TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

"Colheita em Crise: Baixos Preços da Soja Desafiam o Mercado de Máquinas Agrícolas em 2024"

"Projeções indicam retração nas vendas de tratores e colheitadeiras, mas expectativas de recuperação no segundo semestre." O setor...

"Projeções indicam retração nas vendas de tratores e colheitadeiras, mas expectativas de recuperação no segundo semestre."


O setor de máquinas agrícolas enfrenta um desafio considerável em 2024, com projeções de queda nas vendas de tratores e colheitadeiras devido aos baixos preços da soja, que impactam diretamente o mercado. As vendas de tratores podem registrar uma redução de até 5%, mantendo a tendência de retração iniciada em 2023, enquanto as colheitadeiras podem enfrentar uma queda de 6%. Especialistas, no entanto, destacam perspectivas de recuperação no segundo semestre, impulsionadas por possíveis reduções nos juros dos financiamentos e pela demanda por máquinas mais potentes.


Foto: Andre BorgesAgência Brasília
Baixos preços da soja afetam o mercado de máquinas agrícolas, com projeção de retração nas vendas de tratores e colheitadeiras - Foto Andre Borges / Agência Brasília

O consultor Carlos Cogo, da Cogo Inteligência em Agronegócio, aponta que a principal causa dessa perspectiva desafiadora é a expectativa de terceiro ano consecutivo de queda nos preços da soja. Produtores, especialmente em estados como Mato Grosso, referência no agronegócio brasileiro, costumam vincular seus investimentos ao valor de mercado da soja, o que influencia diretamente as vendas de máquinas agrícolas.

A consultoria projeta uma média de US$ 23,44 por saca de soja em 2024, comparado com US$ 24,33 no ano anterior. A situação afeta não apenas o mercado de máquinas, mas também a produção de soja, já que preços mais baixos podem impactar o volume produzido.

Desafios e Perspectivas


Apesar do cenário desafiador, Carlos Cogo destaca que a situação não é calamitosa e sugere que os produtores podem perceber um aumento na rentabilidade após a safra de verão. Com uma redução média de 12% nos custos de produção em comparação com o ano anterior, os agricultores podem considerar investimentos futuros.

A recuperação do setor também pode ser impulsionada no segundo semestre de 2024, com a possível queda nos juros dos financiamentos no Plano Safra 2024/25. Cogo observa que os produtores podem aguardar o novo plano para adquirir máquinas agrícolas, especialmente se as taxas de juros continuarem a cair.

Tendências de Mercado


O consultor identifica uma tendência de busca por máquinas agrícolas maiores e mais potentes, com uma preferência por equipamentos acima de 500 cavalos. Propriedades que desenvolvem múltiplas safras buscam máquinas robustas e potentes para suportar volumes intensivos de trabalho. Em contrapartida, a agricultura familiar, devido à crescente escassez de mão de obra, está aumentando a procura por maquinário agrícola específico e de menor porte, evidenciando uma diversidade no mercado.

O que se esperar?


O mercado de máquinas agrícolas enfrenta desafios significativos, mas as projeções indicam possíveis oportunidades de recuperação no segundo semestre. A interligação entre os preços da soja, produção agrícola e vendas de máquinas destaca a complexidade do setor, enquanto as expectativas de redução nos juros do Plano Safra proporcionam uma perspectiva otimista para os produtores considerarem investimentos futuros. O setor permanece dinâmico, respondendo às demandas específicas de diferentes segmentos agrícolas.

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil