TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Centros de atendimento ao turista ofereceram opções de diversão para foliões durante o Carnaval

Cerca de 120 pessoas foram atendidas pelos equipamentos, que apresentam dicas sobre pontos turísticos e históricos da capital federal, enriq...

Cerca de 120 pessoas foram atendidas pelos equipamentos, que apresentam dicas sobre pontos turísticos e históricos da capital federal, enriquecendo a experiência dos visitantes

Por

Catarina Loiola e Geovanna Gravia, da Agência Brasília | Edição: Ígor Silveira

Depois de passar por diversas cidades ao redor do mundo, a bióloga Alessandra Matavel decidiu visitar Brasília pela primeira vez. Moradora de Belo Horizonte, ela escolheu o feriado carnavalesco para explorar os pontos turísticos do Quadradinho e, finalmente, poder dizer que já esteve na capital brasileira. “Conheço várias capitais, mas não conhecia a capital do meu próprio país. Ficava me sentindo um pouco constrangida, então decidi aproveitar o feriado do Carnaval para vir para cá”, contou.

Alessandra e o marido, o engenheiro civil Ivan Cardoso, montaram um roteiro extenso, passando pelos principais monumentos da Esplanada dos Ministérios e subindo o Eixo Monumental até a Torre de TV. Foi lá, inclusive, que o casal foi atendido pelo Centro de Atendimento ao Turista (CAT), iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF), vinculada à Secretaria de Turismo (Setur), que oferece informações sobre atrações, serviços e programações culturais aos visitantes do Quadradinho.

“Tem um mapa bem grande da cidade e uma guia turística disponibilizando informações. É importante ter esse apoio, porque às vezes a gente fica perdido. A guia estava comentando como foi concebido o Plano Piloto. É bem interessante”, afirmou Alessandra. O marido também elogiou a experiência. “Faz diferença ter essas orientações para se locomover e até visitar algo que não estava nos planos. A guia deu explicações sobre a estrutura da cidade, a concepção e as ideias do Oscar Niemeyer. Como engenheiro, acho fantástico”, comentou ele.

Durante o feriado de Carnaval, celebrado entre os dias 14 e 17 deste mês, os centros receberam cerca de 120 turistas nacionais e internacionais. Houve visitantes de estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Goiás, Ceará, Alagoas e Piauí, além de outros países, incluindo Alemanha, Chile, Colômbia, Costa Rica, França, Espanha e Estados Unidos. Foram entregues aproximadamente 130 materiais, como mini guias em inglês e espanhol e cartões-postais.

O secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, frisou que o DF é um destino estruturado e plural, capaz de atender diferentes perfis de visitantes. “Brasília reafirma sua posição como um destino estruturado e plural, capaz de atender diferentes perfis de visitantes, seja com a programação cultural e os blocos tradicionais, seja com opções de natureza, gastronomia e lazer”, destacou. As características que constroem a identidade brasiliense foram reunidas pela Setur-DF na Coleção Rotas Brasília, disponível para download gratuito no site da pasta e distribuída nos CATs.

Durante o feriado de Carnaval, celebrado entre os dias 14 e 17 deste mês, os centros receberam cerca de 120 turistas nacionais e internacionais | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Na folia do Quadradinho, segurança e diversão foram palavras-chaves. Com investimento de R$ 10 milhões, o DF Folia 2026 teve 73 blocos em 18 regiões administrativas, com mais de 2,4 milhões de acessos no transporte público gratuito e reforço do policiamento. “A equipe do Governo do Distrito Federal tem atuado de forma integrada no planejamento e na organização da cidade para garantir segurança, qualidade nos serviços e uma experiência acolhedora, fortalecendo o turismo e movimentando a economia local”, enfatizou Araújo.

Atendimento turístico

Os CATs estão localizados em pontos estratégicos da cidade: no aeroporto, na rodoviária interestadual, na Casa de Chá, na Torre de TV e, nos finais de semana e feriados, no CAT móvel. Segundo a guia turística Samara dos Santos, cada unidade tem uma função específica. “O CAT móvel, normalmente, atende turistas que já chegaram, se instalaram no hotel e agora estão passeando pela cidade. Já o aeroporto e a rodoviária funcionam como portas de entrada: muitas pessoas ainda não organizaram a hospedagem ou os passeios. Nós ajudamos a buscar os melhores locais e valores”, explicou a guia.

 

De acordo com Santos, a capital federal tem sido cada vez mais reconhecida como opção turística. “As pessoas estão mais interessadas em Brasília sim. Muitas pessoas têm esse sonho e acho que é importante a gente conhecer a capital do próprio país. Ainda mais uma como a nossa, que tem uma história tão forte”, afirmou. A vinda de turistas movimenta também o aeroporto: até quarta-feira (18), a expectativa é de que cerca de 300 mil passageiros passem pelo terminal, entre embarques, desembarques e conexões.

Depois de passar por diversas cidades ao redor do mundo, a bióloga Alessandra Matavel decidiu visitar Brasília pela primeira vez

Entre os brasileiros que desembarcaram em Brasília para aproveitar o feriado está a analista de sistemas Renata Guimarães, natural de Recife. “Já tinha vindo algumas vezes, mas meu marido nunca tinha visitado. Aproveitamos para apresentar a cidade a ele e fugir um pouco do agito do Carnaval. Logo de cara, dá pra ver que é uma cidade muito organizada, com ruas largas e uma estrutura planejada. É diferente de tudo que estamos acostumados”, revelou.

O casal também aproveitou o ponto de apoio ao turista na Torre de TV para se orientar e aprender mais sobre a capital. “O turista precisa desse apoio. Faz diferença saber para onde ir e o que visitar. Esse mapa grande dá uma visão completa da cidade. A partir dele, conseguimos ter uma noção clara de como Brasília está estruturada”, completou Renata.

Álbum no Flickr

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

GDF DETRAN

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil