TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - 1200x250 - Colégio Objetivo

Embaixadora e auxiliares da Embaixada da Venezuela encerram missão diplomática no Brasil, mas não voltarão à Venezuela

O futuro dos diplomatas de Juan Guaidó no Brasil Embaixadora e auxiliares encerram missão oficial no país Em Brasília, o presidente da Venez...

O futuro dos diplomatas de Juan Guaidó no Brasil

Embaixadora e auxiliares encerram missão oficial no país
Em Brasília, o presidente da Venezuela, Juan Guaidó, promete anistiar militares e civis, atualmente leais ao governo de Nicolás Maduro, que decidirem apoiar sua interinidade - 28/02/2019 | Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Em Brasília, o presidente da Venezuela, Juan Guaidó, promete anistiar militares e civis, atualmente leais ao governo de Nicolás Maduro, que decidirem apoiar sua interinidade - 28/02/2019 | Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A embaixadora da Venezuela no Brasil, María Teresa Belandria, encerra a sua missão no país nesta segunda-feira, 26. Ela assumiu o cargo em 2019, depois de o presidente Jair Bolsonaro conceder à professora universitária as credenciais diplomáticas para representar Juan Guaidó. Com a eleição de Lula, contudo, María Teresa não vai continuar na função que exerce há três anos.

O destino da diplomata, do ministro-conselheiro Tomás Silva e dos auxiliares voluntários é incerta, mas voltar à Venezuela não está nos planos, por ora.

Mesmo reconhecido por Bolsonaro, o grupo de Juan Guaidó nunca ocupou a Embaixada da Venezuela, ainda usada por aliados do ditador Nicolás Maduro. No início de 2020, o então ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, determinou a expulsão dos 15 funcionários chavistas do local. A pedido do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, manteve os socialistas no edifício em Brasília.

Após o resultado do segundo turno, Lula anunciou a retomada de relações com Maduro, que chegou a ser convidado para a posse do petista. O objetivo do presidente eleito é restabelecer laços com os socialistas e fortalecer o regime.

“A Embaixada da República Bolivariana da Venezuela agradece a colaboração das ilustres missões diplomáticas e aos organismos internacionais acreditados na República Federativa do Brasil, reiterando os nossos protestos da mais alta estima e consideração”, informou a embaixada.

FONTE: REVISTA OESTE | EDIÇÃOTRIBUNA DO BRASIL

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil