Uso de drone, novas viaturas e análise de dados fortalece ação preventiva da PMDF e resulta em apenas uma chamada ao 190 na primeira madruga...
Uso de drone, novas viaturas e análise de dados fortalece ação preventiva da PMDF e resulta em apenas uma chamada ao 190 na primeira madrugada
Por Anderson Miranda - Redação Tribuna do Brasil
Com apoio de tecnologia de ponta e planejamento baseado em inteligência, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) desencadeou, na madrugada desta quinta-feira (2), a Operação Presença na Asa Norte. A ação começou após a entrega de 13 novas viaturas e um drone à Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), feita pela governadora Celina Leão na quarta-feira (1º), e já apresentou reflexos imediatos: ao longo das primeiras horas de operação, foi registrada apenas uma ocorrência via 190, referente a tentativa de furto em veículo.
Planejamento por dados e mapeamento criminal orienta policiamento
A Operação Presença foi elaborada com base em levantamentos técnicos, análise de indicadores criminais e mapeamento das chamadas “manchas criminais” – áreas com maior incidência de delitos. A partir desses dados, o efetivo foi distribuído de forma estratégica em pontos críticos da Asa Norte, com ações que seguem até a madrugada de segunda-feira (5).
“A substituição dos equipamentos da polícia garante mais agilidade no trabalho e mais proteção ao cidadão. Esses recursos já chegam com planejamento definido para distribuição e uso estratégico. Além disso, estamos fazendo uma grande operação na Asa Norte. A proposta é requalificar a região. Onde a polícia atua de forma contínua, o crime organizado sai”, afirmou a governadora Celina Leão.
O foco principal da operação é a prevenção de crimes contra o patrimônio, como furtos e roubos, e a repressão ao consumo e tráfico de drogas, por meio de policiamento ostensivo qualificado.
Resultados imediatos: poucas ocorrências e prisões
Com equipes posicionadas a partir do mapeamento das áreas críticas, a Operação Presença realizou abordagens intensivas a veículos e pedestres. Ao todo, 187 veículos foram vistoriados, além de checagens pessoais, o que resultou na autuação de 20 motoristas.
Um dos casos de destaque foi o de um condutor que tentou fugir de um ponto de bloqueio policial. Na checagem, foi constatada a existência de mandado de prisão em aberto, e ele acabou detido.
Mesmo com o grande número de abordagens, a ocorrência de crimes foi mínima: apenas uma chamada ao 190, relacionada a tentativa de furto em veículo, o que, segundo o governo, evidencia a efetividade da atuação preventiva e a presença ostensiva das forças de segurança na região.
“A Operação Presença já está nas ruas da Asa Norte e é uma resposta direta do governo para reforçar a segurança na região. No primeiro dia, tivemos apenas uma ocorrência de menor potencial, o que mostra que a atuação integrada das forças está funcionando. Vamos manter e ampliar essa presença, com mais equipes, monitoramento e investimento contínuo em tecnologia e qualificação dos nossos profissionais. Segurança se faz com trabalho permanente, e é isso que estamos garantindo”, reforçou Celina Leão.
Ação integrada entre PMDF, PCDF, Defesa Civil e SSP-DF
As atividades ocorreram de forma inopinada – sem aviso prévio de local e horário – e envolveram a atuação conjunta de diferentes órgãos: Polícia Militar do DF, Polícia Civil do DF (PCDF), Defesa Civil e equipes da própria SSP-DF.
O modelo adotado aposta na cooperação interinstitucional e na integralidade das ações de segurança, ampliando a capacidade de resposta e a eficiência do patrulhamento. Além da repressão a delitos, a presença constante das equipes contribui para sensação de segurança e ordenamento do espaço público na Asa Norte.
Drones com câmeras térmicas ampliam monitoramento noturno
Um dos diferenciais da Operação Presença é o uso de drones equipados com câmeras térmicas, capazes de detectar movimentações em áreas de baixa luminosidade e em locais de difícil acesso, como áreas verdes e trechos afastados das vias principais.
Durante o patrulhamento aéreo, as aeronaves realizaram varreduras em tempo real, identificando pontos de atenção e possíveis comportamentos suspeitos. As imagens captadas foram georreferenciadas e compartilhadas instantaneamente com as equipes em solo, permitindo respostas rápidas e abordagens mais precisas.
De acordo com o secretário executivo de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury, que acompanhou a operação, a tecnologia tem sido aliada fundamental na estratégia de prevenção:
“Com o apoio dos drones com câmeras térmicas, ampliamos nossa capacidade de monitoramento e consciência situacional, especialmente em áreas de difícil acesso e no período noturno. Isso permite identificar comportamentos suspeitos, antecipar situações de risco e direcionar o emprego das equipes de forma mais eficiente, fortalecendo a atuação preventiva e a proteção da população”, destacou.
As imagens também são transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB), que integra o sistema de videomonitoramento e coordena o acompanhamento simultâneo por diferentes forças de segurança.
Presença qualificada e policiamento orientado por inteligência
A Operação Presença integra um conjunto de ações permanentes da SSP-DF voltadas à prevenção da violência, com base em inteligência, ocupação estratégica do território e uso de dados para orientar o policiamento.
O comandante-geral da PMDF, coronel Rômulo Palhares, ressaltou os impactos do novo modelo de atuação. “A Operação Presença comprovou que o policiamento orientado por inteligência e com presença qualificada reduziu chamados e preveniu ocorrências. Atuamos de forma antecipada, nos pontos críticos, garantindo mais ordem e segurança à população”, afirmou.
O planejamento tático privilegiou áreas como as vias L2 e L4 Norte, além de zonas com maior concentração de vulnerabilidade social e circulação de pessoas – proximidades de instituições de ensino, áreas verdes e eixos de ligação viária. Foram montados pontos de bloqueio e equipes de patrulhamento em locais estratégicos, ampliando a visibilidade das forças policiais e inibindo práticas criminosas.
Investimentos em viaturas e estrutura reforçam segurança em todo o DF
A entrega das 13 viaturas e do drone à PMDF, que deu suporte à Operação Presença, ocorreu no Palácio Tiradentes e foi viabilizada por emenda parlamentar da senadora Damares Alves. A parlamentar já havia destinado outras 27 viaturas à corporação em dezembro de 2025, reforçando a renovação da frota policial.
Os novos veículos serão distribuídos entre diferentes regiões administrativas, como Ceilândia, Samambaia, Planaltina, Brazlândia, Recanto das Emas, Taguatinga, Paranoá, São Sebastião, Estrutural e Gama. A descentralização busca fortalecer o policiamento ostensivo em diversas áreas do DF.
Os investimentos também contemplam ações específicas, como o aprimoramento do policiamento de prevenção à violência doméstica (Provid) e a implantação de espaços de acolhimento às vítimas, como salas lilás em unidades estratégicas, voltadas ao atendimento humanizado, sobretudo de mulheres em situação de violência.
Com a combinação de tecnologia, inteligência, renovação de equipamentos e articulação entre diferentes órgãos, o GDF busca consolidar um modelo de segurança voltado à prevenção, presença qualificada e resposta rápida às demandas da população.
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF)TAGS: OPERAÇÃO PRESENÇA, SEGURANÇA PÚBLICA DF, ASA NORTE, PMDF, SSP-DF, DRONES COM CÂMERA TÉRMICA, CELINA LEÃO, POLICIAMENTO OSTENSIVO, INDICADORES CRIMINAIS, CIOB, DAMARES ALVES, VIATURAS POLICIAIS, PREVENÇÃO AO CRIME
%20JCL%202.png)
.jpg)

%20JCL%202.png)

.png)



Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!