TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

"ONU Atribui à Rússia Ataque Mortífero a Café Ucraniano"

*Relatório detalha um dos incidentes mais letais para civis na guerra entre a Ucrânia e a Rússia* Forças Armadas russas disparam míssil na g...

*Relatório detalha um dos incidentes mais letais para civis na guerra entre a Ucrânia e a Rússia*

Forças Armadas russas disparam míssil na guerra da Ucrânia, abril de 2022 (Foto: Facebook/mod.mil.rus)

Um míssil disparado pelas Forças Armadas russas foi o responsável por um ataque devastador a um café na aldeia de Hroza, Ucrânia, matando 59 civis em 5 de outubro, conforme divulgado em relatório da Organização das Nações Unidas (ONU). 

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), esse trágico evento foi "um dos incidentes mais mortíferos para civis" desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022. O relatório ressalta a ausência de pessoal ou alvos militares nas proximidades do café no momento do ataque, indicando assim que a ação possa ter sido direcionada aos civis.

A investigação, conduzida pela Missão de Monitoramento dos Direitos Humanos na Ucrânia (HRMMU) da ONU, envolveu visitas ao local do incidente e entrevistas com testemunhas, sobreviventes e funcionários locais. O ataque causou uma tragédia inimaginável, com 15 famílias lamentando a perda de mais de um membro.

Os mortos no café estavam lá para uma recepção após o funeral de um soldado ucraniano que havia morrido em combate. As consequências do míssil destruíram o estabelecimento e uma loja adjacente, deixando para trás um cenário de destruição e luto.

O relatório aponta a falta de precaução das forças russas ao atacar um local civil, considerando que isso viola o direito humanitário internacional.

Os dados apresentados pela Ucrânia destacam o cenário sombrio da guerra: mais de 27.000 civis ucranianos foram afetados, incluindo a morte de 509 crianças. A OMS identificou mais de 1,3 mil ataques contra instalações de saúde desde o início do conflito.

Além do grave custo humano, a guerra trouxe uma profunda crise humanitária. Mais de 40% da população da Ucrânia necessita de assistência, com milhões deslocados internamente ou buscando refúgio em outros países. O conflito ainda mostra um desrespeito flagrante às organizações humanitárias, com um aumento no número de trabalhadores de ajuda humanitária mortos.

Fonte: areferencia.com

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil