Com forças de segurança integradas e monitoramento em tempo real, Governo do DF reforça a proteção aos candidatos e a logística do exame no...
Com forças de segurança integradas e monitoramento em tempo real, Governo do DF reforça a proteção aos candidatos e a logística do exame nos dias 9 e 16 de novembro
📍 Por Agência Brasília | Edição especial: Tribuna do Brasil – Segunda-feira, 03 de novembro de 2025
.jpeg)
O Distrito Federal está pronto para receber milhares de estudantes que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos dois domingos, dias 9 e 16 de novembro. Para garantir que tudo ocorra com segurança e organização, a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) ativará o Protocolo de Operações Integradas (POI), um esquema especial que reúne dezenas de órgãos do governo em uma ação coordenada sem precedentes.
A estrutura montada contempla ações antes, durante e após a aplicação das provas, com foco em prevenção, monitoramento contínuo e resposta rápida a emergências, tanto logísticas quanto de segurança pública. A base de operações será o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), onde todos os órgãos participantes atuarão de forma conjunta.
🗣️ “Esse alinhamento prévio garante tranquilidade aos estudantes e eficiência nas respostas. Teremos representantes de todas as instituições no mesmo ambiente, promovendo decisões rápidas e eficazes”, reforça o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
👮♂️ PMDF, Bombeiros e Detran garantem logística, segurança e bem-estar
A operação mobiliza forças como a Polícia Militar (PMDF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), Detran-DF, além das secretarias de Educação, Mobilidade, Cidades, entre outros parceiros federais e distritais como a Polícia Federal, Correios e o Cebraspe, responsável pela aplicação da prova.

-
A PMDF fará a escolta dos malotes de provas, com policiamento reforçado nas áreas próximas aos locais de aplicação.
-
O CBMDF atuará com equipes de pronto atendimento e suporte aéreo, junto ao Samu.
-
O Detran-DF manterá patrulhamento nos arredores das escolas, com operadores alocados no Ciob para resposta a ocorrências em tempo real.
🔊 “Nosso foco é garantir que o candidato tenha tranquilidade e segurança do início ao fim. O planejamento envolveu rotas, equipes e ações específicas para cada etapa”, afirmou o coronel Wesley de Almeida e Santos, do Departamento Operacional da PMDF.
🚔 Delegacias atentas, comércio fiscalizado e ambulantes sob controle
Todas as delegacias de área estarão de prontidão para atender quaisquer intercorrências. Já a atuação da DF Legal será concentrada no controle do comércio ambulante irregular nos arredores das escolas. Ambulantes não autorizados serão orientados a se retirar. Caso haja insistência, os produtos poderão ser apreendidos.
🗣️ “Dividimos as equipes entre a parte norte e sul do DF, focando nos pontos com maior fluxo. Contamos com a colaboração da população para evitar o comércio ilegal”, explicou Flávio Monteiro, da Unidade de Fiscalização da DF Legal.
🚨 Ação integrada garante resposta rápida e ambiente seguro para os estudantes
A presença de seguranças particulares, brigadistas treinados e profissionais da Neoenergia, Caesb, CEB e Instituto Brasília Ambiental também fortalece a retaguarda do Enem no DF. Toda a logística foi pensada para minimizar riscos e garantir um ambiente calmo, seguro e preparado para receber os estudantes.
Além da segurança física, os candidatos devem se atentar ao transporte e aos horários. A orientação do Detran-DF é que os estudantes evitem estacionar em locais proibidos e priorizem o transporte público, táxi ou apps de mobilidade, evitando atrasos e transtornos.
“Nosso esforço coletivo é para garantir a tranquilidade dos estudantes em um dos dias mais importantes de suas vidas. Segurança, logística e acolhimento andam juntos nesta missão”, concluiu o secretário Sandro Avelar.
.gif)
.jpg)

%20JCL%202.png)


.png)



Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!