TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

"Goiás Desbanca São Paulo: Liderança no Crescimento Econômico Impulsiona Estado no Ranking de Competitividade"

"Pesquisa do CLP Coloca Goiás no Topo do Potencial de Mercado, Superando Estados Tradicionais e Elevando a Economia Regional" Goiá...

"Pesquisa do CLP Coloca Goiás no Topo do Potencial de Mercado, Superando Estados Tradicionais e Elevando a Economia Regional"


Goiás surpreende ao conquistar o primeiro lugar no Potencial de Mercado em 2023, de acordo com o Ranking de Competitividade dos estados. A pesquisa, conduzida pelo Centro de Liderança Pública (CLP), avaliou diversos indicadores econômicos, destacando o tamanho do Produto Interno Bruto (PIB), o crescimento potencial da força de trabalho e a dinâmica de expansão econômica. Com um desempenho robusto, o estado superou líderes tradicionais como São Paulo, refletindo não apenas a força econômica regional, mas também o compromisso com políticas de crescimento. O governador Ronaldo Caiado celebra o resultado como um testemunho do empenho do estado em promover um ambiente propício para investimentos e desenvolvimento econômico.


Pesquisa do CLP avalia indicadores como o Produto Interno Bruto e o crescimento potencial da força de trabalho nos próximos anos (Foto: Secom Goiás)

Por Petras Souza - Agência Cora Coralina

Goiás alcançou o 1° lugar em Potencial de Mercado em 2023, no Ranking de Competitividade dos estados. A pesquisa, realizada pelo Centro de Liderança Pública (CLP), avaliou vários indicadores. Foram analisados o tamanho do Produto Interno Bruto (PIB) de cada estado, o crescimento potencial da força de trabalho nos próximos anos e a dinâmica de crescimento do PIB nos últimos quatro anos.

"Isso reflete não apenas a força da nossa economia, mas também o compromisso da nossa gestão em promover políticas que impulsionem o crescimento econômico do Estado e ofereçam oportunidades de investimento para empresas se instalarem em Goiás", disse o governador Ronaldo Caiado sobre os resultados.

O PIB goiano tem crescido acima da média nacional. De acordo com o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), divulgado pelo Banco Central (BC), o crescimento goiano na variação acumulada no ano de 2023 foi de 6,1%, o maior nível em 13 anos. A média nacional no mesmo período foi de 2,4%.

Ranking


No levantamento do CLP, o estado de São Paulo ocupou a segunda posição no ranking, seguido por Roraima. Já Santa Catarina e Tocantins estão no quarto e quinto lugar, respectivamente.

A avaliação levou em conta o tamanho da economia de cada estado e oportunidades de investimento. Além das iniciativas das unidades federativas que geram ciclo de competitividade e desenvolvimento econômico.

Na edição de 2023 do Ranking de Competitividade dos Estados foram analisados ainda novos indicadores relacionados ao mercado de crédito. Foram observados comprometimento de renda, qualidade de crédito para pessoa física, volume de crédito e inadimplência.

Pilares


O Ranking de Competitividade fornece uma perspectiva abrangente da administração pública estadual a partir da análise do conjunto de 10 pilares: capital humano, educação, eficiência da máquina pública, infraestrutura, inovação segurança pública, solidez fiscal, sustentabilidade ambiental, sustentabilidade social e potencial de mercado.

O ranking completo pode ser acessado no site: rankingdecompetitividade.org.br.

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil