TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

"A Sabedoria de um Fundador: 'Carta aos Moços' de Adison do Amaral"

Uma joia literária que marca gerações: O legado inestimável de Adison do Amaral à Ação Paramaçônica Juvenil (APJ) e sua mensagem eterna para...

Uma joia literária que marca gerações: O legado inestimável de Adison do Amaral à Ação Paramaçônica Juvenil (APJ) e sua mensagem eterna para a juventude apejotista.


Adison do Amaral, membro renomado do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal e fundador da Ação Paramaçônica Juvenil, dedica à juventude uma obra atemporal: "Carta aos Moços". Em sua mensagem, Amaral tece sábias palavras sobre a importância da moral, do serviço e da responsabilidade, enfatizando o valor da APJ na formação da juventude e chamando atenção para o legado que cada jovem pode e deve deixar ao mundo.

Por Adison do Amaral
Fundador da Ação Paramaçônica Juvenil - GOB


*"Todo dom perfeito vem do Alto"*. Inspirado por essa mensagem, o Ilustríssimo Irmão Adison do Amaral, fundador e dedicado servo da Ação Paramaçônica Juvenil (APJ), presenteou a juventude apejotista com uma obra-prima literária, a *“Carta aos Moços”*. Uma reflexão profunda, que ainda ressoa através das gerações e que se mantém mais relevante do que nunca.

A Ação Paramaçônica Juvenil (APJ), instituição que Adison dedicou mais de quatro décadas de sua vida, tem desempenhado um papel central na formação da juventude, oferecendo orientação e fomentando valores morais e éticos.

Em seu papel como membro do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal e Juiz de Paz titular do Guará I e II, em Brasília-DF, Adison do Amaral já deixou sua marca indelével. Mas foi através de sua conexão com a APJ que sua luz brilhou mais intensamente.

A "Carta aos Moços", uma joia literária extraída de seu opúsculo "Quando Fala o Coração", serve como um guia atemporal para os jovens, encorajando-os a serem justos, prudentes, gentis e acima de tudo, a serem verdadeiros a si mesmos e à sua pátria. Adison instiga a juventude a elevar-se acima dos desafios, a serem o farol de esperança em tempos sombrios, e a reconhecer que cada ação tem consequências duradouras.

Tocando em questões que vão desde o respeito às mulheres até a necessidade de valorizar os verdadeiros amigos, a carta é um tesouro de sabedoria e orientação.

A mensagem do Ilustríssimo Irmão Adison do Amaral ressoa particularmente hoje, em um mundo onde, como ele sabiamente observa, “o homem está adiantado mil anos em ciência e atrasado mil anos em moral.”

No cerne da missiva, está o entendimento de que a verdadeira grandeza não reside em louvores efêmeros, mas na força moral e no caráter que cada indivíduo constrói ao longo da vida.

Para concluir, citamos a carta na íntegra, em sua forma original, sem alterações, para que todos possam se beneficiar de sua sabedoria:

---

 PARÁFRASES, CITAÇÕES E PENSAMENTOS APEJOTISTAS.

 

CARTA  AOS MOÇOS.

                                                                             Adison do Amaral*

 

      “Toda dádiva sublime e todo dom perfeito veem do Alto,

        descendendo do Pai das luzes.” Tiago.

        A APJ é um dádiva sublime e um dom perfeito.

                                                                                                                                                                                                                                                

   DILETÍSSIMAS E DILETÍSSIMOS,

         Saudações Apejotistas!

           

        SÊ LUMEN PROBITATIS, PERFECTOR E HIEROFANTE!                           

 

            Recomendo-te ainda: ama a Deus, a  teus pais e a teus irmãos, zela  constantemente pelos teus companheiros Apejotis –

tas. Eles te fortalecerão se indesejáveis acontecimentos na tua existência houver no futuro!

           Acautela-te. “É sabido que o homem está adiantado mil anos em ciência e atrasado mil anos em, moral.”

          

TAMBÉM LÚCIDO E  SABIAMENTE:

 

busca um lugar entre os melhores da tua geração. Quando tuas mãos ofereceres ao bem, criando riquezas - música, pintura, poesia -, e com elas, ou com tua pena, ou com teu olhar, ou com teus gestos – enxugares a lágrima do deserdado ou de um amigo querido, e converteres o rito do pranto numa radiosa esperança – meu  coração se exultará no teu coração.

Sê bom filho, bom estudante. bom operário, respeitador das leis, ordeiro, alegre mas responsável, e cuidadoso, e fiel às tradições que hás de herdar dos teus pais e dos teus mestres, e assim as transmitirás a teus descendentes.

 

AMA O TEU PAÍS,

 

Melhor nenhum outro haverá.

Se estás reservado à direção dos teus irmãos - sê o que serve, o que alenta, o que ampara, o que dirige com segurança e certeza, e sabedoria.

Sê justo e verdadeiro no trato das altas funções cívicas; não odioso nem aproveitador.

Assim se fores chamado a servir a todos os cidadãos nos postos mais simples ou nos mais elevados da vida pública, embeleza-te na humildade que santifica e no amor que todos os males redime e é a glória dos sábios e a força dos invencíveis.

Persevera no bem, com firmeza e determinação.

Só levantarás tuas mãos - prometa-me -, para construir, para proteger, para abençoar.

 

TUDO PASSA.

 

Não te embebedes com os  louvores até merecidos. . .

Se alguém se projetar como líder ou intelectual na APJ, estimula-o a crescer mais ainda. Não fiques com inveja do teu companheiro juvenil que está a se elevar pelo talento e pelo esforço. Presta-lhe homenagem. Pois, é melhor prestar honra a um amigo do que a um inimigo – não achas, dileto (a) Apejotista?

Se o afastar com tua crítica, estás moralmente responsável pelo bem que ele deixar de fazer e pelo mal que fizer. É um peso muito grande para os teus ombros. Segura teus impulsos menos nobres, se os tiver.    

“SÓ O AMOR CONSTRÓI PARA A ETERNIDADE.”

 

Nada se edifica sob o império do ressentimento, do ódio, da inveja e do ciúme.

Quem deseja resolver um problema por alguns minutos geralmente usa a força, a violência. Mas tu -  Apejotista-  que te empenhas por resolvê-lo para sempre - usa a força da bondade e do amor.

Aproxima-te e imita os bons; longe da companhia dos maus. Aqueles querem elevar-te e estes, perder-te.

Não sejas gaiato, nem um engraçadinho vulgar.

 

SÊ IDEALISTA.

 

Coisa bonita é ter um ideal. Quem não o tem não vive, vegeta. Acorda sem rumo, sem destino; é como a pedra que rola morro abaixo à toa, sem qualquer sentido.

Procura ser pessoa digna, honrada, de bons modos e cumpridora de teus deveres; de tal sorte que por onde passares, todos digam: “gostaria que minha filha  ou meu filha quando crescesse, fosse como ele ou ela”.

 

SÊ AMÁVEL, CONSCIENCIOSO E PRUDENTE,


Sê também gentil,Dá o teu lugar a uma senhora ou a um idoso. E se mais não fizeres ou se fizeres apenas isto, ao deitar poderá dizer: hoje fiz algo de bom; meu dia não passou em brancas nuvens. Posso dormir em paz. E quanto mais poderias ter feito na rua, em casa, na escola ou no trabalho?

Ajuda a teus professores a te ensinar.  Até a colocação de uma vírgula,

que parece tão simples,  te será útilíssima no futuro.

Não digas jamais à prática do Bem, do Bom

e do Belo : não posso!

Não discutas com estranhos. Podes estar à frente de um foragido da justiça, de um criminoso torpe.

 

        “NÃO SEJAS UMA ORQUÍDEA DE SALÃO, BELA MAS INÚTIL.”

 

Sê bondoso.

Considera que nem todos têm o mesmo dom. Uns manejam a enxada, outros a pena; um tem disposição melhor para socorrer o necessitado, outro é bom em filosofia ou arte; um sabe escrever bem, outro sabe falar em público. Estimule a todos. Que todos cultivem seus dons, mas aprendam a servir. Tudo é trabalho na vida. Procura o que fazer. . .

Se julgares que não pode servir porque dizem que apenas queres aparecer - e se não puder fazê-lo às escondidas ou se outro, a teu critério, melhor não aparecer -, faça-o mesmo à luz de holofotes, aos sons de clarins e de fanfarras. Pois, é melhor que faças o bem por interesse do que o mal.

           Não pares para contar acusações ou louvores.

 

OS HOMENS SÃO INCONSTANTES,

 

            não te esqueças disso;  hoje podem estender tapetes a teus pés e amanhã semear espinhos na tua estrada. Perdoa-os e esqueça quanto possível te  for; mas, convenhamos, há erros irreparáveis que nunca devem ser cometidos, pois não se apagam da consciência, tão maléficos que, às vezes, conduzem ao suicídio. 

Não te preocupes com as palmas. Na verdade, as mereces. Porque outros há, até melhores do que tu, mas não tiveram a tua coragem, o teu desvelo e teu espírito de serviço.

Eu sou como tu és. Prefiro palmas a pedradas; elogios à maldição. Mas não te detenhas nem com os apodos, nem com as  bênçãos.

Importa a tua intenção, o teu desvelo, a tua diligência.

 

SÊ SÓBRIO E PRUDENTE,

 

           não tomes bebidas fortes. Muitos iniciaram nos salões entre pessoas de vestes elegantes e fino trato, tapetes e luzes, e acabaram sozinhos na sarjeta imunda, escura e fria. Não fumes porque isso emporcalha tuas mãos, teu hálito e mina tua saúde. Não exijas dos outros o que tu mesmo não tenhas para dar. Sê paciente. Há grande sabedoria em ouvir. Fale quando necessário. Não te omitas para depois criticar; isso é coisa feia. Não ponhas uma pessoa contra outra. Foste separado para o bem, não para o mal. Se alguém disser que podes fazer o que quiser, desconfia. Ninguém pode. A vida é um suceder de experiências; quem viveu mais, em regra, pode orientar melhor. Sê inteligente; una tua força juvenil à sabedoria de um bom cidadão.


            Contenha-te

 

      RESPEITA A DILETA SENHORINHA APEJOTISTA

 

que a teu lado caminha nas estradas deste mundo, às vezes, muito nevoentas, ásperas e poeirentas  : ELA É TUA IRMÃ; e assim também todas as demais mulheres deste orbe terrestre.

 

           CUIDADO COM OS MALEDICENTES.

 

            Acautela-te dos acusadores dos teus diletíssimos(as) Apejotistas ausentes. Eles farão o mesmo contigo. Mas não sejas cego para tudo achar bom, pois quem assim procede iguala o bem ao mal. Se tiveres um amigo em quem confiar, guarda-o na melhor parte do teu coração, como um tesouro de subido valor, como uma joia preciosa e rara.

 

                     SE ALGUÉM CONFIAR EM TI,  

 

             Sê Lumem Probitatis, Pefector e Hierofante, isto é,  fiel aos princípios e fins da Ação Paramqçônica Juvenil por toda vida. Assim ajudarás a quem estiver em evidência, pois ela ou ele é quem mais precisa de ti, de compreensão e estímulo; quanto mais alto estiver mais estará só e desprotegida (o). Pois, acima das pessoas ela ou ele, para muitos, se convertem apenas em um alvo. Lembra-te a gratidão é a planta mais difícil de nascer, florescer e prosperar no coração humano. Se fizeres tudo isso, prometo-te eu, não te perderás nesta vida, cósmica será tua consciência, porque converter-te-ás  em  cidadã e cidadão de um reino que não terá fim.

           

            TUDO PELA APJ!  TUDO PELA   PÁTRIA!

                                            

                               (Do opúsculo do autor  QUANDO FALA  O CORAÇÃO,  escrito para a Confraternização Apejotista  de  Anápolis,  GO, 1989.)**  

________________________________________________

1.       Adison do Amaral  é membro do Instituto  Histórico e Geográfico do Distrito Federal, Juiz de Paz titular do Guará I e II, Brasília-DF e fundador da Ação Paramaçônica Juvenil do Grande Oriente do Brasil. No final desta obra há o Curriculum-vitae resumido do autor..

 **POST SCRIPITUM –  Não deixes as coisas se passarem  de qualquer jeito, pois, assim tudo se passaria a atua volta à  revelia, é como se inconscientemente adotasse o laissez faire, laissez aller, laissez passer, le monde va de lui-même”¹.

         Por oportuno, é sabido que  “o homem está adiantado mil anos  em  ciência s e  atrasado  mil  anos  em  moral.”   Logo, não

contes tu em tudo com  os homens, eles não têm estrelas na testa; muitos são  falsos, cruéis e perjuros.  Vês  todo dia  isso  na  mídia, no mundo todo. .”   E acautela- te; a quem  contares o teu segredo, pode dele te  tornares escravo.

_________________________

1-      Deixai fazer, deixai ir, deixai passar , o mundo vai por si mesmo. Na APJ isso não é liberalismo, é idiotice.

  ---


Num mundo em constante mudança, as palavras sábias do Ilustríssimo Irmão Adison do Amaral permanecem como um farol, guiando a juventude apejotista para um futuro promissor. A "Carta aos Moços" é mais do que apenas palavras, é um legado, um guia e um lembrete constante do poder da bondade, da honra e da integridade.

Edição: Redação Tribuna do Brasil
Sob supervisão do Diretor-Executivo Jornalista Anderson Miranda

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil