TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Lançamento de Dois Pontões de Cultura em Brasília com celebração popular e apresentações teatrais

Foto de Rafael Rezende ...

Foto de Rafael Rezende


Biblioteca Demonstrativa do Brasil recebe o Pontão Popular e Periférico (Gama) e o Pontão MAPATI (Asa Norte), em evento com cortejo, shows e trechos dos espetáculos "Coral dos Saltimbancos" e "Auto de Natal"

Na próxima quarta-feira, 5 de novembro, às 19h, o auditório da Biblioteca Demonstrativa de Brasília (BDB) será tomado por cores, tambores e bonecos para o lançamento conjunto de dois importantes projetos/espaços de fomento cultural: o Pontão Popular e Periférico, sediado no Gama, e o Pontão de Cultura MAPATI, localizado na Asa Norte.

Realizados com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab-DF), os pontões são fruto de uma parceria entre o Instituto Voar Cultural e a Associação Artística MAPATI, com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF) e o Ministério da Cultura, dentro da Política Nacional de Cultura Viva

A programação começa com um grande cortejo de bonecos e grupos de cultura popular, reunindo manifestações como coco, maracatu e quadrilhas juninas, em uma celebração das raízes e da diversidade do Distrito Federal. Depois, serão exibidas as logomarcas dos dois Pontões.

Coral dos Saltimbancos" - foto divulgação

Finalizando em grande estilo, o público assistirá a uma seleção especial dos espetáculos "Coral dos Saltimbancos" e "Auto de Natal", ambos com o elenco mirim da Companhia Teatral Mapati."Coral dos Saltimbancos" é uma jornada lúdica de quatro animais em busca da cidade ideal, enquanto "Auto de Natal" revisita o nascimento de Cristo em tempos de guerra e desigualdade. Juntos, os dois espetáculos prometem emoção, sensibilidade e o talento vibrante das crianças do grupo.

Pontão de Popular e Periférico – Gama

Idealizado pelo Instituto Voar Cultural, o Pontão Popular nasce com a missão de fortalecer a cultura viva nas periferias, promovendo formação, articulação de redes e inclusão sociocultural. O projeto vai oferecer oficinas de capacitação, ações formativas, feiras, encontros e uma grande mostra de arte popular chamada Teia da Cultura Viva, reunindo mestres, aprendizes e jovens artistas de todo o DF

"O Pontão é uma semente de resistência e esperança. Queremos formar novos agentes culturais, conectar mestres e aprendizes e transformar a periferia em palco da cultura viva do DF", destaca o bonequeiro e diretor teatral, Marco Augusto de Rezende, coordenador geral do Pontão Popular e Periférico.

Com oficinas que vão da confecção de bonecos e figurinos à formação em gestão cultural, o Pontão atuará em rede com escolas públicas, grupos comunitários e coletivos artísticos, estimulando a economia criativa e a profissionalização dos agentes culturais das comunidades

Pontão MAPATI – Asa Norte

Sob a coordenação da atriz e educadora Tereza Padilha, o Pontão de Cultura MAPATI reforça o papel histórico da companhia como espaço de arte, inclusão e formação. O projeto prevê oficinas de teatro, dança, música e circo, voltadas para crianças, jovens e adultos, especialmente em situação de vulnerabilidade social, com foco em diversidade, acessibilidade e cidadania.  

"O Pontão MAPATI é uma casa de encantamento. Aqui, o teatro é ferramenta de escuta, de transformação e de amor. Queremos que cada criança e jovem se reconheça como protagonista da própria história", afirma Tereza Padilha.

O Pontão também funcionará como núcleo de formação de artistas educadores, conectando outros Pontos de Cultura do DF e promovendo intercâmbios artísticos com instituições públicas e comunitárias.

Serviço:

O quê: Lançamento dos Pontões Popular e Periférico (Gama) e MAPATI (Asa Norte)

Cortejo de bonecos e grupos populares + apresentações teatrais "Coral dos Saltimbancos" e "Auto de Natal"Quando:Quarta-feira, 5 de novembro, às 19h

Onde: Auditório da Biblioteca Demonstrativa de Brasília (BDB) – EQS 506/507 Sul

Quem: Instituto Voar Cultural e Associação Artística MAPATI

Realizados com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab-DF), os pontões são fruto de uma parceria entre o Instituto Voar Cultural e a Associação Artística MAPATI, com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF) e o Ministério da Cultura, dentro da Política Nacional de Cultura Viva

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

GDF DETRAN

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil