TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - 1200x250 - Colégio Objetivo

TBR | Desvalorização Imobiliária: Quer saber o que pode acontecer com o valor do seu imóvel? Clica aqui!

  Os principais motivos da desvalorização imobiliária Inevitável? Gradativa? Reversível? O que é a desvalorização imobiliária? Confira nesse...

 Os principais motivos da desvalorização imobiliária

Inevitável? Gradativa? Reversível? O que é a desvalorização imobiliária? Confira nesse artigo os principais aspectos da desvalorização e entenda se esse é um acontecimento inevitável no futuro do seu imóvel.

Entendendo o que é a desvalorização imobiliária

De maneira resumida a desvalorização imobiliária ocorre quando o imóvel sofre uma redução em seu valor de venda. A ideia de que um imóvel se valorize com o tempo é bastante difundida no mercado imobiliário, ainda assim é praticamente inevitável que o bem sofra algum tipo de desvalorização em seu valor.

Ao avaliar um imóvel são utilizados critérios e métodos para a definição de quanto vale aquele bem, e alguns itens avaliados estão diretamente ligados à depreciação do imóvel.

O conceito de depreciação do imóvel leva em conta não somente o processo de deterioração físico natural, mas também ao processo de depreciação econômico que pode ser desencadeado por outros fatores.

Não se pode ignorar a desvalorização do imóvel ao se realizar uma negociação, o processo de depreciação de imóveis é determinante no valor final de um bem. Photo by Tierra Mallorca / Unsplash

Depreciação de imóveis: natural e inevitável?

Não se pode ignorar a desvalorização do imóvel ao se realizar uma negociação, o processo de depreciação de imóveis é determinante no valor final de um bem.

Ainda que um imóvel possa sofrer alguns desgastes inevitáveis com o passar dos anos, há alguns pontos relevantes no processo de depreciação que fogem da possibilidade de controle do proprietário, tais como:

· Excesso de ofertas na região: quando um imóvel está em uma região com um número elevado de opções, o valor do bem tende a cair visto a grande quantidade de outros imóveis disponíveis. O aumento na oferta de imóveis em uma mesma região tende a influenciar na queda do preço.

· Infraestrutura do entorno: a infraestrutura ao redor influencia na desvalorização do imóvel. Calçamento em mal estado, iluminação precária da via pública, dificuldade de acesso ao transporte coletivo e outros pontos são decisivos na decisão de compra. No artigo de António José de Sousa Pereira para mestrado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, ele ressalta “Os fatores locais e ambientais influenciam de forma determinante a qualidade de vida dos residentes, sendo um dos aspetos mais importantes a considerar na aquisição de um imóvel.”. Assim, quanto pior o entorno mais baixo o preço do imóvel.

· Poluição Sonora: um imóvel localizado em um ambiente próximo a grandes avenidas ou casas de show por exemplo, recebe um alto índice barulhos externos. Esse fator leva a alta rotatividade de inquilinos dificultando a negociação o que aumenta a depreciação do valor do imóvel para venda.

Ainda que alguns fatores externos possam interferir no valor do imóvel, há alguns itens que levam a desvalorização imobiliária, mas estão ao alcance do proprietário melhorar ou não.

Alguns fatores são decisivos na hora da negociação de um imóvel, a presença de alguns deles pode fazer o preço de um imóvel despencar. Photo by Simone Pellegrini / Unsplash

Fatores decisivos na desvalorização imobiliária

Alguns fatores são decisivos na hora da negociação de um imóvel, a presença de alguns deles pode fazer o preço de um imóvel despencar. Confira alguns deles:

Falta de manutenção

Pense comigo: se ao procurar um imóvel para aquisição você se deparar com uma propriedade com sérios problemas estruturais e hidráulicos, fiação elétrica antiga, paredes com rachaduras e pintura gasta… qual o primeiro pensamento que virá à sua mente? Bem, nesse caso muitas pessoas pensariam no valor a ser investido na reforma caso adquira esse imóvel. Essa percepção gerada ao primeiro olhar sem dúvida influencia na negociação. O valor do imóvel vai ficar abaixo do esperado devido a necessidade de reparos futuros. Alguns itens devem sempre ser revisados: hidráulica, elétrica, acabamentos em bom estado são essenciais para que um imóvel não sofra tanto com desvalorização.

Documentação

Um imóvel com a documentação irregular gera insegurança nas negociações. Em um processo que passa por inúmeras burocracias, a documentação atrasada ou incompleta pode gerar uma queda no valor do imóvel visto a possível dificuldade em regularizar a situação.

Falta de Segurança

Regiões com alto índice de criminalidade geram desvalorização para os imóveis, porém a segurança do próprio imóvel é importantíssima. A falta de sistema de segurança, cercas ou entradas desprotegidas e fáceis de serem invadidas são determinantes para fazer o preço do imóvel reduzir.

Infraestrutura Interna

Obviamente os estilos de construção e arquitetura mudam com o passar do tempo visando atender as necessidades atuais. Ainda assim, um imóvel pode sofrer com desvalorização caso tenha cômodos mal dimensionados com espaços mal aproveitados em sua planta, pouca luz natural, pouca ventilação, área de garagem sem cobertura para veículo, área de quintal inexistente ou sem manutenção. Itens de acabamento ou decoração muito antigos e nenhuma melhoria para se adequar às novas tendências também pode fazer reduzir o preço de um imóvel.

Itens de acabamento ou decoração muito antigos e nenhuma melhoria para se adequar às novas tendências também pode fazer reduzir o preço de um imóvel. Photo by Outsite Co / Unsplash

O que não tem remédio...

Além dos itens citados nesse artigo, a depreciação de imóvel é calculada por alguns métodos preestabelecidos. A Receita Federal determina uma taxa de depreciação do bem e são utilizados métodos diferentes de cálculo da depreciação para fins tributários e contábeis. No setor imobiliário além dos cálculos matemáticos, são observados os aspectos relativos à qualidade do imóvel conforme citados no decorrer desse artigo. Lembre-se que ao calcular o valor de depreciação do imóvel você tem dados para determinar o valor de mercado correto de um imóvel garantindo negócios mais lucrativos. Atente-se ao fato de que ainda que a depreciação ocorra há formas de contornar alguns dos principais aspectos da depreciação utilizando reformas de melhorias e manutenção.

FONTE: KAPPUTO | EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4

UMA MARCA DO GRUPO   PRODUÇÕES COMUNICAÇÃO E MÍDIA

*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES*

*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/

*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.tbr/

*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR

*e-Mail*: grupoM4.contato@gmail.com

#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #riograndedonorte #santacatarina #jornalista #andersonmiranda #noticias #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #prefeitosevereadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #pautanacional  #consultarimoveis #jornalismo 

 

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil