TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Novo centro especializado faz a diferença na vida de pessoas com TEA no DF

Inaugurado em dezembro, Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista amplia diagnóstico e atendimento especializado para crianças ...

Inaugurado em dezembro, Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista amplia diagnóstico e atendimento especializado para crianças de até 10 anos

Por

Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O primeiro Centro de Referência Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cretea) do DF, entregue em dezembro pelo Governo do Distrito Federal (GDF), já impacta positivamente a vida da população brasiliense. A unidade funciona na Estação 108 Sul do Metrô e passa a integrar a rede pública de atenção psicossocial, com foco em diagnóstico precoce, atendimento especializado e acompanhamento multidisciplinar de crianças com transtorno do espectro autista (TEA).

Adriana Moresco tem um filho atendido no local: “Graças a Deus chegamos aonde estamos hoje, esse espaço é muito importante para a continuidade do procedimento do Enzo” | Foto: Geovana Albuquerque/Agência BrasíliaEntre as famílias atendidas, está a da dona de casa Adriana Aparecida de Almeida Moresco, de 45 anos. Mãe de Enzo Miguel, atualmente com 8 anos e diagnosticado com TEA, ela conta que a busca por atendimento começou ainda nos primeiros anos de vida do filho, passando por um longo processo até chegar ao novo centro. “Graças a Deus chegamos aonde estamos hoje, esse espaço é muito importante para a continuidade do procedimento do Enzo”, afirma.

Para a família, a infraestrutura do ambiente é vital para um atendimento tranquilo: “Por ser um ambiente preparado para crianças autistas, mais tranquilo e com menos estímulos, isso é essencial para eles”, relata Adriana. “Dá para ver que foi um espaço pensado realmente para atender esse público. Não é fácil a caminhada de uma família atípica, e agradeço do fundo do meu coração estar aqui e esse espaço com certeza vai beneficiar outras pessoas”.

Atendimento direcionado

Com investimento em torno de R$ 747 mil, o espaço foi totalmente reformado e estruturado para oferecer atendimento a crianças de até dez anos que já estejam nas filas de espera da rede pública. O Cretea funciona dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e oferece atendimento gratuito, em um espaço adaptado às necessidades das crianças com TEA e de suas famílias. O acesso ocorre por meio das unidades básicas de saúde (UBSs) e da Central de Regulação do GDF, sem a criação de uma nova fila específica para o centro.

A unidade conta com equipe multiprofissional formada por psiquiatra infantil, neuropediatra, pediatra, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e assistente social. São oito consultórios, salas para atendimentos em grupo, ginásio terapêutico, sala multissensorial, cozinha terapêutica e ambientes voltados ao acolhimento e às atividades lúdicas.

De acordo com a gerente do Cretea, Viviane Felipe Cantos Veras, o centro atende tanto crianças com diagnóstico confirmado quanto aquelas com suspeita de TEA, sempre a partir do encaminhamento da rede pública. “O nosso foco é trabalhar de forma integrada, com diagnóstico, terapias individuais e em grupo, além de um trabalho muito próximo com as famílias, porque a orientação parental faz toda a diferença no desenvolvimento”, aponta. “Se a gente tem uma família bem-orientada, a gente garante uma efetividade do que está sendo feito dentro dos consultórios”.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Distrito Federal tem cerca de 34,1 mil pessoas diagnosticadas com TEA. A proposta do Cretea é concentrar, em um único local, as etapas de avaliação, diagnóstico e intervenção, reduzindo o tempo de espera e facilitando o acesso das famílias aos serviços especializados. Além dos atendimentos clínicos, o centro também atua como polo de apoio técnico e formação para profissionais da rede pública, contribuindo para qualificar o cuidado oferecido em outras unidades de saúde do DF.

 

 

Álbum no Flickr



Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

GDF DETRAN

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil