TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - 1200x250 - Colégio Objetivo

BRASIL | POLÍTICA - VIROU MODA! Agora tudo é IMPEACHMENT! O Brasil não é brinquedo!

  Brasil 'naturalizou impeachment', diz Gilmar Mendes sobre sistema presidencial Durante debate sobre o Judiciário, ministro do STF ...

 

Brasil 'naturalizou impeachment', diz Gilmar Mendes sobre sistema presidencial

Durante debate sobre o Judiciário, ministro do STF fez considerações sobre atual sistema presidencial do país e disse que processo virou 'quase um voto de desconfiança'

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF  | Ministro do STF, Gilmar Mendes

Prestes a se tornar o decano do Supremo Tribunal Federal (STF) , o ministro Gilmar Mendes afirmou nesta terça-feira (29), ao analisar o atual sistema presidencial brasileiro, que  o país "naturalizou" o instrumento do impeachment e que é preciso "zelar para que o remédio não mate o doente" .

— Nós naturalizamos de alguma forma o impeachment, tornando-se quase que equivalente a um voto de desconfiança. [Se] o presidente perdeu as condições de governabilidade, logo a solução é a interrupção de seu mandato", disse Gilmar.

A fala do ministro do Supremo foi proferida durante o debate "Justiça e Democracia — A visão da Justiça, do Ministério Público e da Advocacia", promovido pelo site Conjur, com a participação do procurador-geral da República Augusto Aras e do advogado Marcus Vinicius Furtado Coêlho, ex-presidente do Conselho Federal da OAB .

No debate, Gilmar afirmou considerar que a banalização do impeachment como consequência da perda de apoio político no Congresso deveria levar a uma reflexão e um diálogo sobre o que classificou de "aparente presidencialismo imperial" no Brasil. O ministro observou que há "uma presença muito forte do Congresso em questões vitais".

— Esse debate que agora se faz a respeito desse chamado 'orçamento secreto', as emendas impositivas, tudo isso indica uma participação do Parlamento muito efetiva em questões de gestão. Considerando a instabilidade que marca o nosso presidencialismo pós 88 não seria o caso de mantermos sim o regime presidial mas com um outro perfil, em que presidente tivesse talvez um poder de moderação? — pontuou.

Para o ministro, é preciso "discutir de fato a mudança e a adequação do sistema de governo. Contra ninguém, mas em prol um aperfeiçoamento do sistema, um jogo às claras, para não afetar nenhum mandato que esteja em curso. É uma construção tem que ser feita com a continuidade do aperfeiçoamento do sistema político eleitoral".

O ministro também pontuou que "aqui também a gente tem que adotar o voto de desconfiança construtivo. Só se derruba um governo colocando outro no lugar. Porque, do contrário, corremos o risco de repetir aquilo que foi a tragédia de Weimar, o que leva ao colapso da democracia. Temos que zelar para que o remédio não mate o doente".

Durante a conversa, o ministro ainda comentou os desafios que o modelo democrático enfrenta em todo o mundo e disse que o episódio em que apoiadores do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump invadiram o Capitólio, em janeiro deste ano, foi "chocante".

— Nós vimos a democracia americana, tão sólida, passar por momentos que talvez disséssemos que fossem adequados a Repúblicas menores da América Latina . O episódio do Capitólio é chocante e mostra como grupo pretensamente democráticos se aferram a determinadas abordagens para, pelo menos, causar tumulto. Ninguém imagina que aquele tipo de manifestação iria resultar na manutenção do poder de Trump em detrimento de Biden . Foi uma realidade muito chocante para as democracias em todo o mundo — afirmou.

FONTEULTIMOSEGUNDO.IG.COM.BR

 EDIÇÃOREDAÇÃO DO GRUPO M4 PRODUÇÕES COMUNICAÇÃO E MÍDIA

 *TRIBUNA DO BRASIL

A notícia em primeira mão!

*FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS!*

Cadastre-se no site para receber um compilado das nossas notícias do dia!

*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES E INSCREVA-SE PARA RECEBER DIARIAMENTE OS NOSSOS CONTEÚDOS E NOTÍCIAS.*

 *Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.tbr/

 *Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/

 *Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR

 *e-Mail*: grupom4.contato@gmail.com

#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #santacatarina #jornalistaandersonmiranda #jornalismo #noticias  #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #prefeitosevereadores 

 

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil