TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Celina Leão recebe alta após tratamento de pneumotórax e retoma agenda pública no Distrito Federal

Governadora deixa hospital após evolução positiva do quadro clínico e confirma participação em ações do GDF na Sua Porta, em Ceilândia Por A...

Governadora deixa hospital após evolução positiva do quadro clínico e confirma participação em ações do GDF na Sua Porta, em Ceilândia

Por Anderson Miranda - Redação Tribuna do Brasil

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão, recebeu alta hospitalar na manhã desta segunda-feira (1º) após permanecer internada no Hospital Santa Lúcia, na Asa Sul, para tratamento de um pneumotórax. A chefe do Executivo distrital passou por um procedimento de drenagem pulmonar no último sábado (30) e apresentou recuperação satisfatória, permitindo o retorno gradual às atividades institucionais.

Já recuperada e bem-disposta, governadora retoma a rotina: “Só tenho a agradecer às orações de todas as pessoas e a toda a equipe do hospital, que me acolheu muito bem” | Foto: Matheus Borges/Agência Brasília

Mesmo seguindo orientação médica para reduzir o ritmo da agenda oficial nos próximos dias, Celina informou que pretende participar da abertura de mais uma edição do programa GDF na Sua Porta, iniciativa que leva diversos serviços públicos diretamente às comunidades do Distrito Federal.

Diagnóstico ocorreu após sintomas respiratórios

De acordo com a governadora, os primeiros sinais do problema surgiram ainda na quinta-feira (28), quando começou a apresentar febre, dores no corpo e dificuldade para respirar.

Por manter uma rotina intensa de compromissos e contato constante com a população, Celina procurou atendimento médico acreditando inicialmente que poderia estar diante de um quadro viral.

Após exames clínicos e de imagem, os médicos identificaram um pneumotórax, condição que exige intervenção imediata para evitar o agravamento da capacidade respiratória.

“Eu estava sentindo febre, dor no corpo e falta de ar. Pensei inicialmente que pudesse ser covid, mas os exames apontaram um pneumotórax. Fizemos a drenagem no sábado à noite e a recuperação foi muito positiva”, relatou.

O que é pneumotórax?

O pneumotórax ocorre quando há acúmulo de ar entre o pulmão e a parede torácica, região conhecida como cavidade pleural. Essa situação pode provocar o colapso parcial ou total do pulmão, comprometendo a respiração e causando sintomas como dor torácica repentina, sensação de aperto no peito e falta de ar.

Especialistas explicam que o tratamento varia de acordo com a gravidade do quadro, podendo incluir apenas observação clínica ou procedimentos de drenagem para retirada do ar acumulado, como ocorreu no caso da governadora.

Quando diagnosticado precocemente, o prognóstico costuma ser favorável e a recuperação ocorre de forma rápida e segura.

Mensagem de agradecimento

Após receber alta, Celina Leão utilizou as primeiras declarações públicas para agradecer as manifestações de apoio recebidas durante o período de internação.

“Só tenho a agradecer às orações de todas as pessoas e também a toda a equipe do hospital, que me acolheu muito bem durante esses dias”, afirmou.

A governadora também destacou a dedicação dos profissionais de saúde responsáveis pelo acompanhamento médico e pelo procedimento realizado.

Compromisso com a população permanece

Mesmo em recuperação, Celina confirmou que fará questão de participar da abertura do programa GDF na Sua Porta, que nesta semana atende a população de Ceilândia, maior região administrativa do Distrito Federal.

Segundo ela, a iniciativa representa uma das principais estratégias do governo para aproximar os serviços públicos da população.

“Faço questão de participar da abertura porque é um programa que foi planejado durante meses e que leva cidadania diretamente para as pessoas. Vou trabalhar em um ritmo mais tranquilo, mas estou muito bem, graças a Deus”, declarou.

GDF na Sua Porta amplia acesso a serviços essenciais

A nova edição do programa será realizada na área central de Ceilândia e seguirá até quarta-feira (3), retornando posteriormente entre os dias 8 e 12 de junho.

A população terá acesso gratuito a diversos serviços oferecidos por diferentes órgãos do Governo do Distrito Federal.

Entre os atendimentos previstos estão:

Saúde

  • Vacinação;

  • Atendimento odontológico;

  • Orientações preventivas;

  • Encaminhamentos especializados.

Cidadania

  • Emissão da Carteira de Identidade;

  • Serviços do Na Hora;

  • Regularização documental.

Trabalho e Emprego

  • Consultas à Agência do Trabalhador;

  • Encaminhamento para vagas de emprego;

  • Orientação profissional.

Assistência Social

  • Atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade;

  • Atualização cadastral de programas sociais;

  • Orientações sobre benefícios governamentais.

Mobilidade e Bem-Estar Animal

  • Serviços do Detran;

  • Agendamento para castração de cães e gatos.

Agenda será retomada gradualmente

A governadora informou que os compromissos institucionais previstos para os próximos dias serão avaliados individualmente conforme a evolução da recuperação e a liberação da equipe médica.

A expectativa é de que as atividades sejam retomadas de forma progressiva, sem comprometer o tratamento e o período de recuperação necessário.

“Vamos adaptar a agenda à minha condição física e às orientações médicas. Pretendo cumprir todos os compromissos que forem possíveis dentro dessa recuperação”, afirmou.

Recuperação reforça importância dos cuidados com a saúde

O episódio também serve de alerta para a população sobre a importância de procurar atendimento médico diante de sintomas respiratórios persistentes.

Especialistas lembram que quadros de falta de ar, dores torácicas e desconfortos respiratórios devem ser investigados rapidamente para evitar complicações mais graves.

Com a alta hospitalar e a recuperação considerada satisfatória, Celina Leão retoma suas funções à frente do Governo do Distrito Federal em um momento de intensa agenda administrativa, marcada por ações de cidadania, desenvolvimento social e aproximação dos serviços públicos com a população.

TAGS: CELINA LEÃO, GOVERNADORA DO DF, PNEUMOTÓRAX, GDF NA SUA PORTA, CEILÂNDIA, DISTRITO FEDERAL, SAÚDE, HOSPITAL SANTA LÚCIA, GOVERNO DO DF, SERVIÇOS PÚBLICOS, CIDADANIA, ASSISTÊNCIA SOCIAL, VACINAÇÃO, EMPREGO, BRASÍLIA, AGENDA OFICIAL.

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

GDF DETRAN

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil