TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Vacinas da COVID-19 desenvolvidas com mRNA apresentam efeitos colaterais em CRIANÇAS, segundo UE

UE registra mais de mil casos de miocardite em crianças vacinadas contra covid Um dos efeitos colaterais das vacinas com mRNA é a inflamação...

UE registra mais de mil casos de miocardite em crianças vacinadas contra covid

Um dos efeitos colaterais das vacinas com mRNA é a inflamação no coração
Vacinas da Pfizer e da Moderna são feitas com a técnica de mRNA | Foto: Reprodução/Redes sociais
Vacinas da Pfizer e da Moderna são feitas com a técnica de mRNA | Foto: Reprodução/Redes sociais

Divulgado no sábado 17, um balanço dos serviços de saúde da União Europeia (UE) revelou que pouco mais de mil crianças (entre 5 e 11 anos) vacinadas contra a covid-19, cujos imunizantes usam a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), apresentaram miocardite e pericardite.

Entre as vacinadas com a Comirnaty, vacina da Pfizer, foram 901 casos; entre os vacinados com a Spikevax, da Moderna, 106. Ao todo, 16 milhões de crianças foram vacinadas com a Pfizer e 35 milhões, com a Moderna. “Não foram identificados casos de miocardite em crianças entre os 6 meses a 4/5 anos de idade”, diz o relatório da UE.

A miocardite e a pericardite são doenças inflamatórias do coração que se manifestam geralmente por falta de ar, dor no peito e batimento cardíaco intenso, que pode ser irregular (palpitações).

De acordo com o comunicado, os casos referidos pelo Comitê de Avaliação do Risco em Farmacovigilância da Agência Europeia de Medicamentos “foram observados maioritariamente nos 14 dias subsequentes à vacinação, mais frequentemente após a segunda dose e em jovens adultos do sexo masculino”.

O texto informa que, “de acordo com os dados disponíveis, o desenvolvimento de miocardite e pericardite após a vacinação segue um perfil clínico típico, geralmente com melhoria após descanso ou tratamento”. 

Em Portugal, a Direção Geral de Saúde do Ministério da Saúde publicou na semana passada, em seu site, uma recomendação aos profissionais de saúde para terem atenção a sinais e sintomas de miocardite e pericardite nas crianças nos primeiros 14 dias depois de receberem a nova vacina contra a covid-19 da Pfizer.

No Brasil, ainda em 2021, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária alertou, em julho de 2021, para casos de miocardite e pericardite registrados em outros países em decorrência da vacinação com imunizantes com mRNA.

FONTE: REVISTA OESTE | EDIÇÃOTRIBUNA DO BRASIL

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil