Titular do Meio Ambiente e Mudança do Clima abordará, nesta segunda-feira (5), a retomada do evento após mais de 11 anos e seu papel na prep...
Titular do Meio Ambiente e Mudança do Clima abordará, nesta segunda-feira (5), a retomada do evento após mais de 11 anos e seu papel na preparação do Brasil para a COP30

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, é a convidada do Bom dia, Ministra da próxima segunda-feira, 5 de maio, a partir das 8h. Em conversa com jornalistas de diferentes emissoras e portais de várias regiões do país, Marina vai detalhar os conceitos e expectativas para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ª CNMA), que volta a ser realizada após mais de 11 anos.
ETAPA NACIONAL — Organizada pelo Governo Federal, a conferência será de 6 a 9 de maio, em Brasília, com o tema “Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica”. Marina também abordará o processo participativo e a importância do evento como etapa preparatória para a COP30. A 5ª CNMA é resultado de amplo e colaborativo processo participativo, que envolveu 2.570 municípios de todos os estados e a realização de 439 conferências municipais, 179 intermunicipais e 287 conferências livres. As etapas locais e estaduais já foram concluídas.
PROPOSTAS — Esse movimento resultou na formulação de 2.635 propostas da sociedade civil, que servirão de base para a atualização da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) e para a construção do novo Plano Nacional sobre Mudança do Clima (Plano Clima), que orientará as ações brasileiras de enfrentamento à crise climática até 2035. Criada por Marina Silva em 2003, a última edição da Conferência ocorreu em 2013. Com a 5ª edição em fase final, a CNMA tem o objetivo de discutir e propor soluções para os desafios ambientais do país.
COP30 — A 5ª CNMA acontece em um momento estratégico, com o Brasil se preparando para sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima, a COP30. As decisões e propostas da etapa nacional irão fortalecer o protagonismo brasileiro na agenda climática global e contribuirão para a transição rumo a uma economia de baixo carbono até 2035.
EVENTOS EXTREMOS - A ministra vai discutir também os impactos ambientais enfrentados pelo Brasil e que resultaram em eventos extremos, como as enchentes do Rio Grande do Sul, ondas de calor e incêndios florestais. A 5ª CNMA retorna nesse contexto, como um espaço de debate e mobilização da sociedade para enfrentar os desafios climáticos.
AO VIVO — O “Bom Dia, Ministra” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O programa, transmitido ao vivo a partir das 8h em formato de entrevista coletiva, pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de “A Voz do Brasil”.
PARTICIPE — Jornalistas e emissoras de todo o país interessados em participar do “Bom Dia, Ministra” podem encaminhar mensagens para o telefone (61) 99222-1282 (WhatsApp) e informar o nome da emissora, do veículo, do município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.
Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!