TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - 1200x250 - Colégio Objetivo

Feira do Livro de Brasília traz projeto para fomentar o interesse cívico dos alunos de escolas públicas do DF

  Semeando Brasília no coração dos estudantes Feira do Livro de Brasília fomenta o Turismo cívico-pedagógico com ação inédita para acolher e...

 Semeando Brasília no coração dos estudantes

Feira do Livro de Brasília fomenta o Turismo cívico-pedagógico com ação inédita para acolher estudantes da rede pública do DF e de municípios da RIDE



O melhor presente pode ser uma experiência que vamos viver e carregar conosco sempre, em nossas melhores memórias. Descobrir uma Brasília pulsante, histórica e marcante, por exemplo. Inspirada por essa ideia, a Feira do Livro de Brasília realizará um  projeto inédito estruturado para diversificar a oferta e dinamizar a atividade turística na capital do Brasil, o Feira do Livro de Brasília - VIVA BSB.  Na terça (22/11),  das 14h às 17h30, os alunos da Escola Classe 39 de Taguatinga (Qnc 15 Ae 15/17 ) serão os primeiros a desfrutarem do projeto, que receberá seis escolas e beneficiará 1080 alunos.  
 
O projeto vai promover a ampliação do acesso gratuito a um programa de visitação cívico-pedagógica orientado ao atendimento de estudantes dos ensinos Fundamental I e II,  de escolas públicas do Distrito Federal e de municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do DF (RIDE/DF). Por meio de um Termo de Fomento, o projeto é apoiado pela Secretaria de Turismo do DF. 

O produtor do "Feira do Livro de Brasília - VIVA BSB ", Jorge Luiz,  fala que esta primeira edição pretende impulsionar a presença do turismo no ambiente escolar, evidenciando as potencialidades da educação  ao turismo na capital federal, para escrever uma página inédita na memória do cidadão do DF, por meio de uma abordagem mais abrangente e inclusiva para o turismo local.

"Priorizararemos o atendimento presencial, de forma inclusiva, participativa e sustentável, de 720 estudantes de escolas públicas do DF e 360 de escolas públicas de municípios da RIDE/DF.  O projeto norteia-se pelo princípio de que a experiência turística proporcionada aos estudantes deverá ir além da fruição de um mero passeio ou de um momento de lazer", explica o produtor.

Ele também afirma que para o projeto, os estudantes beneficiados residentes em Regiões Administrativas mais distantes do Plano Piloto e em Municípios circunvizinhos, são sujeitos dotados dos mesmos direitos turísticos que quaisquer cidadãos procedentes de outros estados, regiões brasileiras e países.

Pertencimento
As atividades turístico-pedagógicas oferecidas pelo "Feira do Livro de Brasília - VIVA BSB" foram especialmente concebidas para estimularem o fortalecimento dos vínculos de pertencimento com os monumentos tombados da capital federal, ultrapassando os limites territoriais das escolas e convertendo a Esplanada dos Ministérios em sala de aula a céu aberto.


Atividades e Roteiro

O roteiro das visitações prevê que o ponto de partida dos passeios seja o Complexo da Torre de TV, que será convertido em espaço pedagógico, por meio da instalação de uma estrutura de 450m² em formato de arena destinada a ancorar a programação, dotada de estrutura de sonorização, iluminação e mobiliário.

Contadores de histórias e guias turísticos especializados protagonizarão o acolhimento dos estudantes e as contações de histórias. Eles farão a mediação dos conteúdos, adotando temas e histórias orientados para ampliarem as oportunidades de construção de conhecimentos sobre Brasília, para os estudantes.

Do mirante da Torre, é possível avistar a Esplanada dos Ministérios e o Congresso Nacional, o Parque da Cidade, o Estádio Nacional, o Autódromo Nelson Piquet, além de muitos outros pontos importantes de Brasília.

Após o acolhimento e a imersão panorâmica materializada no Mirante, terá início o tour de ônibus, momento em que os Guias Turísticos mediarão o passeio oferecendo aos estudantes, informações sobre personalidades, monumentos e fatos históricos relevantes.

O tour irá rumo à Esplanada dos Ministérios, até o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Casa de Chá, localizado na Praça dos Três Poderes, onde os estudantes serão recebidos para uma roda de conversa com os Guias e professores e será servido o lanche.


Cronograma

O Cronograma de realização prevê que, ao longo de seis dias de programação, sejam atendidas seis escolas, sendo uma por dia e 180 estudantes por escola. Os estudantes serão acompanhados por professores e monitores. O projeto oferecerá 24 ônibus para o atendimento das escolas, sendo quatro por dia. O agendamento das visitas será feito por meio de carta convite feita pelo projeto às escolas

Escola

Região Administrativa

Estudantes Beneficiados

Dia de visitação

EC 39

Taguatinga

180

22 de novembro de 2022

EC 18

Ceilândia

180

23 de novembro de 2022

EC 42

Taguatinga

180

25 de novembro de 2022

CEF 301

Recanto das Emas

180

29 de novembro de 2022

 

 

Escola

Município - RIDE

Estudantes Beneficiados

Dia de visitação

Colégio Estadual Professor Benedito Vieira de Sá

Lago Azul – Novo Gama

180

01 de dezembro de 2022

Colégio Estadual Marajó

Valparaíso de Goiás

180

02 de dezembro de 2022


FONTE: AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil