TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

PV, PSOL, PT, PSB, REDE e Movimentos Sociais do DF protocolam pedidos de IMPEACHMENT contra IBANEIS ROCHA

Câmara recebe três pedidos de impeachment de Ibaneis e um quarto deve ser protocolado ainda nesta segunda (9) Um dos pedidos foi apresentad...

Câmara recebe três pedidos de impeachment de Ibaneis e um quarto deve ser protocolado ainda nesta segunda (9)

Um dos pedidos foi apresentado pelo Psol/PT/Rede | Foto: Carlos Gandra/CLDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal já recebeu nesta segunda-feira (9) três pedidos de impeachment do governador Ibaneis Rocha, por possível omissão e prevaricação na atuação que resultou ontem na depredação e vandalismo das sedes dos três poderes da República. Um quarto pedido deverá ser protocolado no final do dia de hoje, conforme anunciou o PSB/DF.

O governador Ibaneis Rocha foi afastado do cargo na madrugada desta segunda-feira, também acusado de omissão, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. De acordo com a decisão do magistrado, o afastamento inicial será de 90 dias. Os pedidos foram apresentados pelo Partido Verde; Psol/PT/Rede e movimentos sociais; e por dois advogados. O quarto pedido será protocolado pelo PSB ainda nesta segunda-feira.

O pedido do PV foi protocolado pelos dirigentes e lideranças do partido, entre eles Leandro Grass, ex-distrital e candidato ao GDF, e Reginaldo Veras, deputado federal eleito. No documento, o PV acusa Ibaneis Rocha de “prevaricação, crimes de obstrução de Justiça, crimes contra o estado democrático de direito e crimes de responsabilidade”.

Já o pedido apresentado por Psol/PT/Rede conta com 48 signatários, entre eles os deputados distritais Fábio Felix (Psol), Max Maciel (Psol), Chico Vigilante (PT), Ricardo Vale (PT) e Gabriel Magno (PT), a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) e representantes de movimentos sociais, como, por exemplo, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). Lideranças locais e nacionais dos partidos participaram da apresentação do documento, que acusa o governador Ibaneis Rocha de crime de responsabilidade.

A presidente do Psol/DF, Teresinha Monteiro Oliveira, acusou Ibaneis Rocha de “cumplicidade” com os manifestantes radicais, que depredaram os palácios da Praça dos Três Poderes. Para ela, a única maneira de apagar o que aconteceu ontem é a aprovação do pedido de impeachment do governador Ibaneis Rocha.

Um terceiro pedido com o mesmo teor foi protocolado pelos advogados Rodolfo Roberto Prado e André Luiz Figueira Cardoso. Os advogados acusam o governador de omissão e prevaricação, o que, segundo eles, configuraria crime de responsabilidade.

Luís Cláudio Alves - Agência CLDF

FONTE: AGÊNCIA CLDF | EDIÇÃOTRIBUNA DO BRASIL

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil