Obra terá 855 metros de extensão, ciclovia, acessos viários, três viadutos e capacidade para 60 mil veículos por dia O Governo do Distrito...
Obra terá 855 metros de extensão, ciclovia, acessos viários, três viadutos e capacidade para 60 mil veículos por dia
O Governo do Distrito Federal, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), deu mais um passo histórico para a modernização da mobilidade no Distrito Federal. Foi publicado o Edital de Concorrência Eletrônica nº 90028/2025, que prevê a contratação de empresa especializada para a construção da nova ponte da Barragem do Paranoá e de todo o sistema viário associado sobre a Estrada Parque Contorno (DF-001).

A licitação contempla um investimento estimado em R$ 709 milhões, provenientes da Fonte 135, destinados à execução de uma obra complexa, estratégica e aguardada há décadas pelos moradores do DF.
Uma obra monumental para a mobilidade do DF
O projeto prevê a construção da ponte principal utilizando o método de balanços sucessivos, técnica consagrada internacionalmente para grandes vãos, que permite a execução por partes simétricas, garantindo precisão e estabilidade estrutural.
A nova ponte terá:
-
855 metros de extensão
-
35 metros de largura
-
Faixas de rolamento dimensionadas para alto fluxo
-
Passagem exclusiva para pedestres e ciclistas, ampliando a segurança e a integração modal
-
Sistema completo de drenagem, sinalização e obras ambientais
-
Três viadutos de acesso e dispositivos de mobilidade e acessibilidade
Quando concluída, a infraestrutura deverá suportar um tráfego diário estimado em 60 mil veículos, ajudando a desafogar a região e garantindo um percurso mais seguro, moderno e eficiente.
Licitação em andamento
A sessão de disputa de preços está marcada para 9 de março de 2026, às 10h. Após essa etapa, serão divulgadas as empresas habilitadas a participar da concorrência. Com o julgamento final, será declarada a empresa vencedora e, na sequência, ocorrerá a assinatura do contrato — etapa que dará início à contagem do prazo para execução.
Finalizado o processo licitatório, o DER-DF emitirá a ordem de serviço, autorizando o começo imediato das obras. A construção terá o prazo de 48 meses consecutivos para ser concluída.
Segurança reforçada e novo ponto turístico
Para o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, o projeto representa um marco para a engenharia local e um ganho expressivo para a segurança da barragem e para a mobilidade urbana.
“Desde a inauguração de Brasília e, consequentemente, do lago e da Barragem do Paranoá, o trecho da DF-001 atravessa a barragem de forma provisória, aguardando a construção de uma ponte definitiva. Esse problema está chegando ao fim. A nova ponte trará muito mais segurança e ainda se tornará um novo ponto turístico para nossa capital federal”, destacou.
A expectativa é que a infraestrutura transforme significativamente a circulação entre as regiões do Lago Norte, Itapoã, Paranoá e áreas adjacentes, contribuindo para o desenvolvimento urbano e a valorização socioeconômica do entorno.
Com informações do DER-DF.
.gif)
.jpg)

%20JCL%202.png)


.png)



Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!