TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Brasília tem o melhor aeroporto da América e o 4º melhor do mundo, aponta pesquisa

Terminal brasiliense é destaque no ranking da plataforma AirHelp, sendo o único brasileiro no top 10; local tem voos diretos para nove cidad...

Terminal brasiliense é destaque no ranking da plataforma AirHelp, sendo o único brasileiro no top 10; local tem voos diretos para nove cidades do exterior e para todas as capitais do país

Por

Fernando Jordão, da Agência Brasília | Edição: Carolina Caraballo

Acaba de pousar no Aeroporto de Brasília mais um reconhecimento internacional: o terminal foi eleito o melhor da América e o 4º melhor do mundo em ranking feito pela plataforma AirHelp — especializada em assistência a passageiros. A colocação de 2025 supera, inclusive, a do ano passado, quando o local ficou em 5º entre os melhores do planeta.

A nota final do Aeroporto Internacional de Brasília foi de 8,47. Entre os critérios avaliados, o terminal recebeu 8,6 em pontualidade dos voos; 8,3 em satisfação dos passageiros; e 8,2 em qualidade de alimentação e lojas.

O Aeroporto Internacional de Brasília foi eleito o melhor da América e o 4º melhor do mundo, de acordo com a plataforma AirHelp | Fotos: Divulgação/Bento Viana

"A conquista do Aeroporto de Brasília de estar entre os cinco melhores do mundo reforça o papel estratégico do Distrito Federal como porta de entrada para o Brasil e um importante hub de conexões nacionais e internacionais. Esse tipo de reconhecimento impacta diretamente o turismo local, ampliando nossa visibilidade e credibilidade como destino", destacou o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.

"O Governo do Distrito Federal tem atuado de forma integrada para fortalecer a infraestrutura e a experiência do visitante, e esse destaque é um reflexo do trabalho conjunto em prol do desenvolvimento do setor turístico no DF", acrescentou o titular da pasta.

As primeiras posições do ranking são ocupadas pelo Aeroporto da Cidade do Cabo, na África do Sul, com 8,57 de nota geral; pelo Aeroporto de Hamad, em Doha, no Catar, com 8,52; e pelo Aeroporto Rei Khaled, em Riad, na Arábia Saudita, que teve a mesma nota final do terminal brasiliense, mas teve avaliação levemente superior em dois dos três critérios.

Brasília é a única cidade brasileira no top 10 da lista. Mas o Brasil tem outros 11 terminais entre os 100 melhores do mundo: Belém (PA), Santos Dumont (RJ), Fortaleza (CE), Galeão (RJ), Curitiba (PR), Recife (PE), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Florianópolis (SC), Viracopos (SP) e Confins (MG). O país é o segundo com mais aeroportos no top 100, atrás apenas dos Estados Unidos, que têm 27.

Com critérios como pontualidade dos voos, satisfação dos passageiros e qualidade de alimentação e lojas avaliados, Brasília é a única cidade brasileira no top 10 da lista

Movimentação

O Aeroporto Internacional de Brasília tem sido figura frequente em rankings de qualidade. No ano passado, ele foi eleito o segundo mais pontual do mundo na categoria de médio porte, em pesquisa da empresa de dados e análises de aviação Cirium.

O reconhecimento tem ajudado a atrair pessoas para o terminal e, consequentemente, para Brasília. Segundo a Secretaria de Turismo, houve aumento recorde na atividade turística da cidade entre janeiro e junho deste ano, com alta de 39% na chegada de turistas internacionais à capital federal.

Atualmente, o Aeroporto de Brasília conta com rotas diretas para nove cidades do exterior: Lisboa (Portugal), Cancún (México), Cidade do Panamá (Panamá), Bogotá (Colômbia), Lima (Peru), Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina), Orlando e Miami (Estados Unidos). Além disso, é o único terminal do país com voos diretos para todas as capitais brasileiras.

“Brasília se consolidou como uma grande metrópole e o aeroporto é parte fundamental desta consolidação. Somos a capital do país, um hub fundamental para gerar conectividade, uma cidade que está no centro da América do Sul, com cerca de 3,5 milhões de habitantes — e, se incluirmos o Entorno, são mais de 6 milhões de pessoas. A única cidade do país a ligar, diretamente, a todas as outras capitais, ou seja, ter um aeroporto bem avaliado como temos, abre as portas para que conquistemos mais voos internacionais para o DF — que é onde estão as cerca de 140 embaixadas sediadas no Brasil”, reforçou o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto.

“A Secretaria de Relações Internacionais tem trabalhado arduamente para conquistar mais voos internacionais, apresentando às companhias aéreas de todo o mundo o potencial da nossa cidade que vão além dos já citados: a renda per capita do brasiliense é alta, temos importantes hotéis e restaurantes, grandes shows e eventos, inclusive internacionais, uma cidade segura, que oferece inúmeras opções turísticas, e um excelente aeroporto, com capacidade de atender bem aos seus passageiros”, arrematou Paco Britto.


Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil