TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

"Maduro Desafia Limites com Referendo para Anexar Maioria do Território da Guiana"

Maduro vai fazer referendo sobre anexação de 70% da Guiana à Venezuela O ditador venezuelano já deslocou tropas para a fronteira entre os do...

Maduro vai fazer referendo sobre anexação de 70% da Guiana à Venezuela

O ditador venezuelano já deslocou tropas para a fronteira entre os dois países


Nicolás Maduro quer suposto aval da população para invadir o país vizinho | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ditador Nicolás Maduro anunciou que vai fazer um referendo, em 3 de dezembro, para perguntar à população venezuelana sobre a anexação da região de Essequibo, que representa cerca de 70% do território da Guiana, à Venezuela.

Maduro pretende fazer o referendo com cinco perguntas. Uma delas é esta: “Você está de acordo com a posição histórica de não reconhecer a jurisdição da Corte Internacional de Justiça [CIJ] para resolver a controvérsia territorial sobre a Guiana?”.

A CIJ é a principal Corte da Organização das Nações Unidas (ONU) em Haia, e todos os membros estão sob jurisdição dela, inclusive a Venezuela e a Guiana. O ditador chegou a dizer, em 2017, que não aceita decisões da Corte de Haia, que é a responsável por julgar conflitos nas fronteiras.

Outra pergunta que Maduro deve fazer para a população venezuelana é sobre a criação do Estado da “Guiana Essequiba”. O ditador está disposto a entregar a cidadania venezuelana para os moradores da região.

A pergunta é a seguinte: “Você está de acordo com a criação do estado da Guiana Essequiba”, diz a pergunta do ditador, […] conforme o Acordo de Genebra e do Direito Internacional, incorporando como consequência esse Estado ao mapa do território venezuelano?”.

A região representa cerca de 70% da Guiana e tem mais de 120 mil moradores. Um dos interesses da Venezuela em “roubar” o território do país vizinho se deve ao potencial petrolífero que existe em Essequibo.

Guiana diz que Maduro deslocou tropas para a fronteira


O governo da Guiana pediu, na última segunda-feira, 30, a intervenção imediata da CIJ. O primeiro-ministro, Mark Anthony Phillips, mostrou evidências de que Maduro está concentrando tropas e construindo um aeroporto militar na fronteira entre os países.

Phillips conseguiu o apoio do governo de Joe Biden, dos EUA, sobre o possível conflito. Ele também conversou com o embaixador brasileiro, Benoni Belli, que pareceu oferecer uma mediação.

“O governo brasileiro tem defendido sempre a solução pacífica da controvérsia territorial entre Venezuela e Guiana”, disse o embaixador brasileiro. “No contexto dos mecanismos previstos no artigo quarto do Acordo de Genebra.”

Entenda a história


A disputa é antiga e remonta à independência venezuelana da Espanha, em 1810. Caracas argumenta que a área é parte do seu território porque, durante o período colonial, integrou a capitania geral da Venezuela.

Depois do domínio espanhol, os holandeses administraram a região a partir de 1648, e o Reino Unido a partir de 1814.

Em 1899, uma sentença arbitral em um tribunal de Paris conferiu a soberania sobre a região ao Império Britânico.

A Venezuela entrou com um processo nas Nações Unidas em 1962 para contestar a decisão de 1899. Em 1966, ano em que a Guiana obteve sua independência do Reino Unido, foi assinado o Acordo de Genebra, que determinou o controle da área pelos guianenses, mas admitiu a contestação da Venezuela. A disputa deveria ser resolvida em quatro anos, mas isso não aconteceu.

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil