TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - 1200x250 - Colégio Objetivo

TBR | Aprovado PL do Dep. Rodrigo Delmasso que institui o "SELO ANTICORRUPÇÃO" para empresas do DF

Comissão de Fiscalização aprova proposta anticorrupção De acordo com a proposta do deputado Delmasso, os programas de integridade das empres...

Comissão de Fiscalização aprova proposta anticorrupção
De acordo com a proposta do deputado Delmasso, os programas de integridade das empresas terão a qualidade atestada por meio do selo anticorrupção

Foto: Reprodução/TV Câmara Distrital

Em reunião na manhã desta quinta-feira (24), a Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle da Câmara Legislativa aprovou a criação do selo anticorrupção para as empresas que adotarem programas de integridade. O PL 1.237/2020, do deputado Delmasso (Republicanos), tem por finalidade a adoção, pelo Distrito Federal, de mecanismos destinados ao controle de qualidade do "compliance".

De acordo com a proposta, os programas de integridade das pessoas jurídicas terão a qualidade atestada por meio do selo anticorrupção. Pela legislação em vigor, o DF vai conferir o selo às empresas que estejam alinhadas aos artigos 41 e 42 do Decreto Federal nº 8.420, o qual regulamenta a Lei no 12.846/2013, que dispõe sobre a responsabilização administrativa de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública.

O parlamentar argumenta que a Lei da Empresa Limpa ou Lei Anticorrupção, (Lei federal nº 12.846/2013) incorporou ao ordenamento jurídico brasileiro disposições presentes em outros países, como os EUA e o Reino Unido, prevendo a aplicação de pesadas multas para empresas envolvidas em práticas corruptas e o incentivo à adoção de mecanismos preventivos, os programas de "compliance", chamados na lei brasileira de programas de integridade.

“É um mecanismo que visa estimular as melhores práticas para a efetivação de um valor contra a corrupção que, neste momento, tanto assola a nação”, afirmou Delmasso.

Do mesmo modo, em parecer favorável à matéria, o deputando Leandro Grass (Rede) reforçou que o selo anticorrupção busca “premiar as empresas que agem dentro dos princípios da legalidade e moralidade, levando-as a revisão de políticas internas, código de ética e conduta e gestão de risco, para obter uma difusão da cultura da integridade no ambiente da empresa, evitando a difusão desta prática perversa de corrupção, que deve ser extirpada nas relações entre público e privado”.

Esta posição foi corroborada ainda pelo deputado José Gomes (PTB): “Onde há fiscalização e controle a corrupção não chega”. A proposta segue para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e do plenário da Casa.

Transparência

Também do deputado Delmasso, o colegiado aprovou o PL 1.683/2021, que institui a Política Distrital de Promoção da Transparência. O objetivo é evitar a prática de atos lesivos ao patrimônio e ao erário público, através do aperfeiçoamento da divulgação de informações e fortalecimento dos métodos e sistemas de controle. Antes de ir a plenário, o projeto passará pela análise das comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Assuntos Fundiários (CAF), Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) e Assuntos Sociais (CAS).

Com tradução simultânea em Libras, a reunião de hoje foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Distrital (canal 9.3) e Youtube.

Franci Moraes - Agência CLDF

FONTE: AGÊNCIA CLDF EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4

UMA MARCA DO GRUPO

*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES*

*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/

*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.BR/

*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR

*e-Mail*: grupoM4.contato@gmail.com

#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #riograndedonorte #santacatarina #jornalista #andersonmiranda #noticias #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #prefeitosevereadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #pautanacional  #consultarimoveis #jornalismo

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil