TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Lula, sobre Mujica: 'Sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas'

Em nota de pesar, Lula afirma que Mujica ensinou que que a coragem e a força podem vir acompanhadas da humildade e do desapego. E que sua gr...

Em nota de pesar, Lula afirma que Mujica ensinou que que a coragem e a força podem vir acompanhadas da humildade e do desapego. E que sua grandeza humana ultrapassou as fronteiras do Uruguai e de seu mandato presidencial.

Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula ressaltou hoje (13/5) que o ex-presidente uruguaioJosé Pepe Mujica deu lições ao mundo por sua forma de "compreender e explicar os desafios do mundo". Segundo Lula, Mujica, morto hoje aos 89 anos, "continuará guiando os movimentos sociais e políticos que buscam construir uma sociedade mais igualitária". 

Lula lembra o combate fervoroso do amigo à ditadura em seu país e de sua grandeza na defesa da democracia, sem nunca abrir mão da luta pela justiça social e o fim das desigualdades. 

Sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas, diz Lula.

Em dezembro de 2024, o presidente Lula condecorou Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração oferecida pelo Brasil a cidadãos estrangeiros. Na ocasião, Lula referiu-se a Mujica como “a pessoa mais extraordinária” entre os presidentes com quem conviveu.

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, decretou luto oficial de três dias. 


Leia a mensagem de Lula pela partida de Mujica

Amanheci em Pequim com a triste notícia de que Pepe Mujica partiu hoje, nos deixando cheios de tristeza, mas também de muitos aprendizados. Sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas. E de que a coragem e a força podem vir acompanhadas da humildade e do desapego.

Em seus quase 90 anos de vida, Mujica combateu fervorosamente a ditadura que um dia existiu em seu país. Defendeu, como poucos, a democracia. E nunca deixou de militar pela justiça social e o fim de todas as desigualdades.

Sua grandeza humana ultrapassou as fronteiras do Uruguai e de seu mandato presidencial. A sabedoria de suas palavras formou um verdadeiro canto de unidade e fraternidade para a América Latina. E sua forma de compreender e explicar os desafios do mundo atual continuará guiando os movimentos sociais e políticos que buscam construir uma sociedade mais igualitária.

Que o amor que Mujica sempre distribuiu ao povo seja agora recebido de volta pela querida Lucía Topolansky e pelos seus familiares, amigos e companheiros. E que o conforto chegue logo aos seus corações.

Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente da República


Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil