TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

🚨 PF desarticula quadrilha de policiais acusados de extorsão e uso indevido de distintivos no Rio

Três agentes federais e um policial militar são afastados por envolvimento em esquema criminoso que extorquia empresário em troca de silênc...

Três agentes federais e um policial militar são afastados por envolvimento em esquema criminoso que extorquia empresário em troca de silêncio e benefícios ilegais

📍 Por Tatiana Alves | Agência Nacional | Revisado e editado por Tribuna do Brasil – 06/11/2025

© Polícia Federal/divulgação

A manhã desta quinta-feira (6) começou com uma operação delicada e de alto impacto na capital fluminense. Agentes da Polícia Federal foram às ruas do Rio de Janeiro para cumprir mandados de busca e apreensão contra três policiais federais e um policial militar investigados por envolvimento em um esquema de extorsão e favorecimento pessoal a um empresário da região.

Com apoio do Ministério Público Federal (MPF), a ação é parte da investigação que revelou a atuação de uma verdadeira organização criminosa infiltrada no serviço público, utilizando a estrutura e os símbolos institucionais da PF para coagir e lucrar de forma ilícita.

🔍 O que motivou a operação

A apuração teve origem no cruzamento de dados colhidos durante a Operação Cash Courier, deflagrada em março de 2025, que mirava um esquema de tráfico internacional de armas, supostamente chefiado por um policial federal aposentado.

Foi a partir do compartilhamento de informações desta operação que a nova linha investigativa surgiu: os quatro policiais agora investigados cobravam um valor mensal em troca do “silêncio institucional”, impedindo que denúncias contra o empresário viessem à tona.

Além disso, entregavam distintivos e carteiras funcionais da PF ao empresário, permitindo que ele se passasse por agente federal, obtendo acesso privilegiado a ambientes restritos e reforçando seu poder de intimidação.

🚫 Medidas duras: afastamentos, apreensões e proibições

A Justiça Federal determinou o afastamento imediato dos quatro agentes das suas funções públicas, além de:

  • Apreensão das armas utilizadas no exercício da função;

  • Entrega dos passaportes, carteiras e distintivos funcionais;

  • Proibição de entrada em qualquer unidade da Polícia Federal.

Ao todo, foram cinco mandados de busca e apreensão cumpridos em endereços relacionados aos investigados.

⚖️ Crimes graves: de extorsão à falsificação de documentos

Os suspeitos foram formalmente indiciados por um rol extenso de crimes, entre eles:

  • Organização criminosa;

  • Extorsão;

  • Falsidade ideológica de documento público;

  • Falsificação de selo ou sinal público;

  • Violação de sigilo funcional.

🗣️ "A gravidade do caso exige resposta firme e transparente. Estamos diante de uma ruptura institucional que fere diretamente a credibilidade das corporações de segurança pública", declarou um dos procuradores do MPF envolvido no caso, sob condição de anonimato.

🧩 Desdobramentos

A Polícia Federal segue investigando a possível ramificação do grupo em outras esferas e estados, assim como a existência de mais empresários beneficiados pelo esquema. Informações adicionais seguem sob sigilo, mas fontes ligadas à operação afirmam que novas fases podem ser deflagradas nas próximas semanas.

📢 Acompanhe no Tribuna do Brasil os próximos desdobramentos desta operação que expõe um dos episódios mais sensíveis de corrupção dentro das forças de segurança pública em 2025.

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

GDF DETRAN

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil