TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - 1200x250 - Colégio Objetivo

DF terá seu primeiro centro de monitoramento e gestão contra desastres naturais

  DF terá primeiro Centro de Inteligência em Proteção Civil do Centro-Oeste O espaço abrigará o Corpo de Bombeiros e a Subsecretaria do Sist...

 

DF terá primeiro Centro de Inteligência em Proteção Civil do Centro-Oeste

O espaço abrigará o Corpo de Bombeiros e a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil em área central de Brasília para o monitoramento e gestão de desastres naturais

Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

O primeiro Centro de Inteligência em Proteção Civil do Centro-Oeste será no Distrito Federal. A unidade será construída em um lote do Corpo de Bombeiros na área central de Brasília, no Setor de Rádio e Televisão Sul (SRTVS). O espaço abrigará o monitoramento e a gestão dos desastres naturais a serem feitos por servidores dos bombeiros e da Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil.

“O monitoramento dos desastres em um centro trará uma otimização na alocação dos recursos, tanto para prevenção, quanto para mitigação. Dessa forma, vamos conseguir minimizar os custos e realizar a prevenção de forma mais eficiente, evitando prejuízos” tenente-coronel Leandro Magalhães Mariani, comandante do Centro de Obras do CBMDF

“Vimos como uma necessidade agrupar as ações de proteção civil que são inerentes ao Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil em uma só edificação”, explica o comandante do Centro de Obras do CBMDF, o tenente-coronel Leandro Magalhães Mariani. “Esse centro vai agrupar as atividades de monitoramento e mitigação de desastres, bem como as ações e operações de proteção civil”, completa.

Serão 4.200 metros quadrados de área de construção que abrigará uma edificação com três pavimentos, sendo um subsolo. O espaço contará com áreas para o Grupamento de Proteção Civil do Corpo de Bombeiros e para a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil. Além disso, há a expectativa de uma redundância do Centro de Operações de Comunicação, do Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB).

O primeiro Centro de Inteligência em Proteção Civil do Centro-Oeste contará com áreas para o Grupamento de Proteção Civil do Corpo de Bombeiros e para a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil | Imagens: CBMDF

“O monitoramento dos desastres em um centro trará uma otimização na alocação dos recursos, tanto para prevenção, quanto para mitigação. Dessa forma, vamos conseguir minimizar os custos e realizar a prevenção de forma mais eficiente, evitando prejuízos”, destaca o tenente-coronel.

Atualmente, o trabalho é feito de forma descentralizada pela Secretaria de Segurança Pública. “Vamos poder unir os recursos das duas instituições e trabalhar de forma mais integrada. A ideia é que o centro possa ser estendido a nível nacional, com integração também de outras unidades da federação”, revela.

A iniciativa teve como inspiração o Centro de Inteligência de Defesa Civil, localizado no anexo do Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo. O projeto básico está em fase de conclusão para que seja definido o valor de investimento e iniciada a licitação da obra.

DF terá primeiro Centro de Inteligência em Proteção Civil do Centro-Oeste


Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil