TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

TBR | A humanidade está por um fio de desentendimento para uma aniqulilação nuclear, segundo chefe da ONU

A humanidade está ‘a um mal-entendido da aniquilação nuclear’, diz chefe da ONU Segundo António Guterres, o mundo atravessa um momento de pe...

A humanidade está ‘a um mal-entendido da aniquilação nuclear’, diz chefe da ONU
Segundo António Guterres, o mundo atravessa um momento de perigo nuclear não visto desde o auge da Guerra Fria

À medida que as tensões geopolíticas atingem novos picos e alguns governos gastam bilhões em armas nucleares, sob o falso discurso de assegurar paz e segurança, os países devem manter a norma de quase 80 anos contra o uso de tais dispositivos. A afirmação partiu do secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, que falou em Nova York na segunda-feira (1º).

O chefe da ONU se manifestou na abertura da Décima Conferência de Revisão das Partes do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares, que vai até 26 de agosto. Ele destacou alguns dos desafios atuais para manter a paz e a segurança globais, com o mundo sob maior estresse devido à crise climática, às desigualdades gritantes, a conflitos e violações de direitos humanos, bem como à devastação causada pela pandemia do Covid-19.

Guterres disse que a reunião ocorre em um momento de perigo nuclear não visto desde o auge da Guerra Fria. “As tensões geopolíticas estão atingindo novos máximos. A competição supera a cooperação e a colaboração. A desconfiança substituiu o diálogo e a desunião substituiu o desarmamento. Os Estados estão buscando uma falsa segurança para estocar e gastar centenas de bilhões de dólares em armas apocalípticas que não têm lugar em nosso planeta”, disse ele.
Bomba nuclear Mark 7 no Museu Nacional da Força Aérea dos EUA, em Ohio (Foto: Wikimedia Commons)

Atualmente, quase 13 mil armas nucleares estão sendo mantidas em arsenais em todo o mundo. “Tudo isso em um momento em que os riscos de proliferação estão crescendo e as proteções para evitar a escalada estão enfraquecendo. E quando as crises, com conotações nucleares, estão apodrecendo, do Oriente Médio e da Península Coreana. à invasão da Ucrânia pela Rússia e a muitos outros fatores ao redor do mundo”.

Ele disse ainda que a humanidade está a “apenas um mal-entendido, a um erro de cálculo da aniquilação nuclear”. E sublinhou a importância do tratado de não proliferação, dizendo que é necessário “tanto quanto sempre”, enquanto a reunião de revisão oferece uma oportunidade “para colocar a humanidade em um novo caminho em direção a um mundo livre de armas nucleares”.
Cinco diretrizes

Guterres delineou cinco áreas de ação, começando pelo reforço e reafirmação da norma contra o uso de armas nucleares, que exige um compromisso firme de todas as partes do tratado. “Precisamos fortalecer todas as vias de diálogo e transparência . A paz não pode se firmar sem confiança e respeito mútuo”, disse.

Os países também devem “trabalhar incansavelmente” para o objetivo de eliminar as armas nucleares, que começa com um novo compromisso de reduzir seus números. Isso também significará reforçar os acordos e marcos multilaterais sobre desarmamento e não proliferação, o que inclui o importante trabalho da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica). 

Para seu terceiro ponto, Guterres concentrou-se na necessidade de abordar as “tensões latentes” no Oriente Médio e na Ásia.  “Ao adicionar a ameaça de armas nucleares aos conflitos duradouros, essas regiões estão se aproximando da catástrofe. Precisamos redobrar nosso apoio ao diálogo e à negociação para aliviar as tensões e forjar novos laços de confiança em regiões que viram muito pouco”, afirmou.  

O secretário-geral também pediu a promoção do uso pacífico da tecnologia nuclear, como para fins médicos, como um catalisador para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). E, por fim, instou os governos a cumprir todos os compromissos pendentes no tratado” e mantê-lo adequado para o propósito nestes tempos difíceis”.
A questão ucraniana

Rafael Mariano Grossi, chefe da AIEA, órgão de vigilância nuclear da ONU, falou sobre como o “espectro da guerra” trouxe uma nova e inesperada dimensão à segurança nuclear na Ucrânia. Segundo ele, com quase seis meses de guerra, é possível citar sete pilares de segurança nuclear que nunca devem ser violados.

Eles incluem o respeito à integridade física das usinas nucleares e a garantia de que o pessoal possa desempenhar suas funções sem pressão indevida. “Todos esses sete princípios foram pisoteados ou violados desde que este trágico episódio começou”, disse ele na conferência.

Embora a AIEA tenha conseguido trabalhar com a Ucrânia para restaurar os sistemas de Chernobyl, local do desastre de 1986, Grossi pressiona por uma missão à usina de Zaporizhzhya, a maior do país, ocupada por forças russas. “Estamos prontos para ir”, disse ele. “Esperamos poder ir a Zaporizhzhya porque, se algo acontecer, só nos culparemos por isso. Não é uma catástrofe, não é um terremoto ou tsunami. Será nossa própria inação a culpada”.

Grossi também abordou outras questões, inclusive relacionadas ao monitoramento do programa nuclear do Irã. “Sabemos que, para podermos dar as garantias necessárias e confiáveis ​​de que todas as atividades na República Islâmica do Irã são de uso pacífico, precisamos trabalhar em colaboração com eles”, disse. “Pode ser feito, temos feito isso no passado, mas precisamos – e digo isso muito claramente – precisamos ter o acesso que seja compatível com a amplitude e a profundidade desse programa nuclear.”

A situação na Coreia do Norte também continua sendo uma preocupação, e ele expressou esperança de que os inspetores da AIEA possam retornar ao país.

Conteúdo adaptado do material publicado originalmente em inglês pela ONU News

FONTE: AREFERENCIA.COM | EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4

UMA MARCA DO GRUPO

*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES*

*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/

*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.BR/

*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR

*e-Mail*: grupoM4.contato@gmail.com

#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #riograndedonorte #santacatarina #jornalista #andersonmiranda #noticias #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #prefeitosevereadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #pautanacional  #consultarimoveis #jornalismo


Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil