TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

MEC Anuncia Abertura de Inscrições para Sisu e Prouni com Novidades e Aumento de Vagas em Direito e Medicina

Ministério da Educação revela detalhes dos processos seletivos Sisu e Prouni, com mais de 264 mil vagas no Sisu e aumento significativo nas ...

Ministério da Educação revela detalhes dos processos seletivos Sisu e Prouni, com mais de 264 mil vagas no Sisu e aumento significativo nas bolsas para Direito e Medicina no Prouni.


O MEC anunciou a abertura das inscrições para o Sisu e Prouni, revelando detalhes sobre as mais de 264 mil vagas no Sisu e o aumento significativo de bolsas para Direito e Medicina no Prouni. No Sisu, o novo formato permite inscrição única para cursos com início no primeiro ou segundo semestre de 2024. O Prouni terá edital divulgado na quarta-feira (17/01) e consulta de bolsas na sexta-feira (19/01), com inscrições iniciando no final de janeiro.*


Foto: Juca Varella/Agência Brasil
Foto: Juca Varella/Agência Brasil

*Brasília, 17 de janeiro de 2024 - O Ministério da Educação (MEC) divulgou os cronogramas e inovações nos processos seletivos Sisu e Prouni. O Sisu oferece mais de 264 mil vagas em cursos de ensino superior, e a edição deste ano terá um formato diferente, permitindo a inscrição única para cursos com início no primeiro ou segundo semestre de 2024. Já o Prouni apresenta aumento significativo no número de vagas para os cursos de Direito e Medicina, com edital previsto para quarta-feira (17/01) e consulta de bolsas na sexta-feira (19/01). As inscrições para ambos os programas se iniciam ainda em janeiro.*

O Ministério da Educação (MEC) abre, já em janeiro, as inscrições de dois de seus processos seletivos para ingresso no ensino superior: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni). Para classificar os candidatos, ambos utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgadas nesta terça-feira (16/01).

Os cronogramas e as novidades das próximas edições do Sisu e do Prouni foram apresentados pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva de imprensa de divulgação do resultado do Enem 2023, em Brasília (DF).

Sisu – Na página do processo seletivo, os interessados podem consultar informações detalhadas das mais de 264 mil vagas ofertadas, por curso, turno, início do curso, instituição, local de oferta e modalidade de concorrência. Os quantitativos de vagas são preliminares e podem ser alterados até a data do primeiro dia de inscrições.

O Edital n. 22/2023, referente ao processo seletivo do Sisu 2024, foi divulgado pelo MEC em 29 de dezembro do ano passado. A edição do Sisu deste ano terá um processo seletivo diferente, pelo qual os candidatos poderão ser selecionados para cursos cujas aulas se iniciarão no primeiro ou segundo semestre de 2024 . Para concorrer a todas as vagas ofertadas no ano, os candidatos só precisarão se inscrever durante um único período: de 22 a 25 de janeiro. O resultado da chamada única será divulgado ainda em janeiro, no dia 30.

A partir dessa edição, serão adotadas alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Com isso, todos os candidatos inscritos na modalidade dessa Lei serão classificados conforme o seu desempenho no Enem e o seu perfil socioeconômico, preenchido na inscrição no Sisu, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, caso não sejam selecionados nessa modalidade, serão classificados nas reservas da Lei de Cotas atendidas pelo seu perfil socioeconômico, podendo haver seleção em uma dessas modalidades da Lei, conforme o art. 20 da Portaria Normativa n. 21/2012 (alterada pela Portaria n. 2027, de 16 de novembro de 2023). O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.

Nesse sentido, todas as 127 instituições de educação superior participantes do Sisu 2024 seguirão os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e, segundo a atualização da Lei de Cotas, quilombolas.

Confira o cronograma completo do Sisu 2024

.
Prouni – O Ministro Camilo Santana também anunciou novidades para o Prouni, como o aumento no número de vagas para os cursos de graduação em Direito e Medicina. O edital de inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Prouni está previsto para ser publicado nessa quarta-feira (17/01), no Diário Oficial da União (DOU). O quantitativo da oferta de bolsas será divulgado em breve.

A consulta às informações detalhadas da oferta de bolsas, por curso, turno, instituição e local de oferta, está prevista para ser publicada na página do Prouni na próxima sexta-feira (19/01). O período de inscrição para o Programa será de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado será divulgado em duas chamadas, sendo a primeira para o dia 6 de fevereiro e a segunda para o dia 27 do mesmo mês.

Confira o cronograma completo do Prouni 2024 | 1º semestre


Por: Ministério da Educação (MEC), com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil