Portaria da Sema-DF consolida cultura de ética, sustentabilidade e transparência na gestão pública, com criação de comitês internos e fortal...
Portaria da Sema-DF consolida cultura de ética, sustentabilidade e transparência na gestão pública, com criação de comitês internos e fortalecimento do controle institucional
📝 Por Agência Brasília | Edição Tribuna do Brasil – 05/11/2025

A iniciativa tem como objetivo reforçar os pilares de controle, transparência, sustentabilidade e ética institucional, alinhando a gestão ambiental do DF aos mais altos padrões de governança pública adotados no Brasil e no mundo.
🗣 “Nosso foco é garantir que todas as ações da Sema sejam conduzidas com ética, eficiência e responsabilidade ambiental”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Gutemberg Gomes.
🔍 O que muda na prática?
Com a nova política, a Sema-DF passa a contar com um sistema estruturado e contínuo de gestão de riscos e compliance, voltado para prevenir falhas administrativas, mitigar irregularidades, promover a integridade e garantir maior eficiência no uso dos recursos públicos.
A portaria regulamenta ainda a atuação de dois novos colegiados:
-
Comitê Interno de Governança (CIG)
-
Comitê de Ética (CE)
Ambos serão responsáveis pela implementação, monitoramento e aprimoramento dos mecanismos internos de controle, conduta ética e entrega de resultados à população.
🌿 Uma nova cultura na gestão ambiental
Para o GDF, a medida representa mais do que um avanço técnico — trata-se de consolidar uma cultura institucional voltada à responsabilidade social, ao respeito ao meio ambiente e ao compromisso com os cidadãos.
🗣 “O compromisso com a ética, a transparência e a sustentabilidade é essencial para uma administração mais eficiente, inovadora e comprometida com a população”, afirmou a vice-governadora Celina Leão, destacando o esforço transversal do governo em fortalecer a integridade pública em todas as pastas.
A Política Integrada também reforça os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e responde a exigências modernas de prestação de contas à sociedade, com base em princípios de governança colaborativa, inovação administrativa e boas práticas de gestão pública.
📌 Entenda os principais pontos da Portaria nº 100/2025:
-
Criação formal da Política Integrada de Governança, Riscos, Integridade e Compliance no âmbito da Sema
-
Instituição do Comitê Interno de Governança (CIG) e do Comitê de Ética (CE)
-
Implantação de sistema para monitoramento de riscos e condutas
-
Alinhamento com as diretrizes nacionais de administração pública moderna
-
Fortalecimento da cultura de prestação de contas e combate à corrupção
-
Promoção de práticas éticas e sustentáveis na gestão ambiental do DF
.gif)
.jpg)

%20JCL%202.png)


.png)



Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!