FALSE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - 970x250 - Colégio Objetivo

PONTO FACULTATIVO - Saiba o que abre e o que fecha no Dia da Consciência Negra no DF

Dia da Consciência Negra: veja o funcionamento dos órgãos e serviços do GDF Zoológico, Planetário e Jardim Botânico de Brasília estarão fech...

Dia da Consciência Negra: veja o funcionamento dos órgãos e serviços do GDF

Zoológico, Planetário e Jardim Botânico de Brasília estarão fechados para manutenção dos espaços. Horários dos ônibus e metrô não serão alterados; Ceasa e Hospital Veterinário funcionarão normalmente

Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Igor Silveira

O Dia da Consciência Negra é celebrado nesta segunda-feira (20) e será ponto facultativo no Distrito Federal. A medida foi publicada no Diário Oficial do DF em janeiro, por meio do Decreto nº 44.145/2023. A data faz alusão à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Ele foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, que era o maior da época colonial, e lutou pelo fim da escravidão no país e pela liberdade de culto e religião.

‌Diante do ponto facultativo, pode haver alteração no funcionamento de órgãos e serviços públicos do Governo do Distrito Federal (GDF). Confira:

Saúde


Apesar do ponto facultativo, as unidades da Secretaria de Saúde (SES-DF) funcionarão normalmente. As emergências dos hospitais regionais, emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), as unidades de pronto atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta. O Samu também atende 24 horas, pelo telefone 192.

‌A assistência das unidades básicas de saúde (UBSs) e dos centros de especialidades odontológicas (CEOs), assim como o serviço de vacinação, as farmácias de alto custo, os ambulatórios e as policlínicas, será mantida normalmente.

Apesar do ponto facultativo, as unidades da Secretaria de Saúde (SES-DF) funcionarão normalmente | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

‌As unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III, do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III), os Caps tipos I e II e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi) também funcionarão de forma ininterrupta.

‌Hospital Veterinário


O Serviço Veterinário Público do Distrito Federal (Hvep) funcionará normalmente, das 7h30 às 17h.

‌Forças de segurança


Conforme informa a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), a Polícia Militar funciona ininterruptamente, todos os dias da semana. Todas as 31 delegacias circunscricionais da Polícia Civil, assim como as duas delegacias de Atendimento à Mulher (DEAM I e II) e as duas delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e II), estarão abertas 24 horas.

O expediente administrativo do Corpo de Bombeiros funcionará em regime de escala de 24 horas, sem interrupção, atendendo a emergências. A Defesa Civil mantém equipes de técnicos plantonistas todo o dia, durante 24 horas. Em caso de qualquer intercorrência, o cidadão pode acionar pelos telefones 193 ou 199.

Por outro lado, não haverá atendimento ao público nas unidades do Departamento de Trânsito (Detran-DF). Os servidores que atuam na educação, engenharia e fiscalização de trânsito trabalharão em regime de escala normal. Os serviços online, disponíveis por meio do aplicativo Detran Digital e do Portal de Serviços do Detran-DF, funcionarão normalmente.

‌Justiça e Cidadania


As unidades do Conselho Tutelar, do Centro Integrado 18 de Maio, bem como dos Núcleos do Programa Pró-Vítima, do Na Hora e do Procon estarão fechadas | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) afirma que não haverá atendimento presencial nos serviços da pasta. As unidades do Conselho Tutelar, do Centro Integrado 18 de Maio, bem como dos Núcleos do Programa Pró-Vítima, do Na Hora e do Procon estarão fechadas.

‌Apenas a unidade do Na Hora Perícia Médica Federal estará aberta, das 7h às 19h. O atendimento é exclusivo para os cidadãos agendados.

Demandas urgentes podem ser comunicadas aos seguintes contatos:


Conselhos Tutelares – telefone 125
Centro Integrado 18 de Maio – (61) 9 8314-0636
Núcleos do Programa Pró-Vítima – (61) 9 8314-0620

‌Serviço Social


Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Convivência (Cecon) não funcionarão | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Todos os Restaurantes Comunitários do DF funcionarão normalmente. O mesmo ocorre nos Centros Pop, nas Unidades de Acolhimento, na Unidade de Proteção Social (UPS) e na Central de Atendimento. Já as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Convivência (Cecon) fecham no ponto facultativo.

‌Transporte


A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) comunica que os ônibus circularão com tabela de dia útil. O Metrô-DF também informa que o funcionamento será normal, das 5h30 às 23h30.

Trânsito


O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) informa que as operações de mobilidade, na Estrada Parque Ceilândia (DF-095/Estrutural), na Estrada Parque Contorno (DF-001), no trecho entre o viaduto de Samambaia e o viaduto do Pistão Sul, e na BR-070 serão realizadas normalmente. O Eixo Rodoviário (DF-002), mais conhecido como Eixão, será mantido para o fluxo de veículos. Além disso, não haverá atendimento presencial do órgão aos cidadãos.

Lazer


O Zoológico, o Planetário e o Jardim Botânico de Brasília estarão fechados, uma vez que é o dia de manutenção dos espaços.

Educação


Haverá aula normal nas unidades de ensino.

‌‌Cultura


Estarão fechados os seguintes equipamentos: Espaço Cultural Renato Russo, Centro Cultural 3 Poderes, Espaço Oscar Niemeyer, Biblioteca Pública de Brasília, Biblioteca Nacional, Casa do Cantador, Museu do Catetinho, Museu de Arte de Brasília, Museu Nacional da República e o Complexo Cultural de Planaltina.

O Zoológico, o Planetário e o Jardim Botânico de Brasília estarão fechados, uma vez que é o dia de manutenção dos espaços | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Funcionarão normalmente o Museu Vivo da Memória Candanga, o Centro de Dança, o Memorial dos Povos Indígenas e o Complexo Cultural de Samambaia.

‌Ceasa


O funcionamento da Ceasa seguirá o habitual – a administração funciona das 8h às 17h, os boxes das 4h30 às 17h, o Mercado Orgânico das 6h às 12h e a Central de Flores das 8h às 17h.

BRB‌


As agências e correspondentes bancários funcionarão normalmente. O Mirante da Torre de TV estará fechado para manutenção.

Água e energia


A Caesb informa que não haverá expediente no ponto facultativo, mas as equipes de manutenção seguirão trabalhando em regime de plantão. Também não haverá atendimento nos escritórios e postos do Na Hora. O app, o site e o telefone 115 funcionam ininterruptamente.

‌Não haverá mudanças no funcionamento da Neoenergia Brasília.

‌Limpeza urbana


O Serviço de Limpeza Urbana (SLU-DF) informa que será mantido o funcionamento das unidades da diretoria, das empresas contratadas e das cooperativas de triagem.

‌Parques


O Instituto Brasília Ambiental informa que todas as unidades de conservação administradas pela autarquia funcionarão normalmente.

– Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: aberto todos os dias, das 6h às 18h;

– Parque Ecológico de Águas Claras: aberto todos os dias, das 5h às 22h;

– Parque Ecológico Areal: aberto todos os dias, das 6h às 18h;

– Parque Ecológico da Asa Sul: aberto todos os dias, das 6h às 20h;

– Parque Distrital das Copaíbas: aberto todos os dias, das 8h às 18h;

– Parque Ecológico Cortado: aberto todos os dias, das 6h às 20h;

– Monumento Natural Dom Bosco: aberto todos os dias, das 6h às 20h;

– Parque Ecológico Ezechias Heringer: aberto todos os dias, das 6h às 22h;

– Parque Recreativo do Gama: aberto todos os dias, das 6h às 18h;

– Parque Ecológico do Lago Norte: aberto todos os dias, das 6h às 18h;

– Parque Ecológico Olhos D’água: aberto todos os dias – portão principal, das 5h30 às 20h, e portões laterais, das 6h às 18h;

– Parque Ecológico do Paranoá: aberto todos os dias, das 6h às 18h;

– Parque Ecológico Península Sul: aberto todos os dias, das 6h às 22h;

– Parque Ecológico do Riacho Fundo: aberto todos os dias, das 6h às 18h;

– Parque Ecológico Saburo Onoyama: aberto todos os dias, das 6h às 18h;

– Parque Ecológico Sucupira: aberto todos os dias, das 6h às 20h;

– Parque Ecológico Três Meninas: aberto todos os dias, das 7h às 18h;

– Parque Ecológico Veredinha: aberto todos os dias, das 6h às 22h.

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil