TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Quer saber como participar das Eleições CONSEG 2023?

Saiba como participar das eleições dos Conselhos Comunitários de Segurança Voluntários devem se atentar ao prazo para cadastro no sistema el...

Saiba como participar das eleições dos Conselhos Comunitários de Segurança

Voluntários devem se atentar ao prazo para cadastro no sistema eleitoral, que termina dia 6 de setembro


Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

A segurança pública é direito e responsabilidade de todos. Uma forma para o exercício da cidadania é por meio do Conselho Comunitário de Segurança. Os Consegs são canais de participação popular de caráter consultivo e deliberativo, sem fins lucrativos e de cooperação voluntária, e atuam como espaços para discussão e análise de problemas que impactam essa área, inclusive auxiliando os órgãos de segurança pública do Distrito Federal, encaminhando as demandas de cada área às autoridades governamentais.

Desde o final do mês passado, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) abriu o prazo para cadastro dos eleitores que poderão votar nas chapas candidatas aos conselhos. O registro é simples e rápido e está disponível até o dia 6 de setembro pelo link disponibilizado pela secretaria. Ao efetuarem o cadastro, eles deverão anexar o título de eleitor, um documento oficial com foto e o comprovante de residência. O eleitor deve possuir domicílio eleitoral no Distrito Federal correspondente à área de abrangência do Conseg para o qual que se pretenda votar. O voto é facultativo, sigiloso e voluntário, mas o cadastro prévio no sistema do processo eleitoral é obrigatório.

Para se autenticar no sistema de cadastro para votação dos Consegs basta ter uma conta de usuário no serviço GovBr, do governo federal, mecanismo amplamente utilizado em todo o país, que já conecta mais de 100 milhões de usuários. Trata-se de sistema gratuito que o cidadão utiliza para se conectar em aplicativos como o Carteira Digital de Trânsito, o portal Meu INSS, os serviços da Receita Federal e do SUS, entre outros.

A campanha eleitoral ocorrerá entre os dias 14 de setembro e 28 de outubro. A votação, por sua vez, se dará no dia 29 de outubro. Para votar, o eleitor deverá ter um cadastro válido no sistema da SSP-DF e comparecer presencialmente na região administrativa no dia de votação. Os votos serão registrados em urnas eletrônicas, disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), por meio de parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF). Os locais de votação serão informados no dia 10 de outubro.

Arte: SSP-DF

Serviço

Prazo para cadastro eletrônico: até 6 de setembro
Dia das eleições: 29 de outubro, das 9h às 17h
Local de votação: na região administrativa do eleitor por meio de urna eletrônica
Informações adicionais: site SSP-DF

*Com informações da SSP-DF

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil