pelo Hemocentro de Brasília para ampliar os estoques e facilitar o acesso de voluntários à coleta. O atendimento será realizado das 9h às 16h, com opção de agendamento online e acolhimento de doadores sem marcação prévia, conforme a capacidade máxima do serviço.
Como agendar a doação
Os interessados podem fazer o cadastro pela internet, no endereço:
- agenda.df.gov.br, plataforma oficial de agendamentos do Governo do Distrito Federal, que reúne serviços de órgãos como o Hemocentro, Secretaria de Saúde e outros parceiros. Agenda DF - Serviço de Agendamentos do Distrito Federal
Além dos agendados, a equipe da unidade móvel também receberá doadores por ordem de chegada, desde que haja disponibilidade dentro do limite de atendimento seguro no local.
Quem pode doar sangue
Para participar da ação na Praça do Relógio, é preciso atender aos critérios básicos de doação:
- ter entre 16 e 69 anos
- menores de 18 anos devem apresentar autorização dos responsáveis;
- pesar acima de 51 kg;
- estar alimentado, evitando jejum prolongado;
- apresentar documento oficial com foto (RG, CNH ou documento equivalente). Agenda DF - Serviço de Agendamentos do Distrito Federal
A recomendação é evitar alimentos muito gordurosos antes da doação e não consumir bebidas alcoólicas nas horas que antecedem o procedimento, para garantir maior segurança na coleta.
Dúvidas e critérios de doação
Em caso de dúvidas sobre:
- critérios específicos de saúde;
- uso de medicamentos;
- intervalo entre doações;
- impedimentos temporários ou definitivos;
a população pode enviar mensagem para o WhatsApp (61) 99136-2495, canal oficial do Hemocentro para esclarecimentos.
A presença da unidade móvel em pontos estratégicos como a Praça do Relógio ajuda a aproximar o serviço da rotina da população, estimulando a cultura da doação regular de sangue e fortalecendo o atendimento a pacientes em toda a rede pública de saúde.
TAGS: DOAÇÃO DE SANGUE, HEMOCENTRO DE BRASÍLIA, PRAÇA DO RELÓGIO, TAGUATINGA, UNIDADE MÓVEL, AGENDA DF, SAÚDE PÚBLICA, DISTRITO FEDERAL
%20JCL%202.png)
.jpg)

%20JCL%202.png)

.png)



Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!