Campanha destaca importância da rede de apoio para garantir o direito de mães e bebês à amamentação e ampliar o acesso ao leite humano no DF...
Campanha destaca importância da rede de apoio para garantir o direito de mães e bebês à amamentação e ampliar o acesso ao leite humano no DF
Por Matheus Salomão - Redação Tribuna do Brasil
Agosto é dedicado à conscientização e ao incentivo ao aleitamento materno em todo o país. No Distrito Federal, a campanha Agosto Dourado intensifica ações de promoção, proteção e apoio à amamentação na rede pública de saúde, com foco em sensibilizar a sociedade sobre os benefícios do leite humano, que se estendem dos primeiros dias de vida do recém-nascido até a idade adulta.
Aleitamento materno como política de saúde pública
Coordenadora de Políticas de Aleitamento Materno do DF, Graça Cruz destaca que o Agosto Dourado busca disseminar informações essenciais para a saúde pública, reforçando que o leite materno é um dos pilares da prevenção de doenças na infância.
“No mundo inteiro, realizamos ações de promoção do aleitamento materno para ensinar e reforçar os múltiplos benefícios do leite humano. Os nutrientes e fatores de proteção presentes no leite materno garantem uma base de saúde duradoura”, afirma.
O leite humano é considerado alimento de referência para o bebê, por reunir:
- nutrientes em composição ideal;
- fatores de proteção imunológica;
- elementos que contribuem para o desenvolvimento físico e cognitivo.
Amamentar não é responsabilidade só da mãe
Um dos pontos centrais da campanha é romper a ideia de que amamentar é uma responsabilidade exclusiva da mulher. Para Graça Cruz, o compromisso é coletivo:
“A amamentação é um direito que precisa ser assegurado por toda a sociedade. Isso envolve os serviços de saúde, a família e também os empregadores, que desempenham um papel fundamental ao apoiarem essa mulher no retorno ao trabalho para que ela continue amamentando”, pontua.
A rede de apoio inclui:
- gestantes e lactantes, que precisam de informação e acolhimento;
- familiares, que podem ajudar na rotina e reduzir sobrecarga;
- serviços de saúde, oferecendo orientação técnica;
- empregadores, garantindo condições para conciliar trabalho e amamentação (salas de apoio, pausas, respeito às legislações).
Recomendações da OMS e do Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam:
- aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, sem oferta de água, chás ou outros alimentos;
- manutenção do aleitamento de forma complementar, junto com alimentos saudáveis, até dois anos de idade ou mais.
Para que essas metas sejam alcançadas, a coordenadora reforça:
“Para que a mulher consiga atingir essas metas, ela necessita de uma rede de apoio sólida e atuante.”
Essa estrutura é ainda mais importante em situações de:
- retorno ao trabalho;
- dificuldades de pega e dor;
- insegurança sobre produção de leite;
- bebês internados ou com condições especiais de saúde.
Onde buscar apoio e como doar leite humano
Mães que enfrentam desafios na amamentação ou que desejam se tornar doadoras de leite humano podem procurar:
- a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima;
- um dos bancos de leite humano (BLH) do Distrito Federal.
Para suporte mais direto, dúvidas ou agendamento de doação de leite, as famílias contam com:
- Portal Amamenta Brasília, com informações e serviços específicos;
- Disque Saúde 160 (Opção 4), para orientação telefônica;
- Portal do Cidadão, que permite agendar a doação de leite humano.
A doação é essencial para abastecer estoques que atendem bebês prematuros e recém-nascidos internados, especialmente em unidades neonatais.
O significado do Agosto Dourado
A expressão “Agosto Dourado” foi definida pela OMS e pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA) para simbolizar o “padrão ouro” de qualidade do leite materno, considerado:
- o alimento mais completo e perfeito nos primeiros meses de vida;
- fundamental para nutrição e imunidade do bebê.
No Brasil, o mês de conscientização foi oficializado pela Lei Federal nº 13.435/2017, que consolida o aleitamento materno como:
- investimento em saúde pública;
- estratégia de proteção integral à infância;
- ação com impactos para toda a vida, ao reduzir riscos de doenças, internações e mortes evitáveis.
Ao reforçar que amamentar é um direito e um compromisso coletivo, o Agosto Dourado busca fortalecer políticas de apoio às mães, ampliar a cultura da doação de leite humano e consolidar o leite materno como eixo central da proteção à saúde das crianças no DF e em todo o país.
TAGS: AGOSTO DOURADO, ALEITAMENTO MATERNO, LEITE HUMANO, AMAMENTAÇÃO, REDE DE APOIO, BANCOS DE LEITE, AMAMENTA BRASÍLIA, DISQUE SAÚDE 160, SAÚDE PÚBLICA, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, MINISTÉRIO DA SAÚDE, DISTRITO FEDERAL
%20JCL%202.png)
.jpg)

%20JCL%202.png)

.png)



Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!