TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Projeto de lei propõe testes genéticos para rastreamento de doenças em adultos acima de 35 anos

Deputado Hermeto defende diagnóstico precoce e prevenção de enfermidades O deputado Hermeto (MDB-DF) apresentou o projeto de lei 1547/2025, ...

Deputado Hermeto defende diagnóstico precoce e prevenção de enfermidades

O deputado Hermeto (MDB-DF) apresentou o projeto de lei 1547/2025, que propõe a realização de testes genéticos e rastreamento sistemático para pessoas acima de 35 anos. O objetivo é identificar precocemente riscos de doenças e possibilitar tratamentos mais eficazes, seguindo diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.


“O avanço da ciência nos permite atuar de forma preventiva contra diversas doenças. Com esse projeto, queremos garantir que a população tenha acesso a exames que podem salvar vidas”, afirma o deputado Hermeto.


A proposta busca oferecer exames que detectem predisposições genéticas para doenças como câncer, diabetes e enfermidades cardiovasculares. Com a identificação antecipada desses riscos, será possível adotar medidas preventivas e reduzir os impactos dessas condições.


A costureira Maria Aparecida da Silva, de 42 anos, vê com bons olhos a iniciativa, pois sua mãe faleceu de câncer de mama aos 50 anos. “Sempre tive medo de ter a mesma doença. Se eu pudesse fazer um exame para saber meu risco, ficaria mais tranquila e poderia me cuidar melhor”, comenta.


Especialistas apontam que os testes genéticos podem representar um grande avanço na medicina preventiva. “A possibilidade de um diagnóstico personalizado e precoce pode mudar o rumo do tratamento e salvar muitas vidas”, explica um pesquisador da área de saúde pública.


O projeto determina que os exames sigam diretrizes do Ministério da Saúde, garantindo critérios técnicos e éticos na aplicação dos testes. A proposta também estabelece que os exames sejam conduzidos por profissionais qualificados, respeitando a privacidade dos pacientes.


Outro ponto destacado no projeto é a necessidade de ampliar o acesso a esses exames para diferentes camadas da população, evitando desigualdades no diagnóstico e tratamento.


O projeto de lei 1547/2025 será analisado pelas comissões legislativas antes de seguir para votação. Caso aprovado, poderá representar um avanço significativo na medicina preventiva no Brasil.


Por Vanessa de Araujo - Assessoria de Comunicação ASCOM 

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil