TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - 1200x250 - Colégio Objetivo

Porque contratar os serviços de um PERITO AVALIADOR DE IMÓVEIS? Quais os benefícios?

As responsabilidades vão muito além da disponibilização de um "Laudo" ou "Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica" A ...

As responsabilidades vão muito além da disponibilização de um "Laudo" ou "Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica"
A atuação do Perito Avaliador Imobiliário é imprescindível importancia para resguardar o consumidor de possiveis prejuízos, além de contribuir para o desenvolvimento social e urbano do país.

Por Anderson Miranda - Jornalista e especialista em Perícia Imobiliária


PORQUE CONTRATAR UM PERITO AVALIADOR DE IMÓVEIS?

É verdade que o mercado imobiliário tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos, com cada vez mais pessoas interessadas em comprar e vender imóveis. No entanto, é importante ressaltar que a avaliação imobiliária é uma etapa fundamental no processo de compra ou venda de um imóvel, pois ela garante que o valor atribuído ao bem corresponda ao seu real potencial de mercado.

Um perito avaliador competente tem conhecimento técnico e experiência para avaliar um imóvel de forma precisa, levando em consideração diversos fatores como localização, estado de conservação, características físicas, entre outros aspectos relevantes para a determinação do valor de mercado.

Ao negligenciar a avaliação imobiliária, o comprador pode estar pagando mais do que o imóvel realmente vale, ou mesmo estar adquirindo um bem que apresente problemas estruturais ou jurídicos. Da mesma forma, o vendedor pode estar subestimando o valor de seu imóvel, perdendo assim a oportunidade de obter um lucro justo na transação.

Portanto, é fundamental que os consumidores prestem atenção à avaliação imobiliária e contratem um perito avaliador competente para garantir que o processo de compra ou venda de um imóvel seja justo e transparente para todas as partes envolvidas.

Podemos destacar algumas das atribuções que podem apontar a importância e a necessidade de se contratar um PERITO AVALIADOR IMOBILIÁRIO antes de qualquer tipo de transação imobiliária. 

1. Evitar prejuízos financeiros: Um PERITO AVALIADOR IMOBILIÁRIO é capaz de realizar uma avaliação criteriosa do imóvel, considerando diversos fatores, como localização, infraestrutura, acabamentos, entre outros. Com isso, é possível identificar se o valor pedido pelo imóvel é justo e condizente com as características do imóvel. Sem uma avaliação adequada, o comprador pode acabar pagando mais do que o imóvel realmente vale, o que pode gerar prejuízos financeiros significativos.

2. Garantir segurança jurídica: Uma avaliação imobiliária realizada por um PERITO AVALIADOR IMOBILIÁRIO é um documento legal que pode ser utilizado para comprovar o valor do imóvel em caso de disputas judiciais ou para fins de impostos. Sem uma avaliação adequada, é possível que o valor declarado para fins legais não reflita a realidade do mercado, o que pode gerar problemas jurídicos e financeiros.

3. Identificar problemas estruturais: Um PERITO AVALIADOR IMOBILIÁRIO tem conhecimentos técnicos que permitem identificar problemas estruturais ou de manutenção em um imóvel, como infiltrações, rachaduras, vazamentos, entre outros. Esses problemas podem afetar o valor do imóvel e também a segurança e o conforto dos moradores.

4. Proteger o comprador: A avaliação imobiliária realizada por um PERITO AVALIADOR IMOBILIÁRIO é uma forma de proteger o comprador, garantindo que ele esteja adquirindo um imóvel com valor justo e em condições adequadas. Isso pode evitar problemas futuros, como a necessidade de reformas ou reparos caros, que poderiam ter sido identificados previamente.

5. Estimular a profissionalização do mercado: Ao contratar um PERITO AVALIADOR IMOBILIÁRIO, os compradores e vendedores estão incentivando a profissionalização do mercado imobiliário, garantindo que as transações sejam realizadas de forma ética e transparente. Isso contribui para o desenvolvimento do setor e para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos aos clientes.

É importante ressaltar que a avaliação imobiliária é um investimento necessário e que pode trazer benefícios significativos para todas as partes envolvidas na transação.


Mas o que realmente um PERITO pode fazer? Quem é ele? Qual sua qualificação? O que ele precisa ser e ter de conhecimentos para exercer a sua função?

PERITO AVALIADOR IMOBILIÁRIOé um profissional especializado em avaliar imóveis, considerando diversos fatores que podem influenciar o seu valor, como localização, infraestrutura, acabamentos, entre outros. O objetivo do PERITO AVALIADOR IMOBILIÁRIO é determinar o valor de mercado do imóvel de forma precisa e imparcial, levando em consideração tanto as características físicas do imóvel quanto as condições do mercado imobiliário.

Pode atuar tanto de forma autônoma quanto em empresas de avaliação imobiliária, escritórios de contabilidade, instituições financeiras, entre outras. Para atuar como Perito Avaliador Imobiliário, é necessário ter formação em áreas como Engenharia, Arquitetura, Economia ou Gestão Imobiliária, além de ser registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) do estado em que atua.

Pode também ser um profissional técnico com formação técnica em corretagem de imóveis, com curso de extensão específico em avaliação de imóveis para atuar no mercado imobiliário como um todo, ou que tenha um curso específico de perito judicial para atuar no judiciário, ambos com conhecimentos técnicos e práticos necessários para realizar avaliações imobiliárias de forma precisa e objetiva. Entre as principais atribuições do perito avaliador imobiliário, podemos destacar:

1. Realizar avaliações de imóveis: o PERITO AVALIADOR IMOBILIÁRIO é responsável por realizar avaliações de imóveis, considerando diversas variáveis que podem influenciar no seu valor de mercado, como localização, estado de conservação, características físicas e outros fatores relevantes.

2. Emitir laudos técnicos: após a avaliação do imóvel, o PERITO AVALIADOR IMOBILIÁRIO emite um laudo técnico que contém informações detalhadas sobre a propriedade, sua situação atual e o valor atribuído ao imóvel.

3. Realizar vistorias técnicas: PERITO AVALIADOR IMOBILIÁRIO realiza vistorias técnicas nos imóveis avaliados, verificando as condições estruturais, elétricas, hidráulicas, entre outras.

4. Analisar documentação: PERITO AVALIADOR IMOBILIÁRIO analisa a documentação do imóvel, verificando a sua regularidade e a existência de eventuais restrições que possam influenciar no seu valor de mercado.

5. Prestar consultoria: PERITO AVALIADOR IMOBILIÁRIO pode prestar consultoria para empresas, instituições financeiras e pessoas físicas, oferecendo informações técnicas e estratégicas para tomada de decisão em questões imobiliárias.

6. Atuar como assistente técnico: o PERITO AVALIADOR IMOBILIÁRIO pode atuar como assistente técnico em processos judiciais que envolvam questões imobiliárias, prestando consultoria para as partes envolvidas e auxiliando na elaboração de laudos periciais.

7. Atuar como Perito Judicial: o PERITO AVALIADOR IMOBILIÁRIO recebe este nome pelo fato de ter sido nomeado pela justiça para aferir e mensurar valores de propriedades envolvidas em processos judiciais que tramitam nas milhares de varas das circunscrições espalhadas pelo Brasil, tornando-se um auxiliar da justiça.

Vale ressaltar que um PERITO AVALIADOR IMOBILIÁRIO com formação superior em Gestão Imobiliária pode ser uma vantagem, pois permite que ele tenha um conhecimento mais amplo sobre o mercado imobiliário e suas características, além de habilidades específicas de gestão e administração.

Com a formação em Gestão Imobiliária, o PERITO AVALIADOR IMOBILIÁRIO pode ter uma compreensão mais aprofundada sobre aspectos econômicos e financeiros do mercado imobiliário, bem como sobre as questões legais e regulatórias que impactam o setor.

Isso pode torná-lo mais preparado para avaliar imóveis em diferentes contextos e situações, considerando as particularidades de cada mercado e suas tendências. Além disso, o profissional com formação em Gestão Imobiliária também pode ter habilidades específicas de gestão, o que pode ser útil para atuar como consultor em questões imobiliárias.

A atuação do PERITO AVALIADOR IMOBILIÁRIO vai muito além de somente proporcionar segurança comercial e jurídica de uma transação imobiliária, ou apenas de garantir a rentabilidade de seus clientes, pelo contrário, ela toma proporções muito maiores quando partimos para o aspecto político, social e econômico de um país.

ECONÔMICO


Os peritos avaliadores imobiliários são essenciais para o desenvolvimento econômico e urbano de um país, pois atuam diretamente no mercado imobiliário, que é um dos principais setores da economia.

A avaliação imobiliária realizada por peritos avaliadores é fundamental para garantir a justiça e transparência nas transações imobiliárias, evitando que os compradores paguem preços abusivos ou os vendedores vendam seus imóveis por valores abaixo do mercado. Isso contribui para a estabilidade e credibilidade do mercado imobiliário, atraindo investimentos e gerando empregos.

São importantes para o desenvolvimento urbano, pois contribuem para a identificação de áreas com potencial de valorização e indicam as melhores estratégias para o uso do espaço urbano. Isso pode ajudar a orientar políticas públicas para o desenvolvimento urbano, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos e promovendo o crescimento sustentável das cidades.

SOCIAL


A responsabilidade social do PERITO AVALIADOR IMOBILIÁRIO envolve a adoção de uma conduta ética e profissional que contribua para o desenvolvimento social e urbano do país, além de garantir a transparência e a justiça nas transações imobiliárias.

Isso significa que o PERITO AVALIADOR IMOBILIÁRIO deve estar comprometido com a realização de avaliações imobiliárias precisas e imparciais, considerando todos os fatores relevantes para a determinação do valor do imóvel, como localização, infraestrutura, acabamentos, entre outros. Ele também deve estar atualizado sobre as tendências do mercado imobiliário e ser capaz de fornecer orientações e informações relevantes aos clientes.

Tem a responsabilidade de contribuir para a promoção do desenvolvimento social e urbano do país, por meio da valorização do mercado imobiliário e da promoção da qualidade de vida nas cidades. Ele pode atuar em projetos de planejamento territorial e urbano, participando de iniciativas que visem à melhoria da infraestrutura urbana e à promoção do desenvolvimento sustentável.

POLÍTICO


PERITO AVALIADOR IMOBILIÁRIO pode ter um papel importante no aspecto político, uma vez que o seu trabalho está diretamente relacionado à gestão e à organização do espaço urbano, que são questões que têm impacto significativo na vida das pessoas e no desenvolvimento das cidades.

Nesse sentido, o Perito Avaliador Imobiliário pode atuar como um agente político, contribuindo para a elaboração de políticas públicas e para a tomada de decisões estratégicas em relação ao planejamento territorial e urbano. Ele pode fornecer informações e orientações relevantes para os gestores públicos, ajudando a identificar oportunidades de investimento e a definir prioridades em termos de desenvolvimento urbano.

Além disso, o PERITO AVALIADOR IMOBILIÁRIO pode se envolver em questões políticas que afetam diretamente o mercado imobiliário e as transações imobiliárias, como a elaboração de leis e regulamentações que regem o setor. Ele pode contribuir com o seu conhecimento técnico e experiência profissional para garantir que essas leis e regulamentações sejam justas, transparentes e efetivas, protegendo os interesses dos consumidores e promovendo o desenvolvimento sustentável do mercado imobiliário.

PERSPECTIVAS


Considerando o atual cenário de crescimento e aquecimento do mercado imobiliário, é possível que haja uma maior demanda por profissionais Peritos Avaliadores Imobiliários no futuro próximo. Isso porque, como já mencionei, esses profissionais são essenciais para garantir a segurança e transparência nas transações imobiliárias, bem como para o planejamento e desenvolvimento urbano sustentável.

Além disso, com a crescente demanda por imóveis, é provável que haja uma maior concorrência entre os vendedores e compradores, o que torna ainda mais importante a atuação de um Perito Avaliador Imobiliário para garantir a justiça e a equidade nas transações.

Outra oportunidade para os Peritos Avaliadores Imobiliários pode estar relacionada à crescente conscientização em relação à sustentabilidade e ao meio ambiente. Nesse sentido, esses profissionais podem desempenhar um papel importante na avaliação de imóveis que atendam a critérios de sustentabilidade e que possam contribuir para a preservação ambiental.

Com a evolução tecnológica, os Peritos Avaliadores Imobiliários também podem se beneficiar do uso de novas ferramentas e técnicas de avaliação, o que pode melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados e a eficiência do processo de avaliação.

Portanto, acredito que há grandes oportunidades para os Peritos Avaliadores Imobiliários no futuro próximo, especialmente em um mercado imobiliário em constante crescimento e evolução. No entanto, é importante destacar que, para aproveitar essas oportunidades, esses profissionais devem estar sempre atualizados e capacitados para lidar com as novas demandas e desafios que surgirem.

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil