TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - 970x250 - Colégio Objetivo

MUNDO | DIPLOMACIA - BRICS anuncia força-tarefa de combate ao terrorismo e apoio a desnuclearização do Irã

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul também concordaram em apoiar a diplomacia no acordo anti-nuclear do Irã   Os membros do Brics –...

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul também concordaram em apoiar a diplomacia no acordo anti-nuclear do Irã

 

Os membros do Brics – Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul – concordaram em instaurar uma força-tarefa de combate ao terrorismo nesta terça (1), em reunião virtual. O grupo ainda demonstrou apoio à retomada do acordo nuclear do Irã, registrou a agência indiana ANI.

Os cinco países reiteraram o enfrentamento a organizações terroristas "em todas as formas e manifestações", incluindo o movimento transfronteiriço e redes de financiamento. O próximo passo é intensificar os esforços para aderir à Convenção Abrangente sobre o Terrorismo Internacional.


Cúpula virtual do Brics em junho de 2021; da esquerda para a direita, os ministros das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov; da Índia, Subrahmanyam Jaishankar; da África do Sul, Naledi Pandor; da China, Wang Yi; e do do Brasil, Carlos Alberto Franco Franca (Foto: Reprodução/Itamaraty)

Na cúpula de novembro, o grupo decidiu que finalizaria um plano de ação contraterrorismo até o final de 2021. O aumento significativo de produção e tráfico de drogas e outros ilícitos está no topo das demandas.

A questão do Irã, segundo os ministros, deve ser resolvida por "meios pacíficos e diplomáticos" baseados no direito internacional. A condição inclui as negociações para a retomada do JCPOA (Plano de Ação Conjunto, na sigla em inglês), que prevê condições mútuas entre o país e os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Assinado em 2015, o acordo foi paralisado em 2018, quando Donald Trump, então presidente dos EUA, alegou que Teerã descumpria as regras. Empossado em janeiro, Joe Biden optou por reviver o tratado.
Direitos humanos

Os ministros também reiteraram a necessidade de os países do Brics cooperarem na "promoção e proteção aos direitos humanos". O grupo disse querer fortalecer a cooperação multilateral – em especial com o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.

A China ganhou um assento no órgão em outubro do ano passado, após destronar a Arábia Saudita. O país é questionado por sua repressão às minorias religiosas, em especial os muçulmanos uigures, enquanto a Rússia já recebeu uma gama de sanções externas após a prisão e perseguição a dissidentes políticos, como Alexei Navalny.

Enquanto membros do Brics, os países concordaram em "proteger e cumprir os direitos humanos de forma não seletiva, não politizada e construtiva", afirma o comunicado conjunto.

Órgão multilateral não-deliberativo, o Brics reúne cinco países que, juntos, somam mais de 3,6 bilhões de pessoas – metade da população mundial. O grupo representa 25% do PIB (Produto Interno Bruto) global.

FONTE: AREFERENCIA.COM

 EDIÇÃOREDAÇÃO DO GRUPO M4 PRODUÇÕES COMUNICAÇÃO E MÍDIA

🇧🇷 *TRIBUNA DO BRASIL🇧🇷

A notícia em primeira mão!

*FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS!*

Cadastre-se no site para receber um compilado das nossas notícias do dia!

*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES E INSCREVA-SE PARA RECEBER DIARIAMENTE OS NOSSOS CONTEÚDOS E NOTÍCIAS.*

🇧🇷*Feedburner* - https://feedburner.google.com/fb/a/mailverify?uri=tribunadobrasil/tiYW&loc=en_US

 🇧🇷*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.tbr/

 🇧🇷*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/

 🇧🇷*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR

 🇧🇷*e-Mail*: grupom4.contato@gmail.com

#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #santacatarina #jornalistaandersonmiranda #jornalismo #noticias  #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #prefeitosevereadores 

 

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil