TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

"Ministro dos Direitos Humanos Clama por Ciência na Política: 'Ignorância não Serve a Quem Busca Vida Melhor', Diz Silvio Almeida"

"Dossiê Revela Condições Precárias de Acolhimento à População de Rua em São Paulo" Em um evento marcante na luta pelos direitos hu...

"Dossiê Revela Condições Precárias de Acolhimento à População de Rua em São Paulo"


Em um evento marcante na luta pelos direitos humanos, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, defendeu veementemente o uso da ciência na formulação de políticas públicas voltadas para a população em situação de rua. Ao lançar um dossiê elaborado pela Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo, Almeida enfatizou a necessidade de combater a ignorância, afirmando que "não serve a quem busca uma vida melhor". A cerimônia, que contou com a presença de importantes figuras políticas, destacou as condições alarmantes de acolhimento dessas pessoas na capital paulista.


Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Por Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, defendeu o uso da ciência para a elaboração de políticas públicas destinadas à população de rua. Ele participou, na noite desta sexta-feira (15), do lançamento de um dossiê da rede de acolhimento à população em situação de rua em São Paulo, elaborado pela Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo.

Participaram também do evento o deputado estadual Eduardo Suplicy e a vereadora Luna Zarattini, ambos do PT.

Segundo o ministro, é preciso fazer política com base em evidências. "A ignorância não serve a quem luta por uma vida melhor. Toda vez que alguém vier com papo [de] que tem que fazer as coisas sem olhar dados, que não tem que estudar, isso não serve para quem é pobre, não serve para quem é preto, não serve para quem é mulher, não serve para quem está em situação de rua", afirmou Silvio Almeida.
"É fundamental saber como é que as coisas acontecem, como é que as coisas são. E esse dossiê aqui é fundamental", acrescentou.

O dossiê Retrato das Ruas mapeou os ambientes de acolhimento das pessoas que se encontram nesta situação na capital paulista e analisou a situação dos quartos, dos banheiros, das lavanderias, dos refeitórios, dos bagageiros e das áreas comuns. Também foram avaliadas a alimentação e a qualidade do atendimento dos funcionários desses locais.

"A infraestrutura inadequada em alguns equipamentos, como galpões e clubes esportivos, compromete a privacidade, a segurança e o conforto dos residentes. A presença de pragas, vazamentos, infiltrações, a falta de mobiliário adequado e condições precárias nos quartos e banheiros evidenciam a urgência de investimentos e reformulações nos espaços destinados ao acolhimento dessa população", diz o texto do dossiê.

A comissão que elaborou o documento visitou oito centros de acolhida e colheu informações por meio de questionários, formulários e relatos dos usuários desses equipamentos. Também foram analisados a infraestrutura e o funcionamento geral dos espaços. O dossiê fez ainda uma análise dos custos de cada centro de acolhida visitado e propôs melhorias à prefeitura de São Paulo. 

"Nós simplesmente convivemos com o fato de que existem pessoas que vivem nas ruas", disse o ministro, afirmando que tal fato deveria para servir para tornar "absolutamente inaceitável" a situação.  "E nós temos que fazer esse esforço", afirmou Silvio Almeida.

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil