TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Conheça os 33 administradores regionais e algumas de suas atribuições

Responsáveis pela articulação e execução de serviços públicos nas cidades. Os administradores são responsáveis pela articulação e execução d...

Responsáveis pela articulação e execução de serviços públicos nas cidades.

Os administradores são responsáveis pela articulação e execução de serviços públicos e representam o Governo do Distrito Federal no âmbito das regiões. Cabe aos gestores das cidades a articulação com a população, a atuação perante a comunidade, além da execução de serviços públicos nas localidades.

É papel do Administrador Regional, como ente executor de políticas públicas em cada cidade do Distrito Federal, planejar, controlar e fiscalizar o uso racional dos recursos ambientais locais, propiciando a preservação e melhoria da qualidade de vida da comunidade, mediante a interação com os cidadãos de sua Região Administrativa.
Assim, deve ser de competência do administrador regional a elaboração de um plano de trabalho que mantenha atualizada e divulgue a relação de fontes e focos de poluição atuais e potenciais na área sob a jurisdição da respectiva Região Administrativa, com estímulo cultural à adoção de práticas sociais e econômicas que não sejam prejudiciais ao meio ambiente.

Tal plano de trabalho deve identificar para, logo a seguir, combater os pontos de impacto ambiental que penalizam a população. Deve ser um projeto que diagnostique as situações críticas do bairro, planejando as intervenções com base nas informações obtidas em pesquisas e nas informações adquiridas no decorrer das reivindicações dos moradores e nos trabalhos desenvolvidos em interação com a sociedade.

A promoção de palestras e debates sobre o desenvolvimento sustentável atuaria como elemento de conscientização e mobilização comunitária condutor de mudanças no comportamento individual e coletivo nas atitudes locais. Também a criação de uma força-tarefa ambiental no âmbito da Administração Regional, formada por representantes do movimento social e das entidades representativas dos moradores, empresários, trabalhadores e instituições sociais não-governamentais, presidida pelo Administrador, possibilitaria melhor planejar e executar uma política de defesa do meio ambiente e da sustentabilidade do bairro.

Para tanto, cada Administrador Regional poderia estipular uma sala ou instalação da Administração Regional com um servidor público destacado em expediente integral para a tarefa de coordenar as ações ambientalistas e atender as demandas da população.

Um dos mais importantes instrumentos de gestão do meio ambiente é o licenciamento ambiental, por meio do qual a Administração Pública exerce o controle prévio das atividades humanas que interferem nas condições ambientais; ressalte-se, inclusive, que necessário se faz favorecer uma política de expedição de alvarás das construções civis que incorporem critérios de sustentabilidade, incluindo utilização de tecnologias de reutilização da água, captação de água das chuvas, sistemas alternativos de energia e os diversos critérios de habitação sustentável.

Também é preciso programar o combate ao desperdício de água, controlar a poluição atmosférica e a produção de gases geradores do efeito-estufa.

Essa é uma postura exigida para todo Administrador Regional do DF, a fim de que uma nova mentalidade gestora de política pública possa prevalecer em prol de uma responsável renovação das metas que se descortinam no século XXI para os sucessivos governos do Distrito Federal.

Por enquanto, os administradores das duas novas regiões, Arapoanga e Água Quente, ainda não foram designados. Conheça cada um dos 33 Administradores Regionais clicando na sequência... [next]

Foto: Emanuelle Sena/ASCOM-Administração do Plano Piloto

Administração Regional do Plano Piloto – Valdemar

Valdemar Medeiros é nascido e criado em Brasília. Administrador de Empresas com especialização em Gestão Empresarial, casado e pai de dois filhos.

Foi office boy e alcançou na mesma empresa o cargo de gestor de uma multinacional. Além disso, foi professor universitário, assessor legislativo na Câmara Legislativa do Distrito Federal, assessor do Tribunal de Contas do Distrito Federal e tem ampla carreira desenvolvida na área administrativa com atuação gerencial, coordenação, financeiro, administrativo, produção, logística, licitações, concorrência pública, gestão, organização e gestão pública.

Exerceu o cargo de Administrador do Itapoã na primeira gestão do Governador Ibaneis Rocha, tendo como marca a liderança de maneira democrática, autêntica, respeitosa e disponível para ouvir a população, as lideranças e as instituições.

Durante sua trajetória, teve a atuação marcada pelo trabalho social com foco na segurança, saúde, educação, justiça e reinserção social. Como gestor, é atento aos problemas sociais da comunidade com o intuito de promover a igualdade, unicidade e dignidade, na execução de políticas públicas e de programas sociais.

Foi convidado pela governadora em exercício Celina Leão para compor o Governo do Distrito Federal e tomou posse como administrador na Administração Regional do Plano Piloto/RA-PP em janeiro de 2023.[next]

Foto: Divulgação

Administração Regional do Gama – Joseane Araújo

Joseane Araújo Feitosa Monteiro nasceu em 08 de junho de 1973, no município de Picos, no Piauí. É bacharel em Direito, na Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Casada e mãe de um filho, mudou-se para cidade do Gama em 1997, onde reside, até hoje, na Ponte Alta Norte.

Mulher guerreira e determinada, sempre teve o objetivo de fazer a diferença na vida das pessoas com seu trabalho. Em 1999, trabalhou na Administração Regional de Samambaia, na assessoria técnica (Astec). Com um currículo vasto e admirável, a servidora pública exerceu, em 2002, o cargo de coordenadora da superintendência de universalização de telefonia na Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL.

Depois, em 2007, ocupou a chefia de gabinete na Administração Regional de Águas Claras. Exerceu cargos de gestão em várias secretarias no Distrito Federal: em 2009, Secretaria de Governo do DF; em 2011, Casa Civil da Governadoria; em 2014, Terracap; em 2018, Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude; e em 2019, Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Vocacionada e sempre disposta a fazer o bem ao próximo, Joseane Feitosa fala sobre a emoção de administrar a região administrativa do Gama. “Estou aqui para contribuir e colaborar nas melhorias da população, pois é a cidade que eu amo. Estou muito feliz de assumir esse cargo, porque o Gama me acolheu de braços abertos. Com ajuda de todos, vamos buscar soluções para os problemas que atingem o dia a dia da comunidade. Estou aqui para ouvir a população e atendê-la”, pontuou a gestora.[next]

Foto: Divulgação

Administração Regional de Taguatinga – Renato Andrade dos Santos

Renato Andrade dos Santos é mineiro, advogado por formação e pastor evangélico. Casado há mais de 30 anos, sempre sonhou em trabalhar pelo próximo. Aos 18 anos de idade, ingressou no serviço público para realizar este sonho.

Em sua vida na política já foi Administrador Regional do Riacho Fundo II e de Taguatinga. Secretário de Estado e Deputado Distrital. Em todas as funções, Bispo Renato defendeu dignidade e melhor qualidade de vida para a população do Distrito Federal.

A regularização fundiária dos templos religiosos e instituições de assistência social é uma luta de mais de 20 anos, que gera excelentes resultados até hoje. Centenas de escrituras já foram entregues.

Mas sua vida pública não é pautada apenas em questões religiosas. Quando assumiu a Secretaria de Estado de Trabalho, por exemplo, conquistou o menor índice de desemprego da história do Distrito Federal.

Agora, retorna ao comando da Administração Regional de Taguatinga, nomeado que foi pelo governador Ibaneis Rocha, em ato publicado no Diário Oficial do DF, no dia 01/01/2023.[next]

Foto: Divulgação

Administração Regional de Brazlândia – Marcelo Gonçalves da Cunha

É natural de Brazlândia. Nasceu e mora na cidade há 43 anos. Casado com Eliene Leite dos Santos da Cunha e pai de 4 filhos.

Artur Gonçalves de 11 anos, João Victor Gonçalves de 7 anos e Miguel Gonçalves de 3 anos.

É formado em contabilidade e empresário.[next]

Foto: Arquivo pessoal

Administração Regional de Sobradinho – Gutemberg Tosatte Gomes

Nascido em Sobradinho e morador da nossa cidade desde sempre, Gutemberg Tosatte é engenheiro civil por formação e Auditor Fiscal de Atividades Urbanas -OEU.

O novo Administrador tem uma vasta experiência no serviço privado e maior ainda no serviço público, assumindo vários cargos ao longo dos anos.

Na Administração Regional do Paranoá, Gutemberg assumiu as chefias de fiscalização de obras e de posturas. Na AGEFIS exerceu as funções de Supervisor de Fiscalização de Obras, Gerente de Fiscalização de Obras e Coordenador de Fiscalização de Obras. Foi Assessor Técnico na SEGETH e Assessor Parlamentar na CLDF.

Assumiu um grande desafio estando a frente do DF LEGAL como Secretário de Estado durante um dos momentos mais difíceis da história de Brasília, um período da pandemia do Coronavírus.

Chega a frente da Administração Regional querendo usar toda essa experiência em favor da nossa cidade.[next]

Foto: Arquivo Pessoal

Administração Regional de Sobradinho II – Diego Rodrigues Rafael Matos

Morou na Fercal por 25 anos. É formado em História e Pedagogia. Foi professor temporário na Secretaria de Educação e assessor parlamentar na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Também atuou como professor em cursinhos.[next]

Foto: Arquivo Pessoal

Administração Regional de Planaltina – Wesley Fonseca Fraga

Formado em Educação Física, Wesley Fonseca é servidor público da Secretaria de Educação e da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal. Foi eleito conselheiro tutelar em Planaltina por 3 mandatos e em 1º de janeiro de 2023, assumiu a missão de ser Administrador de Planaltina-DF.

Morador da Cidade, Wesley foi membro da diretoria do Grupo Via Sacra de Planaltina. Além disso, foi membro da Diretoria da Associação dos Conselheiros Tutelares do DF e do SINDSASC.

Atualmente, Wesley está cursando pós graduação em Gestão Pública, para aprimorar ainda mais seus conhecimentos e auxiliar nas suas atividades profissionais. Para sua gestão, Wesley garante olhar para Planaltina com carinho e respeito pela Cidade que tanto o acolheu, trabalhando pelo seu desenvolvimento em todos os âmbitos e zelando pela sua história e tradição.[next]

Foto: Divulgação

Administração Regional do Paranoá – Wellington Cardoso de Santana

É bacharel em Direito. Atuou na Polícia Militar e na Polícia Civil. Foi coordenador de Semiliberdade da Secretaria da Criança. Na Administração Regional de Sobradinho, já foi ouvidor e chefe de Gabinete na Administração Regional de Sobradinho-DF.[next]

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Administração Regional do Núcleo Bandeirante – Cláudio Márcio de Oliveira

Cláudio Márcio de Oliveira, 51 anos, casado, pai de dois filhos, nasceu, cresceu e sempre morou no Núcleo Bandeirante. É empresário local da cidade. Graduado em Direito pela Universidade Unieuro, Pós-Grauduado em Direito do Trabalho pela Faculdade Processos.

Filho do pioneiro e Ex-Administrador Lino Neto e da Dona Maria da Penha. Assim como seu pai, tem como missão na sua administração melhorar a qualidade de vida dos moradores para que a comunidade se sinta valorizada e satisfeita em morar no Núcleo Bandeirante.

Está sempre com a mão na massa e tem como objetivo investir da melhor forma as verbas públicas, melhorando a saúde, gerarando emprego, trabalho social, habitação, lazer, esporte e valorização da Comunidade. Em 20 de abril de 2022, foi nomeado pelo governador Ibaneis Rocha, como Administrador Regional do Núcleo Bandeirante – RA VIII.[next]

Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília

Administração Regional de Ceilândia – Dilson Resende de Almeida

Dilson Resende de Almeida, 62 anos, casado e pai de três filhos. Formado em Zootecnia e com uma vasta experiência, tem 33 anos atuando junto ao Governo do Distrito Federal (GDF).

Começou a carreira profissional como Zootecnista, sendo técnico de carreira na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater – DF), onde anos depois atuou como Presidente da empresa, passou também pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap); Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb); Companhia Enérgica de Brasília (CEB); CEASA-DF; Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF); foi Secretário Adjunto de Agricultura na SEAPA-DF; Subsecretário de Regularização Fundiária Rural na SEAGRI-DF, onde assumiu como Secretário da Agricultura em 2019.

No início de 2021, foi encarregado como Chefe da Unidade De Coordenação Regional da Área Oeste, da Secretaria Executiva das Cidades, que abrange Ceilândia, Sol Nascente e Samambaia. Com o trabalho que desempenhou nesses últimos dois anos, pôde conhecer Ceilândia em todas as áreas, bem como, todas as demandas da cidade.[next]

Foto: Arquivo Pessoal

Administração Regional do Guará – Artur Nogueira

É formado em Gestão Pública e pós-graduado em Gestão Política e Ciências Políticas. Foi administrador regional do Paranoá e do Riacho Fundo. Também foi chefe de gabinete na Câmara Legislativa do DF e assessor de Relações Institucionais na Câmara dos Deputados.[next]

Foto: Arquivo Agência Brasília

Administração Regional do Cruzeiro – Gustavo de Almeida Aires

Como um bom Cruzeirense raiz, Gustavo Aires ama a cidade em que o pai, Odilon Aires,foi um dos primeiros administradores.

Nascido no dia 31 de dezembro de 1981, Aires é casado com Tatiane França, pai de Andreza Aires e avô de José Felipe. Formado em direito pelo UniCeub (2009), é advogado, pós-graduado em direito eleitoral e também em planejamento e orçamento público.

Além disso, aos 41 anos, o seu currículo envolve um amplo conhecimento em gestão pública. Exerceu cargos na Câmara Legislativa e no Tribunal de Contas do Distrito Federal.

No governo Ibaneis Rocha,Aires foi convidado para ser o secretário executivo das cidades (janeiro/2019 a setembro/2019) e, logo em seguida,foi destinado pelo governador para uma nova missão, a de ser o administrador de Samambaia (setembro/2019 a abril/2022).
Em 2023, foi convidado a exercer o cargo de administrador do Cruzeiro, cidade em que cresceu.

Gustavo Aires é o vice-presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), da regional do Distrito Federal.[next]

Foto: Divulgação

Administração Regional de Samambaia – Marcos Leite de Araújo

Nordestino, nascido em Coremas – PB, veio para Brasília ainda muito jovem, onde estabeleceu raízes, constituiu família, 3 filhos e 4 netos, reside há 45 anos na cidade que virou seu lar. Como profissão foi Policial Militar, gestor público, exerceu por 8 anos cargo na Presidência da República, na gestão Fernando Henrique Cardoso, foi administrador da Estrutural e chefe da estrutura do gabinete da prefeitura de Valparaíso.

Em sua trajetória sempre demonstrou grande senso de liderança, perfil articulador, conciliador, otimista e um forte senso de humanidade. Em Samambaia, almeja trabalhar próximo a comunidade, com uma gestão participativa onde os anseios da população serão ouvidos e o mais importante valorizando as lideranças da cidade.[next]

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Administração Regional de Santa Maria – Josiel França Penha Neto

Nesta terça-feira (14), tomou posse o novo administrador de Santa Maria, Josiel França Penha Neto, morador do condomínio Porto Rico de Santa Maria há mais de 20 anos, Josiel era o Diretor de Obras da Administração Regional desde 2020. Já bastante conhecido na cidade e entre os servidores, inclusive por sua simplicidade e simpatia.

Natural de São João Batista – MA, Josiel está em Brasília desde os 18 anos, aqui ele se formou e constituiu família, tem um filho de 12 anos e uma filha de 7 meses. Cursou engenharia civil na Unip – Universidade Paulista. E, hoje, com 39 anos já soma algumas experiências na área de atuação.

Desde 2020 atua como Diretor de Obras na Administração Regional de Santa Maria. De lá para cá, agarrou a oportunidade com muita garra e determinação, mostrou todo seu comprometimento e profissionalismo e exerceu com maestria sua função.

“Eu cheguei em Santa Maria, mais precisamente no Condomínio Porto Rico quando só tinha terra e poeira. Cheguei no início, nem água tinha. Acompanhei todo o crescimento e melhoria da cidade que adotei como a cidade do meu coração. E, agora, espero e vou me dedicar para melhorar ainda mais nossa região. Quero levar Santa Maria para outro patamar. Agradeço a oportunidade do Governo do Distrito Federal, conto com o apoio da comunidade e com a ajuda de toda a equipe da administração”, declara, Josiel França.[next]

Foto: Divulgação

Administração Regional de São Sebastião – Roberto Medeiros Santos

Natural de São João do Sabugi – RN, tem 59 anos, é casado, pai de dois filhos e avô de um neto.
Formado em Ciências Contábeis pela Associação de Ensino Unificado do DF-AEUDF. Foi servidor de carreira da STCB, onde ocupou, entre outros, os cargos de chefe de contabilidade e orçamento, gerente administrativo e diretor administrativo e financeiro.
Morador de São Sebastião-DF desde junho de 1992, é incentivador das ações sociais na comunidade, com destaque no esporte amador, onde é conhecido por Roberto Amigo de Todos.[next]

Foto: Arquivo pessoal

Administração Regional do Recanto das Emas – Carlos Dalvan Soares de Oliveira

Carlos Dalvan Soares de Oliveira é o típico brasiliense de raízes nordestinas que se destaca no cenário político local pelo seu jeito simples e pela humildade de seus atos.

O empreendedor de 34 anos se destaca como empresário do segmento de bares e restaurantes.

Em 2018 iniciou sua trajetória pública disputando uma vaga à Câmara Legislativa e pelo seu desempenho nas urnas foi convidado para assumir a Administração Regional do Recanto das Emas pelo Governador Ibaneis Rocha, e onde, permaneceu por três anos e meio.

Deixou o posto para concorrer às eleições de 2022 alcançando o expressivo número de 16.227 votos, tornando o Primeiro Suplente para Deputado Distrital do Partido AGIR.

O jovem gestor tem como bandeira melhorar a qualidade de vida da população e desenvolver cada vez mais projetos sociais voltados para a família brasileira, principalmente, aos mais vulneráveis.[next]

Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Administração Regional do Lago Sul – Rubens Santoro Neto

Nascido em Manaus, mudou-se para Brasília em 1972 e há 40 anos é morador do Lago Sul.

Formado em Direito, advoga desde 1985. Integrou, por mais de um mandato, a Comissão de Prerrogativas da OAB- DF e foi membro do Conselho da Associação de Advogados Trabalhistas. Foi também professor, no Ensino Superior, das disciplinas de Direito e Processo do trabalho.

Por escolha do governador Ibaneis Rocha, assumiu a Administração Regional do Lago Sul em janeiro de 2019.[next]

Foto: Divulgação

Administração Regional do Riacho Fundo – Fernando Siqueira Guimarães

Mais conhecido como Major Siqueira, é oficial da Polícia Militar do Distrito Federal. É bacharel em Direito pela Universidade Católica de Brasília e em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar de Brasília.

Tem MBA – Master Business Administration – em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Cursou pós-graduação em Psicologia Social, das Organizações e do Trabalho pela Universidade de Brasília (UnB).

Também concluiu Mestrado Profissional em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Policia Militar do Barro Branco (PMESP). Foi Comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar do DF, em 2020; e do 25º Batalhão de Polícia Militar do DF, em 2021.[next]

Foto: Lúcio Bernardo Jr/ Agência Brasília

Administração Regional do Riacho Fundo II – Ana Maria da Silva

Ana Maria é uma cearense de 55 anos, cristã, casada e mãe de 3 filhos. Moradora do Riacho Fundo II desde 1997, acampou na cidade para conseguir sua moradia. Assim como muitas mulheres brasileiras, criou seus filhos com dificuldade, muitas vezes contando com o auxílio de outras pessoas para alimentar a família. Com muita luta, assumiu o papel de mãe de família, trabalhando e estudando. Formou-se em pedagogia e pós-graduou-se em gestão pública. Em suas experiências profissionais, atuou como técnica em enfermagem e agente de saúde em 1998, secretária paroquial de 2003 a 2006 na Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, onde também atua servindo através da música.

Foi a primeira coordenadora do Conselho de Mulheres Cristãs do Brasil (CMCB), em 2016. Foi eleita três vezes conselheira tutelar no Riacho Fundo II, o que contabilizou 11 anos de atuação na área e, hoje exerce o cargo de administradora regional da mesma região administrativa, de 2019 a 2022. Sempre engajada em causas sociais na defesa dos direitos da comunidade, não mede esforços para ir à luta, orgulha-se de quem é: mulher simples e comprometida. Ana Maria vê na política uma possibilidade de transformar a vida das pessoas.[next]

Foto: Arquivo Agência Brasília

Administração Regional do Lago Norte – Marcelo Ferreira da Silva

É morador do bairro Taquari, no Lago Norte. Nasceu em Brasília, na cidade de Taguatinga, e escolheu o Lago Norte como sua moradia após casar-se.

Para Marcelo Ferreira a gestão pública é um grande desafio. “Administrar o Lago Norte é uma grande missão. Quero fazer desta cidade um espaço aconchegante, com qualidade de vida e melhor coletividade”.

“O Lago Norte é uma região afortunada por sua proximidade com o Lago Paranoá. Com suas nascentes naturais e a grande área de preservação ambiental, o Lago Norte possui uma vasta região composta por trilhas ecológicas, aqui respira-se natureza”.

“Não estou nessa trajetória sozinho. Queremos realizar uma gestão compartilhada com a sociedade civil e empresarial da região. Para isso estamos de portas abertas para recebermos sugestões e críticas também, por que não? A expectativa é de que possamos, durante nossa administração, conquistar uma cidade ainda melhor para se viver”.[next]

Foto: Arquivo pessoal

Administração Regional de Águas Claras – Mário Henrique Furtado Rocha de Sousa

É tenente-coronel do Corpo de Bombeiros. É formado em Engenharia Civil e Engenharia de Segurança e Pânico e pós-graduado em Gestão Pública. Esteve nos últimos dois anos como subsecretário de Infraestrutura da Secretaria de Saúde.[next]

Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Administração Regional da Candangolândia – Pablo de Sousa Valente Lima

Pablo Valente, 36 anos, brasiliense, despertou muito cedo seu interesse pela atividade política. Aos 14 anos foi presidente do grêmio estudantil de sua escola. Logo entrou para a Federação dos Estudantes Secundaristas de Brasília. Aos 16 anos, emancipado, juntou-se aos jovens da comunidade, fundando e presidindo a União Jovem da Candangolândia.

Cristão católico, atuou em várias pastorais e movimentos, especialmente na Renovação Carismática Católica, ingressando no movimento com apenas 11 anos de idade. Como missionário pregou em centenas de encontros e retiros por todo o Brasil. Seu ministério de evangelização foi marcado pelo resgate de vidas, restauração de famílias e o apoio a recuperação de jovens dependentes químicos em centenas de comunidades terapêuticas assistidas e apoiadas por ele no DF e em outros estados.

Seu trabalho social com famílias carentes e especialmente com os jovens dependentes químicos, aliado à sua luta em defesa da vida, da família e dos valores cristãos, deram a ele o reconhecimento e o apoio de líderes religiosos católicos, evangélicos e de outras denominações.

De família humilde e numerosa, é casado com Fernanda Barbieri Valente (29), filho do bombeiro militar, Paulo Valente e da dona de casa Eulina Gomes, ele é o quinto de um total de nove irmãos. Do dia que saiu da maternidade até o dia de hoje, Pablo Valente mora na Candangolândia. Foi criado no conjunto A da quadra 04, onde mora até hoje, conservando o orgulho de ser nascido, criado e de nunca ter saído da cidade.

Foi diretor de cultura, esporte e lazer, da Administração da Candangolândia, Presidente da Federação dos Estudantes Secundaristas do DF, assessor parlamentar na Câmara Legislativa e no Congresso Nacional.

Pablo também foi presidente da Juventude Progressista do Distrito Federal, vice presidente nacional e membro do diretório nacional do partido, PP, onde disputou as eleições de 2010 e 2018.

Em 2017, no Governo Temer, foi convidado pela UNESCO e a Secretária Nacional de Juventude da Presidência da República, para ser um dos coordenares do Programa ID Jovem no Brasil, tendo sido o responsável direto pelos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O programa federal ainda hoje tem levado justiça social, acesso cultural e mobilidade para mais de 7 milhões de jovens de baixa renda em todo o Brasil.

Em 03 de janeiro de 2022, foi nomeado pelo governador Ibaneis Rocha, como Administrador Regional da Candangolândia – RA XIX.[next]

Foto: Arquivo

Administração Regional do Sudoeste/Octogonal – Reginaldo Sardinha

Reginaldo Sardinha é formado em Direito e pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal. Ingressou por meio de concurso público, em 1999, na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Foi diretor do Centro de Progressão Penitenciária (CPP). Em 2015, foi convidado para chefiar o Gabinete da Administração Regional do Cruzeiro e, no ano seguinte, foi nomeado Administrador Regional da cidade, bem como do Sudoeste/Octogonal.

Em 2018, se filiou ao Avante, partido pelo qual, com uma campanha destacada pelo baixo custo, conquistou uma vaga de Deputado Distrital na CLDF. Durante o mandato, foi eleito, por duas vezes, presidente da Comissão de Constituição e Justiça e, no segundo biênio, para o cargo de Terceiro Secretário da Mesa Diretora (2021/2022).[next]

Foto: Divulgação

Administração Regional do Varjão – Daniel Damasceno Crepaldi

Nascido em São Paulo, tem 41 anos, está há mais duas décadas em Brasília. Ele é sociólogo e professor da secretaria de educação.

Crepaldi já esteve como subsecretário de transferência de renda (SEDHS), subsecretário de educação básica (SEE) e também já ocupou a administração do Sudoeste.

Em sua nova função, Crepaldi espera trazer para os moradores respostas às demandas da cidade, com soluções rápidas aos problemas apontados pela população. Parceria com a comunidade, esta é a base do seu trabalho no Varjão, para isso deixará as portas da Administração do Varjão à disposição dos moradores.[next]

Foto: Arquivo pessoal

Administração Regional do Park Way – Deusdete Soares Benevides

Natural de Brasília, atua como empresário. Já foi candidato a deputado distrital. Em Goiás, concorreu como vereador e prefeito de Águas Lindas.[next]

Foto: Divulgação

Administração Regional do SCIA e Estrutural – Alceu Prestes de Mattos

Alceu Prestes de Mattos, nasceu em Santiago/RS, ingressou no serviço público como perito papiloscopista da Policia Civil.

Na Polícia Civil, ocupou várias funções de chefia, entre as quais se destacou na função de diretor do Instituto de Identificação, quando instituiu o controle na emissão das carteiras de identidade. Além disso, foi presidente da Associação Brasiliense de Peritos Papiloscopistas da instituição.

Fez parte da Agência Brasileira de Inteligência do Governo Federal, contribuindo para o aperfeiçoamento da segurança nacional.

A história do administrador Alceu com a cidade Estrutural, teve início na gestão do saudoso governador Joaquim Roriz, na ocasião em que foi nomeado Chefe de Gabinete do primeiro administrador da RA, Mario André Machado Carvalho e em seguida tornou-se Administrador da cidade.

No GDF, Alceu Prestes já ocupou outros cargos de relevância. Foi chefe de gabinete da Administração Regional de Santa Maria, por duas vezes, subsecretário de habitação, além de uma curta passagem pela diretoria do Metrô/DF.

De volta a cidade Estrutural, o administrador, Alceu Prestes terá a missão de dar continuidade aos projetos do executivo e estreitar os laços entre as duas forças políticas do Distrito Federal junto à comunidade, tarefa fácil tendo em vista Alceu conhecer cada liderança, bem como entender dos problemas enfrentados pelos moradores.[next]

Foto: Arquivo pessoal

Administração Regional do Jardim Botânico – Aderivaldo Martins Cardoso

Natural de Dianópolis (TO), é policial militar. Foi assessor especial de Gabinete na Secretaria de Segurança Pública e da Paz. Nas eleições de 2022 foi candidato ao cargo de deputado federal.

Oficial da Polícia Militar do Distrito Federal, possui Especialização em Segurança Pública e Cidadania (2010) pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UNB), Bacharelado em Arquivologia pela UNB (2005), Registro Profissional nº 3255/DF.

Participou do Programa de Desenvolvimento Gerencial ministrado pela FGV (2012).

Tem experiência na área de Segurança Pública e Cidadania, com ênfase em Sociologia, Policiamento Comunitário e Chefia e Liderança, áreas em que foi instrutor em diversos cursos da Polícia Militar do Distrito Federal.

Autor do Livro: Policiamento Inteligente – Uma análise dos Postos Comunitários no DF (2011). Também é Jornalista, Registro Profissional nº 11513/DF. Graduado em Licenciatura em História pela Faculdade Anhanguera.

Já atuou como Assessor Parlamentar na Câmara Legislativa do DF (2011), Assessor Especial do Gabinete da Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social do DF (2015), Força Nacional de Segurança Pública, em especial na Inspetoria Geral da Força Nacional (2010), onde atuou em funções de Inspetoria, Corregedoria e Ouvidoria, Instrutor da disciplina Fundamentos Históricos da PMDF no CFP VI (2019) e CFP VII (2020), Chefe da Comunicação Social do Colégio Militar Tiradentes (2018/2019), Subcomandante Disciplinar e Supervisor Disciplinar do Colégio Cívico-Militar (CCMDF) CED 07 da Ceilândia-DF (2019/2022), Comandante Disciplinar do Colégio Cívico Militar – CCMDF CED 01 da Cidade Estrutural.[next]

Foto: Tony Oliveira / Agência Brasília

Administração Regional do Itapoã – Raimundo Risonaldo Paz

Foi assessor especial das secretarias de Governo, Desenvolvimento Social e Entorno e ocupou o cargo de chefia de Gabinete das Administrações do Paranoá e Itapoã. Assumiu a administração em agosto de 2022.[next]

Foto: Arquivo pessoal

Administração Regional do Setor de Indústria e Abastecimento – Raphael Eugênio Marques Honorato Assunção

É casado, têm duas filhas, morador de Vicente Pires e cursa Psicologia. Foi assessor parlamentar na Câmara Legislativa de 2018 a 2022, onde contribuiu de maneira significativa para o desenvolvimento do órgão, sempre com foco em uma gestão participativa e melhorias para a sociedade.Também já exerceu a função de corretor de imóveis e apresentador de TV.

A prioridade do administrador é atender as demandas dos empresários, comerciantes e de toda a população da cidade. O Setor de Indústria e Abastecimento tem o polo econômico muito importante na capital. A região é responsável por 56% da arrecadação de ICMS do DF graças às indústrias e aos centros comerciais instalados na área, segundo estimativa da Codeplan. Cerca de 300 mil pessoas circulam pelo SIA todos os dias.[next]

Foto: Arquivo pessoal

Administração Regional de Vicente Pires – Gilvando Galdino Fernandes

Brasiliense, pastor, morador de Vicente Pires Gilvando Galdino Fernandes, casado a 35 anos e pai de 4 filhos, teve sua vida pública iníciada em 1998, quando conheceu o Deputado Pr. Daniel de Castro. Foi assessor do vice-governador Benedito Domingos, trabalhou com o governador Joaquim Roriz e José Roberto Arruda, assessoriou os ex-deputados Ronaldo Fonseca e João Campos.

Gilvando Galdino também foi diretor de atendimento ao usuário no Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), delegado Federal de Agricultura e superintendente de agricultura, administrador de Taguatinga e secretário de planejamento de Águas Lindas de Goiás. Dentre outros cargos que dão a ele um vasto conhecimento na administração pública.[next]

Foto: Divulgação

Administração Regional da Fercal – Fernando Gustavo Lima da Silva

É formado em Administração, pós-graduado em Direito Público, Gestão Pública e Direito Administrativo. Tem 20 anos de atuação no serviço público, com passagens pela Câmara Legislativa e Instituto de Previdência. Está à frente da administração da Fercal desde 2019.[next]

Foto: Divulgação

Administração Regional de Arniqueira – Telma Rufino

Telma Rufino foi a primeira gerente do Setor Habitacional Arniqueira em 2008 e no final de 2019 retornou para ser a primeira administradora da Região Administrativa de Arniqueira, onde ficou a frente da gestão da cidade até 01 de abril de 2022. Eleita Deputada Distrital em outubro de 2014, Telma Rufino assumiu o segundo mandato até novembro último.

Telma foi Presidente da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) por quatro mandatos consecutivos e Procuradora (2015-1016) e Vice Procuradora (2017-2018) da Procuradoria Especial da Mulher, pasta criada em 2013, e que na CLDF tem como objetivo atuar em prol da defesa, da fiscalização e proposição de Leis e medidas em defesa do gênero, combatendo à violência doméstica, o preconceito e reduzindo as desigualdades.[next]

Foto: Divulgação

Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol – Cláudio Ferreira Domingues

Advogado, casado e pai de três filhos, Cláudio Ferreira Domingues, nascido e criado na maior cidade do Distrito Federal – Ceilândia, já trabalhou na Administração Regional de Taguatinga, onde exerceu a função de Assessor em 2006. Foi Chefe de Gabinete na Administração Regional de Ceilândia em 2019.

Administrador na Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol em 2020 e no ano de 2022 retornou à Administração Regional de Ceilândia como Administrador Regional. Também trabalhou na Câmara Legislativa do Distrito Federal como Chefe de Gabinete do Deputado Distritral Delegado Fernando Fernandes. Agora, retorna à Administração Regional do Sol Nascente e Pôr do Sol como administrador regional.

Frase do Administrador: “Acreditar, Lutar e Vencer”.

FONTE: BLOG EGNEWS | EDIÇÃOTRIBUNA DO BRASIL

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil