TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

"Idosos aprovados na UnB após aulões de redação: nunca é tarde para estudar"

"Convictos e inspiradores: candidatos com mais de 60 anos conquistam vagas em diversos cursos da universidade" Luiza Carvalho, aos...

"Convictos e inspiradores: candidatos com mais de 60 anos conquistam vagas em diversos cursos da universidade"


Luiza Carvalho, aos 62 anos, não esperava retornar às salas de aula universitárias. No entanto, com a ajuda de aulões de redação oferecidos gratuitamente pelo Governo do Distrito Federal (GDF), ela e outros 135 idosos foram aprovados no processo seletivo da Universidade de Brasília (UnB). As aulas, que tiveram como foco a produção textual para o vestibular, não apenas prepararam os participantes para o exame, mas também reavivaram o desejo de aprender e a determinação de alcançar novos objetivos, mesmo após décadas longe do ambiente acadêmico. Com idades que chegam até os 80 anos, esses candidatos mostram que nunca é tarde para buscar conhecimento e realizar sonhos.


Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Aulas preparatórias representaram, para muitos inscritos, a retomada do contato com o ambiente acadêmico | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“Fiz o aulão de produção de texto da Biblioteca Pública de Ceilândia, e as aulas foram essenciais para minha aprovação”, relata. Assim como Luiza, outras 200 pessoas também frequentaram as aulas de redação ministradas entre 17 e 19 de janeiro, tanto na biblioteca de Ceilândia quanto na Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), tendo como foco dos estudos a prova da UnB. Do total de participantes, oito conseguiram uma vaga em um dos 37 cursos disponíveis.

Para muitos, o curso de redação marcou a retomada do contato com o ambiente acadêmico. “A gente da terceira idade está afastado há muito tempo desse ambiente e, por mais que a gente tente se manter atualizado, certas coisas vão se perdendo pelo caminho, vamos esquecendo alguns detalhes que são importantes”, resume Luiza, aprovada na primeira colocação para o curso de saúde coletiva.
“Chega a ser emocionante testemunhar o desejo e a determinação de pessoas com até 80 anos que almejam estudar e conquistar o ensino superior” Claudio Abrantes, secretário de Cultura e Economia Criativa

A aposentada conta que, após tomarem conhecimento da aprovação no processo seletivo, vários amigos a procuraram para saber das aulas. “Fiquei superfeliz, assim como minha família toda”, relata. “Só meu esposo sabia que eu tinha feito a prova, e quando meus amigos souberam, viram como incentivo. Já vieram até me perguntar se vai haver mais cursos em breve”.

Expansão


Ciente do sucesso dos aulões, o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Cláudio Abrantes, afirma que a pasta vai expandir o projeto. “Vamos continuar com os aulões, e a ideia é que o projeto seja de fato estendido”, diz. “Eles serão sempre gratuitos mediante inscrição. Nos meses de março e abril, teremos vários aulões espalhados pelas bibliotecas públicas das regiões administrativas”.

O objetivo, segundo o gestor, é seguir contribuindo para a ampliação do acesso dos idosos ao ambiente acadêmico. “Chega a ser emocionante testemunhar o desejo e a determinação de pessoas com até 80 anos que almejam estudar e conquistar o ensino superior”, ressalta.

A expectativa é de que os próximos cursos de produção de texto tenham como foco o Concurso Nacional Unificado, o popular Enem dos Concursos. “O aulão foi uma unanimidade; todos que participaram pediram mais aulões, e já estamos fazendo o planejamento para criar em paralelo um curso de produção textual contínuo, não apenas direcionado aos certames”, antecipa Vânia Pires, servidora da Biblioteca Pública de Ceilândia.

O vestibular


De acordo com a UnB, mais de 3 mil candidatos concorreram a uma das 136 vagas distribuídas entre 37 cursos nos campus de Planaltina, Gama, Ceilândia e Asa Norte. Do total, 1,9 mil fizeram a prova, que teve como tema de redação O direito à universidade e ao envelhecimento saudável.

Os candidatos tinham entre 60 e 88 anos, e as mulheres foram maioria. O curso de maior concorrência foi o de psicologia, com 556 pessoas inscritas para disputar duas vagas. Divulgado na última quinta-feira (29/2), o resultado está disponível tanto no campus Asa Norte da UnB quanto no site da universidade.

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil