TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - 1200x250 - Colégio Objetivo

DISTRITO FEDERAL | SAÚDE - Hospital Universitário de Brasília inaugura laboratório para processar exames de Covid-19 e reforçar o apoio a pesquisas

Hospital da Rede Ebserh em Brasília inaugura laboratório para processar exames de Covid-19 e reforçar o apoio a pesquisas. O evento contou c...

Hospital da Rede Ebserh em Brasília inaugura laboratório para processar exames de Covid-19 e reforçar o apoio a pesquisas. O evento contou com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e com o presidente da Rede Ebserh, Oswaldo Ferreira


Um espaço dedicado para processar os testes RT-PCR que detectam o coronavírus, usados para diagnóstico de Covid-19. Esse é o novo Laboratório de Diagnóstico Molecular do Hospital Universitário de Brasília da Universidade de Brasília e filiado à Rede Ebserh/MEC (HUB-UnB/Ebserh). A inauguração da nova área, ocorrida hoje, quinta-feira (4), contou com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro.

"Deixo registrada a minha satisfação em ver que os recursos que o Governo Federal está disponibilizando estão sendo muito bem usados. Quero parabenizar a todos os envolvidos por tudo o que tem sido feito. Tenho certeza que ouvirei boas notícias a respeito desse novo centro, que agora responde a uma pergunta da sociedade sobre os testes [para detectar a Covid-19] e que, no futuro, poderá ampliar a sua atuação no servir a sociedade", declarou o ministro.

Os recursos usados para a construção do laboratório vieram de um projeto do Ministério da Educação (MEC) com a UnB, com a disponibilização de R$ 6,5 milhões para iniciativas desenvolvidas pela universidade no combate à pandemia. Inicialmente, a capacidade é de processar 100 exames por dia. Além das amostras de pacientes e funcionários do hospital, também serão analisados exames usados em projetos de pesquisa desenvolvidos no HUB-UnB/Ebserh. A previsão é que os resultados dos exames estejam prontos em até 24 horas.

Presente na cerimônia, o presidente da Empresas brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela gestão do HUB, Oswaldo Ferreira, ressaltou a importância da aliar as atividades de assistência com a formação e desenvolvimento de novas tecnologias na área da saúde. "Desde que cheguei aqui, há dois anos, o tema primordial foi reforçar que os hospitais são universitários e, por isso, possuem obrigações na área de ensino, pesquisa e extensão. É assim que temos conduzido a Ebserh e desenvolvido essa área. Com esse laboratório, temos a oportunidade de materializar ferramentas que nos permitirão cumprir também com a parte fundamental de ensino e pesquisa", afirmou.

Com uma área de 130 metros quadrados, o espaço conta com equipamentos modernos, insumos e uma equipe formada por três farmacêuticas. Para armazenar as amostras dos exames, estão disponíveis dois ultracongeladores, capazes de atingir a temperatura de 80 graus negativos, além de dois freezers e quatro geladeiras. Embora tenha sido construído para contribuir no enfrentamento à pandemia de Covid-19, futuramente o laboratório poderá ser usado também para o diagnóstico molecular de outras doenças.

"É um legado para o HUB e uma estrutura permanente para a área de pesquisa do hospital. E nesse momento de pandemia, vamos garantir um resultado mais rápido e diminuir a sobrecarga do Lacen", explica o chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HUB, Rodrigo Haddad. O Lacen, Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal, é responsável por processar todos os testes RT-PCR realizados na rede pública do Distrito Federal (DF).

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.


REDAÇÃO TRIBUNA DO BRASIL

Uma marca do Grupo

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil