Ministro Alexandre de Moraes atende pedido da Defensoria Pública e exige acesso completo aos dados da operação; audiência com entidades civ...
Ministro Alexandre de Moraes atende pedido da Defensoria Pública e exige acesso completo aos dados da operação; audiência com entidades civis e autoridades será realizada nos próximos dias
🗓 Por Tribuna do Brasil – 02/11/2025

O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do ministro Alexandre de Moraes, determinou neste domingo (1º) a preservação integral de todas as provas relacionadas à Operação Contenção, deflagrada no Rio de Janeiro. A ação policial, uma das mais controversas dos últimos anos, resultou em dezenas de mortos e está sob forte escrutínio de órgãos de controle e da sociedade civil.
A decisão acolhe pedido urgente da Defensoria Pública da União (DPU), que solicitou medidas cautelares para garantir a integridade das investigações e o acesso pleno do Ministério Público e da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro aos documentos, relatórios e demais elementos colhidos na operação.
🔍 Acesso liberado às informações da operação
Com a determinação do STF, a Defensoria do Rio poderá acessar formalmente os autos e os materiais reunidos pela polícia, incluindo imagens de câmeras corporais, laudos periciais, relatórios táticos e registros das comunicações de rádio.
A decisão exige ainda que o governador do Estado, Cláudio Castro, seja imediatamente intimado para assegurar o cumprimento da medida, sob pena de responsabilização por obstrução ou omissão.
📅 Audiência nacional será realizada dia 5
Como parte da ação do STF, o ministro Alexandre de Moraes convocou uma audiência extraordinária para a próxima quarta-feira (5), com a participação de representantes do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e entidades civis, como a Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência.
As organizações têm até às 15h desta terça-feira (4) para informar à chefia de gabinete do ministro os nomes dos representantes que participarão do encontro.
👥 Negado o ingresso de outras entidades nas audiências
Apesar da ampla repercussão da operação, o ministro indeferiu pedidos de diversas entidades que pleitearam integrar as audiências preliminares. Segundo Moraes, outros requerimentos serão analisados somente após a chegada de relatórios detalhados das autoridades fluminenses.
📌 Moraes se reúne com autoridades fluminenses
Ainda nesta segunda-feira (2), o ministro do STF participa de reuniões com o governador Cláudio Castro, além de representantes das polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro. O objetivo é esclarecer os detalhes operacionais da ação e apurar eventuais violações aos direitos fundamentais.
.gif)
.jpg)

%20JCL%202.png)


.png)



Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!