TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Encontro dos Presidentes dos Tribunais Eleitorais reune Ibaneis e Alexandre de Moraes

  Presidentes de tribunais eleitorais de todo o Brasil se reúnem na capital Abertura do encontro, que já está na 81ª edição, contou com a pr...

 

Presidentes de tribunais eleitorais de todo o Brasil se reúnem na capital

Abertura do encontro, que já está na 81ª edição, contou com a presença do governador Ibaneis Rocha e do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes

Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Uma solenidade concorrida marcou a abertura, nesta quinta-feira (18), do 81º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), na sede do TRE-DF. Com a presença do governador Ibaneis Rocha e do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, o evento reúne em Brasília os chefes de 25 TREs de todo o país e autoridades do Judiciário brasileiro.

Ibaneis Rocha compôs a mesa de honra da cerimônia e ressaltou a importância da lisura e do trabalho prestado pela Justiça Eleitoral. “Tive a oportunidade de conhecer a Justiça Eleitoral mais de perto como candidato que fui e perceber como ela é bem estruturada e organizada, não só aqui como em todos os estados”, reconheceu.

O chefe do Executivo local lembrou ainda do papel desafiador que o TSE e as cortes estaduais têm em um momento político conturbado. “O país vive uma polarização intensa e cabe às autoridades eleitorais serem um ponto de equilíbrio nesse processo todo. Democracia se faz pelo voto”, pontuou Ibaneis.

O governador Ibaneis Rocha destaca: “Tive a oportunidade de conhecer a Justiça Eleitoral mais de perto como candidato que fui e perceber como ela é bem estruturada e organizada, não só aqui como em todos os estados” | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Moraes, por sua vez, ressaltou o trabalho de cada um dos servidores do Judiciário para garantir eleições limpas no ano passado e se disse honrado de estar ao lado de magistrados que comandam os TREs por todo o país. “Eles são garantidores do Estado Democrático de Direito. Independente de qualquer posicionamento pessoal, os presidentes de tribunais têm prezado antes pela democracia”, disse o ministro.

“Democracia se faz pelo voto” Ibaneis Rocha, governador

Anfitrião do encontro, o presidente do TRE local, Roberval Belinati, vai conduzir os trabalhos ao longo dos dois dias de evento. Ele frisou que este tipo de debate contribui para o serviço que é prestado à população. “Na realidade, queremos aprimorar nossas funções e debater a experiência de cada estado. Aqui no DF, por exemplo, não teremos eleições para prefeito e vereador em 2024. Mas o tribunal vai estar de plantão para orientar as pessoas que não puderem votar em seus estados e para justificarem suas ausências”, explicou. O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Cruz Macedo, também esteve presente.

Agenda em discussão

O encontro do colegiado segue até esta sexta-feira (19). O Coptrel retomará a discussão de ações tratadas no último encontro, realizado em São Luís (MA), com foco nas iniciativas que contribuam para o aprimoramento da Justiça Eleitoral e dos serviços prestados pelos seus órgãos em todo o país.

Os participantes ainda assistirão a uma palestra sobre a valorização dos servidores e discutirão as deliberações propostas pelos diretores-gerais e pelos assessores de comunicação dos tribunais, inclusive no que se refere ao combate à desinformação. Confira a programação.


Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil