Realizado pelo IRIA, evento internacional contará com parlamentares, ministros e líderes de grandes plataformas para discutir governança da ...
Realizado pelo IRIA, evento internacional contará com parlamentares, ministros e líderes de grandes plataformas para discutir governança da IA
A quarta-feira (16/07) foi marcada por uma forte mobilização política em torno do 1º Simpósio Internacional sobre Inteligência Artificial e Democracia, que será realizado no dia 26 de agosto na Câmara dos Deputados. Em encontros realizados no Congresso com o organizador do evento Marcelo Senise, a iniciativa ganhou corpo com o apoio de parlamentares de diferentes frentes e bancadas, como a Fundação Francisco Dorneles (Progressistas), Fundação Brasileira Republicana (Republicanos) e Fundação 1º de maio (Solidariedade), consolidando-se como uma das agendas estratégicas do segundo semestre.
A articulação liderada pelo deputado Ricardo Barros, também Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, teve adesão de nomes de peso como Agnaldo Ribeiro, líder da maioria e relator da Comissão Especial sobre a Regulação da IA, além de Celso Russomanno, Adriana Ventura e Aureo Ribeiro. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, inclusive, também confirmou presença na abertura do simpósio, reforçando o apoio institucional à ação.
Idealizado pelo Instituto Brasileiro de Regulamentação da Inteligência Artificial (IRIA), o evento será gratuito e contará com a presença da ministra Cármen Lúcia, autoridades internacionais e empresas como OpenAI, Meta e X. Para Marcelo Senise, também presidente do Instituto Brasileiro de Regulamentação da Inteligência Artificial (IRIA), “a receptividade unânime entre os parlamentares ontem foi um sinal claro: o Brasil está pronto para assumir protagonismo no debate sobre IA e democracia.”
Sobre o Simpósio
O evento gratuito reunirá representantes de países como EUA, China, Reino Unido e União Europeia, além de autoridades brasileiras e empresas como OpenAI, Meta e X. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Regulamentação da Inteligência Artificial (IRIA), o simpósio discutirá os impactos da IA nas eleições, na desinformação e nos direitos fundamentais, com abertura da ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE e integrante do STF. A programação contará com seis painéis temáticos e marcará também o lançamento do livro A Delicada (ou não) Arte da Desconstrução Política, de Marcelo Senise, organizador da iniciativa. As inscrições já estão abertas pelo site Simpósio Internacional Inteligência Artificial e Democracia.
Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!